TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Rede

Artigos Científicos: Tecnologia Em Rede. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Tecnologia de Redes de Computadores

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,5)

Analise o parágrafo abaixo:

Os irmãos Bill e Steve estavam na sala de TV de sua casa. Bill não estava gostando do canal no qual Steve estava assistindo, sendo assim, pegou o controle remoto, apontou para a televisão e trocou de canal. Como Steve não gostava daquele canal pediu para Bill enviar para o celular dele as músicas que estavam em seu celular, pois ele iria ouví-las. Bill enviou todas as músicas através de uma tecnologia de rede no qual não utilizava a internet nem modem wireless.

Analisando este pequeno parágrafo, podemos saber que há dois momentos em que Bill e Steve utilizam tecnologias WPAN (Wireless Personal Area Network). Sendo assim, cite e descreva em até 8 linhas, cada uma delas.

Resposta:

Bill e Steve utilizaram a tecnologia WPAN em dois momentos diferentes:

- No primeiro momento foi quando Bill pegou o controle remoto do televisor e trocou de canal, fazendo uso das ondas de infravermelho, que comandam alguns aparelhos eletrônicos, como por exemplo, (TVs e DVDs). O infravermelho utiliza a transmissão por luz difusa, operando a 1 Mbps e 2 Mbps, com alcance de até 5 metros e ângulo de 45º a partir da fonte.

- Já no segundo momento foi quando estavam enviando músicas para o celular de Steve, fazendo uso do Bluetooth, que é uma tecnologia de baixo custo utilizada para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos (no caso os celulares de Bill e Steve) a curtas distâncias. Bluetooth foi criado em 1994 através de um consorcio de empresas. Desta maneira já existem padrões estabelecidos pela IEEE, sua principal característica é que 1 (um) nó mestre e mais 7 (sete) escravos em um raio de até 10 (dez) metros. Sendo assim um sinal propagado em todas as direções e também existindo a possibilidade de interconexão entre duas redes Bluetooth.

Questão 2 (2,5)

O padrão 802.11 utiliza técnicas para transmissão de dados, no qual faz a conversão de bits em sinal elétrico na camada física. Analise a figura abaixo e cite qual técnica é utilizada. Após isso, descreva, em até 8 linhas, como esta técnica faz a transmissão dos dados.

Fonte: Elaboração do autor (2012).

Resposta:

A técnica utilizada é a DSSS – Direct Sequence Spread Spectrum (espectro de dispersão de sequencia direta)

Utilizando 11(onze) canais para o uso de 2,4 GHz e com um nível de potencia menor que o FHSS, permitindo assim um bom funcionamento de muitas redes sem que haja interferência entre elas. E o DSSS mescla um sinal de dados que é enviado pelo transmissor através de uma elevada taxa sequencial de Bit-Rate, possibilitando que as unidades receptoras filtrem os sinais que não estejam no mesmo padrão, filtrando também ruídos e interferências em geral. O transmissor gera um código chip que somente os receptores reconhecem o código e decifram os mesmos.

Utilizando os métodos conhecido como sequencia de Barker para espalhar um sinal de rádio através de um canal e sem alterar as frequências.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com