TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E Ferramentas De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia E Ferramentas De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  4.446 Palavras (18 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 18

TEORIA DA CONTABILIDADE

TUTOR:

Professor WILLIAN FERREIRA DOS SANTOS

Porto Alegre / RS

Nov / 201

Sumário

INTRODUÇÃO 1

1. HISTORIA DA CONTABILIDADE 2

2. MODELOS CONTABEIS 3

3. O OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4

4. OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE 4

4.1. Usuários Internos 4

4.2. Usuários Externos 5

5. CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 5

6. QUADRO COMPARATIVO 7

7. ATIVOS 8

7.1. Ativo circulante e ativo não circulante 8

7.2. Ativos intangíveis 9

8. FORMAS DE AVALIAÇÃO DO ATIVO 9

9. PASSIVO 10

9.1. Patrimônio Liquido 10

9.2. Patrimônio Liquido Negativo 11

10. RESERVAS DE CAPITAL 11

10.1. Reservas de Lucros 11

11. RECEITAS 12

12. DESPESAS 12

13. GANHOS E PERDAS 12

14. CONCLUSÃO 13

15. Bibliografia 13

INTRODUÇÃO

Contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização, e advém da necessidade humana de registrar e proteger suas posses e controlá-las, organizando assim a sociedade humana economicamente. Com ela evoluíram várias outras áreas do conhecimento e seus instrumentos, como a matemática, que está intrinsecamente ligada à Contabilidade. Esta só conheceu os números abstratos devido à necessidade contábil, e vem evoluindo juntamente com a mesma.

Sendo assim, se faz necessária uma pesquisa acadêmica, que consiga abordar a origem da contabilidade e sua evolução, para assim traçar a importância dos registros contábeis para estruturação da economia.

1. HISTORIA DA CONTABILIDADE

A necessidade de registros do comércio deu origem à Contabilidade. À medida que os homens começavam a acumular maior quantidade de valores, preocupavam-se em saber quanto tinham e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses.

Com as primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, para que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

A contabilidade tem sido descrita em fases, geralmente associadas a acontecimentos de determinada época.

Podemos resumir a evolução da ciência contábil pela fase da Contabilidade do Mundo Antigo, que compreende desde os primórdios da história até aproximadamente 1200 d.C..

A Contabilidade surgiu por causa da necessidade de avaliar e controlar a riqueza do homem numa época em que ainda não existiam números, escrita ou moeda.

A Contabilidade já existia há cerca de 20.000 anos, porém de forma primitiva. Naquela época, as contas primitivas identificavam os objetos por meio de figuras e as quantidades destes por meio de riscos ou sulcos.

Entre 8.000 a.C. e 3.000 a.C. houve uma evolução do sistema contábil de registros, quando passou-se a fazer os registros utilizando-se fichas e envelopes de barro para controle de estoque, dívidas e direitos. Naquele período também se passou a utilizar tabelas com pictógrafos e escrita cuneiforme. Esta fase espelha a necessidade do homem em contar seu patrimônio, registrar suas operações e fazer previsões.

A fase do Mundo Medieval compreendeu entre 1202 e 1494, período em que foram introduzidas importantes técnicas matemáticas sobre pesos, medidas e câmbio. Passou-se a dominar melhor os conhecimentos comerciais e financeiros. Surgiram as operações comerciais, dando origem ao livro-caixa, que registrava recebimentos e pagamentos em dinheiro. Nessa época, passou-se a utilizar o débito e o crédito, chamado de Método das Partidas Dobradas.

Esta fase representou a passagem de uma forma de registros contábeis rudimentar para um processo apoiado pelo sistema numérico arábico e, posteriormente, pelo Método das Partidas Dobradas.

A fase moderna ocorreu entre os anos de 1494 e 1840, com a aparição e disseminação do Método das Partidas Dobradas, por meio da obra do Frei Luca Pacioli, que expôs a terminologia adotada para o reconhecimento do devedor e do credor, estabelecendo que primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, uma prática em uso nos dias de hoje.

Este período estendeu-se por mais três séculos, até a publicação do livro de Francesco Villa, em 1840, responsável pelo início de uma nova fase na Contabilidade que perdura até hoje, levando a Contabilidade de uma simples coleção de cifras para ser uma fonte de informações gerenciais.

2. MODELOS CONTABEIS

A evolução da Contabilidade como Ciências Contábeis se deram com o crescimento das empresas. Os modelos contábeis adotados mundo afora também têm muito a ver com as situações de país para país. Os modelos mais avançados, com dados mais complexos e, ao mesmo tempo, mais visíveis vêm de países com grandes indústrias - onde muitas vezes os donos não gerenciam sua empresa e precisam acompanhar sua situação - e bolsas de valores bem desenvolvidas, quando é preciso ter-se confiança e transparência nos dados apresentados para os acionistas que confiaram seus investimentos em ações.

Entre os modelos, temos:

• Modelo britânico-americano: a contabilidade é voltada para as necessidades de decisão de investidores e credores;

• Modelo continental: voltada para satisfazer exigências governamentais como cômputo do imposto de renda e demonstrar a concordância com o plano macroeconômico do governo;

• Modelo sul-americano: distingue-se do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com