TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Dissertações: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

Mudança Organizacional

Entende- se que a mudança organizacional está presente em todas as partes: na tecnologia, na ciência, no ambiente de trabalho etc. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudassem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão. E é nesse ambiente que o estresse costuma aparecer entre os executivos que têm uma vida repleta de desafios e nem sempre podem responder adequadamente a estímulos. A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações.

As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada individuo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe as empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível.

Paradigmas e Quebras de Paradigmas

O paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente, ou seja, algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

Portanto diante de tantas mudanças, novas formas e modelos de administrar são necessários que o gestor organizacional inove as teorias, adaptando novos paradigmas ou realizando a quebra de paradigmas. Esses Paradigmas são modelos, padrão. Define-se tecnologia de gestão como, propostas de meio de gestão que procuram auxiliar os gestores na busca pela melhoria do desempenho organizacional, de forma que sugere a utilização sistêmica de métodos, ferramentas que podem contribuir com maximização daquilo que as empresas são capazes de fazer. Então uma empresa moderna tem que estar sempre atenta para as mudanças que o mundo globalizado pode oferecer em favor do seu futuro.

Como uma Empresa deve se preparar para mudar sempre que necessário

Toda organização deve ter sua evolução amparada por uma estratégia. Por isso, pessoas, processos e tecnologia são pilares fundamentais no desenvolvimento de qualquer empresa, já que traçam o caminho da evolução.

As pessoas precisam estar aptas a executar seu trabalho de acordo com os processos estabelecidos. Quando capacitados e capazes de tomar as decisões certas para atender a estratégia, os funcionários garantem que o ciclo ganhe movimento e que possa ser reavaliado e melhorado sempre que necessário;

Com a análise dos processos, é possível determinar o que pode atrapalhar ou auxiliar a estratégia da empresa e, principalmente, qual caminho facilita a troca de informações entre os setores;

E a tecnologia, quando está adequada com o momento da organização, funciona como um facilitador inteligente que tem, como prioridade, acelerar e aumentar a segurança e precisão dos processos, que gerarão as informações necessárias para amparar a estratégia.

Conceitos de Gestão

Um bom gestor é o precursor de resultados eficientes dentro de uma organização empresarial. A gestão, como tal, envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para resolver um assunto ou concretizar um projeto. Por gestão entende-se também a direção ou administração de uma empresa ou de um negócio.

Por outras palavras, cabe à gestão a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informação relevante e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.

Mudanças de cenários exigem constantes adaptações nos ambientes organizacionais e os gestores se veem constantemente diante da necessidade de promover mudanças de estratégias radicais e, para que sua gestão seja eficaz, mesmo diante destas mudanças constantes, é necessário que sua capacidade de liderança seja um de seus principais atributos na administração e gestão de sua equipe de colaboradores. Uma das principais dificuldades das organizações é quando dota um gestor de poder para comandar uma equipe, pois ela o está investindo de autoridade.Cabendo ressaltar, no entanto, que muitas vezes o gestor, em virtude de seu papel na organização tem autoridade e poder, mas não tem liderança ou opta por um estilo de liderança inadequado ou ainda, que esta liderança pode estar sendo exercida por um líder informal.

• Planejamento - É o ato de formular objetivos e os meios para alcançá-los, bem como definir planos e programar atividades.

• Organização - É o ato de dividir o trabalho, agrupando-o em órgãos e cargos, definir autoridade e responsabilidade, alocar recursos.

• Direção - É a situação de designar pessoas, dirigir seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com