TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Educacional

Monografias: Tecnologia Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

CONSTRUTIVISTA INDIVIDUAL

A teoria:As pessoas aprendem ao explorar ativamente o mundo que as rodeia, recebendo feedback sobre suas ações e formulando conclusões. A capacidade de construir leva à integração de conceitos e habilidades dentro das estruturas de competências ou de conceitos já existentes no aluno. A aprendizagem pode ser aplicada a novos contextos e expressa em novas formas. As teorias construtivistas estão mais preocupadas com o que acontece entre os inputs (entradas) do mundo exterior e a manifestação de novos comportamentos, isto é, como os conhecimentos e as habilidades são integradas pelo aluno.

Principais teóricos: Piaget

Implicações para a aprendizagem: Construção ativa e integração de conceitos. Oportunidades para reflexão. Problemas pouco estruturados. Domínio da tarefa.

Implicações para o ensino: Ambientes interativos e desafios apropriados. Encorajamento à experimentação e à descoberta de princípios. Adaptação a conceitos e habilidades existentes. Treinamento e modelagem de habilidades metacognitivas.

Implicações para a avaliação: Compreensão conceitual (aplicada a conhecimentos e habilidades). Desempenho estendido. Processos tanto quanto resultados. Certificados variados de excelência. Autoavaliação da autonomia na aprendizagem.

CONSTRUTIVISTA SOCIAL.

A teoria:.A descoberta individual de princípios é intensamente suportada pelo ambiente social. Os colegas de estudo e os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento, ao participarem do diálogo com o aluno, ou desenvolverem uma compreensão compartilhada da tarefa e ao fornecerem feedback das atividades e as representações do aluno. As teorias sócio construtivistas estão preocupadas em como conceitos e habilidades emergentes são suportadas por outros, possibilitando que os alunos cheguem além do que seriam capazes individualmente (aprendizagem na zona de desenvolvimento proximal). A atenção está voltada aos papéis dos alunos em atividades colaborativas, assim como à natureza das tarefas que eles desempenham.

Principais teóricos: Vygotsky

Implicações para a aprendizagem: Desenvolvimento conceitual por meio de atividades colaborativas. Problemas pouco estruturados.Domínio compartilhado da tarefa

Implicações para o ensino:

Ambientes colaborativos e desafios apropriados. Encorajamento a experimentação e descoberta compartilahdas. Foco em conceitos e habilidades existentes treinamento e modelagem de habilidades, inclusive sociais.

Implicações para a avaliação: Compreensão conceitual (aplicada a conhecimentos e habilidades). Desempenho estendido. Processos e participação tanto quanto resultados. Certificados variados de excelência. Avaliação por pares e responsabilidade compartilhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com