TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Ensaios: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  7.207 Palavras (29 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Campus Belém

Curso de Ciências Contabeis

Patricia Mara Rocha - RA 6580278946

ATPS DE TEORIA DE TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Profª Tutora Presencial Adriana de Novais

JUNHO – 2014

SÃO PAULO/SP

Sumário

1. NOME DA EMPRESA 3

1.2 Mudanças nas Organizações e a Importância do Gestor Organizacional 3

1.3 Conceitos Organizacionais 6

1.5 Papéis do Gestor Organizacional 8

1.6 Entrevista do Gestor 10

2. GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL 10

2.1 Qualidade 10

2.2 Terceirização 12

2.3 Áreas para Terceirização 13

2.4 Outras Tecnologias 13

2.5 Tecnologia Escolhida 16

3. FERRAMENTAS DE GESTÃO 17

REFERÊNCIAS 27

1. Conny Comercio de Material Eletrico e Metais Eireli

Teoria das Organizações é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Por seu tamanho e pela complexidade de suas operações, as organizações, ao atingirem um certo porte, precisam ser administradas e sua administração requer todo o aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de incumbências diferentes. A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer. A teoria geral da administração – TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não importa onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não lucrativas. A TGA trata do estudo da Administração das organizações.

Conny Comercio de Material Eletrico e Metais Eireli , localizada em Curitiba – Parana, atua na área de condutores elétricos de cobre e alumínio, tendo os seus produtos fabricados por uma empresa especialista nesse tipo de produto, sendo, hoje uma empresa de pequeno porte, com cerca de 50 funcionarios, tendo como objetivo, abrir uma filial em São Paulo e até o final de 2014 chegar a um faturamento de R$ 5.000.000,00/mês. A escolha desta empresa se deu ao fato de ser uma empresa nova, estar crescendo financeiramente e estruturalmente e onde a concorrência e muito grande nesta área. O contato na empresa é Patricia Rocha, coordenadora fiscal.

1.2 Mudanças nas Organizações e a Importância do Gestor Organizacional

Em nossa trajetória profissional é preciso parar de vez em quando e refletir sobre os caminhos que estamos trilhando. Às vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação pessoal e profissional. Para que possamos continuar nossa carreira rumo ao sucesso, devemos nos desprender de costumes, paradigmas e velhos hábitos que limitam nossa vida e nosso trabalho.

Assim, livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz”.

Operar um processo de mudança organizacional e profissional exige a superação de quatro desafios principais:

• Conhecer todo o processo.

• Obter os recursos necessários para operar este processo.

• Superar as resistências internas.

• Vencer a barreira motivacional.

Desafio 1 - Conhecendo o processo

 Definição de objetivos – nesta etapa é necessário determinar os objetivos principais e as metas intermediárias a serem alcançadas, juntamente com um cronograma de tarefas para a execução de cada etapa.

 Difusão de informações – difunda as informações relativas ao processo de mudança entre todas as pessoas, sócios, funcionários e colaboradores que deverão estar a par do processo.

 Conscientização de todos da importância da mudança – é fundamental que todos estejam conscientes de seu papel no processo de mudança para o futuro da empresa e que fique clara a importância de sua participação.

Desafio 2 – Obtendo recursos

 Mudança exige novos recursos - em geral todo processo exige recursos, sejam financeiros, de equipamentos e até disponibilidade de tempo dos colaboradores e sócios.

 Realocação de recursos antigos - caso seja necessário, se os recursos forem limitados, faça a realocação, tirando de onde for possível para onde for necessário. Mudar equipamentos, como por exemplo, transferir um computador de um setor para outro, veículos, funcionários e hábitos, é a única solução em face de recursos escassos.

 Negociação na estrutura organizacional – pode ser necessário redefinir funções entre colaboradores, sócios e funcionários.

 Novas regras – em geral mudanças exigem novas regras e novos acordos. Estas regras precisam ser explicitadas para que sejam seguidas e evitem conflitos futuros.

Desafio 3 – Superando resistências

 Esclareça dúvidas – em todo processo de mudanças surgem muitas dúvidas que geram resistências às transformações. É preciso identificar estes pontos de incertezas e esclarecê-los, para superar estas resistências.

 Tranqüilize temores – outra fonte de resistência são os temores, normalmente em relação ao futuro e ao que resultará do processo de mudança. Alguns colaboradores podem pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com