TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Casos: USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 16

Quebrando paradigmas no uso dos recursos tecnológicos na Escola

Publico alvo: estudantes, professores e coordenadores da E. E. Otávio Gonçalves Gomes – Rio Negro/MS

Duração: 05/2013 a 12/2013

Objetivo Geral:

Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola, as mídias de interação e divulgação da web 2.0 para produzir e divulgar os conhecimentos produzidos no contexto escolar de ensino aprendizagem.

Objetivos específicos:

• Criar um blog para cada turma, onde os professores postarão fotos, recados, datas e conteúdos de provas e produções.

• Utilizar os recursos da rádio escola para debater sobre conteúdos estudados e os projetos mensais de estudos proposto no PPP (Projeto Político Pedagógico).

• Disponibilizar a programação feita na rádio escola nos blogs de cada turma.

• Divulgar amplamente os blogs para que os alunos acessem, socializem e interajam mesmo fora da escola.

• Estabelecer um sistema de trabalho integrado e colaborativo entre alunos, professores, coordenadores e PROGETEC, para que a metodologia de trabalho na escola seja de produtores de informações para internet e não somente de consumidores.

Justificativa

Hoje as escolas estão muito bem equipadas de aparatos tecnológicos, porém não houve nenhuma mudança de paradigma no processo de ensino e aprendizagem. Os alunos são meros e passiveis receptores de informações trazidas pelos professores ora dos livros didáticos ora de recursos midiáticos disponibilizados na web, como vídeos, jogos educativos, hipertextos, DVDs. Obviamente que esses recursos são importantes, mas quando são propostos como fonte de pesquisa para a produção dos alunos. Raramente isto tem acontecido, pois os professores têm dificuldades de propor a seus alunos sequer a produção de slides no Power Point para um seminário.

Este projeto visa à mudança deste paradigma, onde os professores a partir dos conteúdos estabelecidos na grade curricular para cada turma, proponham aos alunos (utilizando os recursos midiáticos), uma produção, que nem precisam ser algo mirabolante. Os alunos prepararem um seminário de um determinado conteúdo utilizando o Power Point, gravar e editar vídeos com as apresentações da turma no seminário e postarem no blog. Será muito mais significativo para os estudantes, do que os professores prepararem uns slides e dar uma aula expositiva.

Considerando que a nossa escola possui um aparato tecnológico muito bom, pois temos sala de tecnologia para alunos (STE), computadores para professores, rádio escola instalada, câmera digital e filmadora digital. Transformar nossos alunos em produtores para web 2.0 é só uma questão de mudança de paradigma, pois os recursos já estão disponíveis.

Metodologia

1º passo: A professora Gerenciadora da Sala de Tecnologia Helen Caroline Pinhel Pereira, irá criar um blog para cada turma do 1º ao 8º ano e promover uma ampla divulgação destes blogs junto a professores e alunos, falando dos blogs na rádio escola e com cartazes, trazendo os endereços dos blogs, expondo-os na STE e pátio da escola.

Estes blogs são para os professores postarem tudo que julgarem necessário divulgar, orientar ou comunicar a seus alunos e comunidade.

Cada professor elaborará mensalmente um plano de trabalho de acordo com suas disciplinas e conteúdos, proposta esta descrita detalhadamente de como e quando estarão utilizando as tecnologias, para os alunos produzirem e divulgarem seus trabalhos. Estes planos de trabalhos serão entregue a coordenadora que anexará a este projeto. Os professores também irão colocar este plano de trabalho na sua metodologia do planejamento on-line mensal.

A coordenadora pedagógica, a PROGETEC e as coordenadoras de Língua Portuguesa e Matemática trabalharão em conjunto para auxiliar, orientar, dar suporte técnico aos professores na execução de seus projetos.

Avaliação do Projeto

A avaliação do projeto será mensalmente. Onde será discutido o que está dando certo, o que precisa ser melhorado. As conclusões serão registradas em ata.

Plano de Trabalho

Ação Responsável Período

Criar os blogs, endereço de emails e divulgar PROGETEC Profª Helen Caroline Pinhel Pereira e Coordenadora Pedagógica Clemência Mendes de Sá dos Santos De 26/04 a 02/05

Criar mensalmente plano de trabalho utilizando os recursos tecnológicos Professores Mensal, no momento de elaboração do planejamento online.

Divulgação dos trabalhos nos blogs

Professores com ajuda do

PROGETEC. Dentro do mês de elaboração dos trabalhos

Reunião de avaliação do projeto Diretora, coordenadores, PROGETEC e professores. Na semana que antecede o inicio das postagens do planejamento online.

Plano de Trabalho para o Mês do 2º Bimestre

Ano/turma 1º Ano A

Professor Vangela Aparecida Brioschi Rodrigues Rezende

Disciplinas Língua Portuguesa

Habilidades e competência • Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.

• Ler os livros, juntamente com os pais, para que os mesmos discutam, troque ideias e interpretem a historia lida.

Metodologia Apresentar a Mala Viajante e alguns livros de literatura infantil aos alunos, dizendo que a cada dia um aluno irá levar para casa, a mala com um livro e junto uma ficha de leitura para interpretação.

A leitura e a interpretação deverão ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com