TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Identificação .................................................................................. 1

Conceitos e Papéis do Gestor ........................................................ 2

Terceirização ................................................................................. 4

Tecnologia de Gestão .................................................................... 5

Ações e Responsabilidade Socioambiental .................................... 7

Considerações Finais ..................................................................... 11

Referências Bibliográficas ............................................................. 13

1) Identificação

A empresa escolhida para o desenvolvimento do trabalho está no mercado há 58 anos no ramo de Petróleo e Gás.

Controlada e ainda administrada pelo fundador da empresa, hoje com 89 anos, a Copagaz é destaque desde 2003 entre “As melhores empresas na gestão de pessoas” pela revista Carreira e em 2013 ficou em 4º lugar dentre as empresas com até 2.000 funcionários.

Hoje presente em mais de 10 estados com 14 filiais de envase de gás GLP e revendedores em todo o país, o grupo conta ainda com uma fábrica de vasilhame P13 (botijão utilizado na maioria das residências brasileiras) e uma requalificadora de vasilhames, ambas localizadas na cidade de Monte Mor, interior do estado de São Paulo.

A Copagaz atualmente contabiliza 1.445 funcionários e tem seu faturamento anual estimado entre R$ 1 bilhão e R$ 2,5 bilhões.

A razão pela escolha da empresa se deve a um legado de valores familiares e aos projetos consideráveis que conta com uma fundação criada com o objetivo de gerar e apoiar programas sociais nas áreas de educação, ação comunitária e defesa do meio ambiente.

Sua visão:

Ser reconhecida como uma empresa preocupada com as necessidades de seus clientes e a excelência de atendimento, como referência em eficiência administrativa, conduta ética e responsabilidade social, como investimento compensador e como o melhor local para seus empregados se desenvolverem profissionalmente.

Sua missão:

Engarrafar e distribuir GLP, para atender às necessidades de energia de um número crescente de pessoas e empresas, com qualidade e a preço justo. Respeitar o meio ambiente, ser leal com seus parceiros, gerar satisfação para os empregados, defender a rentabilidade e o cresci¬mento esperado pelos acionistas e apoiar sua rede de distribuição de tal forma que, aos usuários finais de GLP seja garantido o fornecimento com conforto, praticidade, segurança e rapidez.

Seus valores:

• Satisfação e segurança do consumidor.

• Ética e respeito na relação com concorrentes e parceiros.

• Valorização dos empregados: reconhecimento, oportunidades e desenvolvimento profissional.

• Cumprimento da legislação vigente.

• Responsabilidade social e ambiental; respeito às comunidades circunvizinhas, desenvolvimento de projetos socioculturais, respeito ao meio ambiente.

Identificaremos e levantaremos informações da empresa através da integrante Danielle Sene Simões, que ocupa o cargo de Assistente de Compras/Custos há pouco mais de 3 anos na fábrica de vasilhames do grupo, conhecida pelo nome fantasia IBRAVA (Indústria Brasileira de Vasilhames). Esta que possui atualmente 90 funcionários.

2) Conceitos e Papéis do Gestor

Por estarmos inserido em um ambiente cada vez mais competitivo, a mudança organizacional se faz frequente e depende de fatores externos e internos à organização.

Estas mudanças demandam reestruturação nos componentes organizacionais cujos são formados por: trabalho, pessoal, arranjos/estrutura e cultura.

As organizações, em sua maioria, são muito conservadoras, pela sua própria natureza. A tentação de ficar repetindo o que está dando certo é muito grande. É quase natural para muitas lideranças repetir este comportamento e, pior, exigir isso das suas equipes.

O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra.

A quebra de paradigmas é necessária para uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.

As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, ter alta performance de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva.

Uma empresa deve se preparar para mudanças sempre que necessário.

Estas mudanças incluem: aumento na qualidade ou serviços oferecidos, redução de custos, incrementos para inovação, desenvolvimento de pessoal, entre outras.

Para isso, deve-se buscar o suporte contínuo da alta administração (pois esta possui total autonomia para tomada de decisões e principais políticas e diretrizes para o funcionamento da administração); consciência organizacional a partir de um propósito de mudanças, sabendo que as mudanças organizacionais requerem movimentação, medos, ansiedade e outros; e preparação, pois é necessário não gerar expectativas desnecessárias, ou seja, insolúveis e irreais.

É necessário delimitar a projeção da mudança, sabendo que os programas devem constituir fronteiras e considerar que os processos não devem ser radicais.

Um exemplo disso são mudanças organizacionais que requerem demissões ou que requerem reengenharia, pois depende de uma revisão de valores, padrões e comportamentos.

Os gerentes devem trabalhar com afinco para que a equipe participe e contribua de forma efetiva a estas mudanças, colocando em prática sua eficiência no conceito em gestão.

Cabe à gestão a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com