TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Do Transporte

Trabalho Universitário: Tecnologia Do Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

O papel dos sistemas de transporte no desenvolvimento da humanidade é de extrema importância. Ele é uma parte indispensável da infraestrutura de qualquer região, e o grau de desenvolvimento de uma sociedade está ligado diretamente ao grau de sofisticação do seu sistema de transporte. Toda sociedade requer mobilidade para o seu funcionamento – pessoas se locomovem dos locais de moradia para os locais de trabalho, insumos e bens acabados são levados até seus consumidores, etc. De um ponto de vista amplo, as opções de trabalho, lazer e consumo e o acesso à saúde, educação, cultura e informação de uma sociedade dependem da qualidade do sistema de transportes à sua disposição.

O desenvolvimento de uma região está interligado com o grau de sofisticação do sistema de transportes que a serve. O crescimento da agropecuária, da indústria e dos serviços depende diretamente da amplitude dos mercados consumidores e da disponibilidade de insumos. Um bom sistema de transportes garante o fornecimento de matérias – primas e aumenta o mercado consumidor servido por elas, além de providenciar a ligação entre a residência dos trabalhadores e seu local de trabalho.

O ITE (Institute of Transportation Engineers, entidade sediada em Washington, D.C.) define Engenharia de Transportes como sendo a aplicação de princípios tecnológicos e científicos ao planejamento, projeto funcional operação, administração e gerenciamento de instalações para qualquer modo de transporte de forma que permita a movimentação de pessoas e bens de modo seguro, rápido, confortável, conveniente, e econômico com um mínimo de interferência com o meio ambiente natural. A Engenharia de Tráfego, muitas vezes confundida com a Engenharia de Transportes, é descrita como sendo o ramo da Engenharia de Transportes que lida com o planejamento e projeto geométrico de redes viárias, terminais e áreas adjacentes, com o controle de tráfego de veículos nestes locais e com o seu relacionamento com outras modalidades de transporte [ITE, 1991, pág. A-30].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com