TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Redes

Dissertações: Tecnologia Em Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 12

O OS X é o sistema operacional desenvolvido pela Apple para seus desktops e laptops. Apesar de ter sido inicialmente designado apenas como a "versão 10" do Mac OS, possui uma história relativamente independente dos lançamentos anteriores do Mac OS.

Índice

• 1 Desenvolvimento fora da Apple

• 2 Desenvolvimento interno

• 3 Mudança de direção sob o comando de Jobs

• 4 Lançamentos

• 5 Versões

o 5.1 Mac OS X v10.0 "Cheetah"

o 5.2 Mac OS X v10.1 "Puma"

o 5.3 Mac OS X v10.2 "Jaguar"

o 5.4 Mac OS X v10.3 "Panther"

o 5.5 Mac OS X v10.4 "Tiger"

o 5.6 Mac OS X v10.5 "Leopard"

o 5.7 Mac OS X v10.6 "Snow Leopard"

o 5.8 Mac OS X v10.7 "Lion"

o 5.9 OS X v10.8 "Mountain Lion"

• 6 Referências

• 7 Ligações externas

Desenvolvimento fora da Apple[editar | editar código-fonte]

Após a Apple remover Steve Jobs da gerência em 1985, ele deixou a companhia e tentou — com investimentos de Ross Perot e de seu próprio bolso — criar a próxima "grande inovação": o resultado foi a NeXT. Os equipamentos produzidos pela NeXT eram avançados para sua época, como a primeira estação de trabalho a incluir um DSP e um drive óptico de alta-capacidade, mas ele tinha várias estranhezas e problemas de design, sendo também caro comparado aos concorrentes no setor. A produção do equipamento foi cancelada em 1993. No entanto, o NeXTSTEP, o sistema operacional de orientação a objeto da companhia, teve um legado mais duradouro.

O NeXTSTEP era baseado na núcleo Mach e no BSD, uma implementação do Unix cujas origens são da década de 1970. Talvez seja mais lembrado por possuir um framework de programação baseado na linguagem Objective-C. Este ambiente é conhecido hoje no mundo Mac como Cocoa. Também suportava Enterprise Objects Framework e o WebObjects, entre outras características notáveis.

Abandonando todas suas idéias, exceto o sistema operacional, a NeXT conseguiu manter um negócio vendendo o WebObjects e consultoria de serviços, mas nunca foi um sucesso comercial. O NeXTSTEP evoluiu para o OPENSTEP que separou as camadas de objetos do sistema operacional abaixo, permitindo que rodasse com menos modificações em outras plataformas. O OPENSTEP foi, por algum tempo, adotado pela Sun Microsystems. No entanto, neste ponto, algumas outras companhias — entre as mais notáveis, Apple, IBM, Microsoft, e até mesmo a Sun — estavam dizendo que iriam logo lançar sistemas operacionais parecidos de orientação a objeto e ferramentas de desenvolvimento próprias. (Alguns desses esforços, como Taligent, não foram completados; outros, como Java, foram muito adotados.)

Desenvolvimento interno[editar | editar código-fonte]

Enquanto isso, a Apple estava enfrentando seus próprios problemas comerciais. O Mac OS, já com dez anos, tinha alcançado os limites de sua arquitetura de usuário único e multitarefa, e sua interface de usuário que já tinha sido considerada inovadora estava parecendo cada vez mais "antiquada". Houve um grande esforço em 1994 para desenvolver um substituto, conhecido como Copland, que era visto fora da Apple como um caso sem esperança. Em torno de 1996, o Copland não estava nem perto das condições para lançamento, e o projeto foi eventualmente cancelado. Alguns elementos do Copland foram incorporadas no Mac OS 8, lançado em 1997.

Após considerar a compra do BeOS — um sistema operacional multitarefa e multimídia projetado para equipamento similar ao da Apple — a companhia decidiu adquirir a NeXT e utilizar o OPENSTEP como base de seu novo sistema operacional. Avie Tevanian assumiu o desenvolvimento do SO, e Steve Jobs foi trazido como consultor. Inicialmente, o plano era desenvolver um novo SO baseado quase completamente numa versão atualizada do OPENSTEP, com um emulador — conhecido como "Blue Box" — para rodar aplicativos "clássicos" do Macintosh. O resultado ficou conhecido pelo codinome Rhapsody, programado para lançamento no final de 1998.

A Apple achou que os desenvolvedores começariam a portar seus programas para as bibliotecas mais poderosas do OPENSTEP uma vez que soubessem do seu poder e flexibilidade. Em vez disso, vários grandes desenvolvedores como a Adobe falaram para a Apple que isso jamais ocorreria, e que eles preferiam deixar a plataforma completamente. Essa "rejeição" do plano da Apple se devia, em grande parte, a antigas promessas que não foram cumpridas pela companhia; após acompanhar um "próximo sistema operacional" desaparecer após o outro e a fatia de mercado da Apple diminuir, os desenvolvedores não estavam muito interessados em trabalhar na plataforma, e muito menos em reescrever aplicativos.

Mudança de direção sob o comando de Jobs[editar | editar código-fonte]

As perdas financeiras da Apple continuavam, os diretores perderam a confiança no CEO Gil Amelio e pediram que ele renunciasse. A diretoria convenceu Jobs a assumir o comando interino da companhia. Na verdade, Jobs estava recebendo "carta branca" dos diretores para trazer os lucros de volta para a companhia. Quando Jobs anunciou na Worldwide Developers Conference que o que os desenvolvedores realmente queriam era uma versão moderna do Mac OS, e que era isso que a Apple entregaria, recebeu muitos aplausos. Nos dois anos seguintes, foi feito muito esforço para portar as APIs originais do Macintosh para as bibliotecas Unix, conhecido como Carbon. Os aplicativos do Mac OS poderiam ser portados para o Carbon sem a necessidade de reescrever todo o código, e ainda assim sendo completamente compatíveis com o novo sistema operacional. Enquanto isso, aplicativos escritos utilizando os kits de ferramentas antigos seriam suportados utilizando o ambiente "clássico" do Mac OS 9 ("Classic"). O suporte a C, C++, Objective-C, Java e Python facilitou a situação ainda mais para os desenvolvedores.

Durante esse tempo as camadas inferiores do sistema operacional (o núcleo Mach e as camadas BSD em cima) foram reempacotadas e lançadas sob uma licença de código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com