TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Empresas

Artigos Científicos: Tecnologia Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 8

A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era fundamentalmente operacional (homem/máquina). A abordagem clássica surgiu em decorrência da revolução industrial, e dois fatores foram fundamentais para que isso ocorra se o crescimento acelerado e desorganizado das organizações e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência destas

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

Já na teoria humanista com o aparecimento das ciências sociais surge a tória das relações humanas que tem como prioridade as preocupações com as pessoas e os grupos sociais. Suas origens são as necessidades de humanizar e democratizar a administração, desenvolvendo as chamadas ciências humanas. Para hawthorne a eficiência do trabalhador se da não pela competência física,mas por sua integração com o grupo , os trabalhadores reagem como membros de grupos não sozinhos, o reconhecimento do grupo influencia na motivação do trabalhador e é identificada a existência de grupos informais dentro das organizações. Os enfoques nas relações humanas e comportamentais da Administração surgiram como críticas importantes ao enfoque excessivo dado às tarefas e à estrutura organizacional, proposto pela Teoria Clássica.

A teoria comportamental surgiu nos Estados Unidos sendo um desdobramento da escola das relações humanas, também uma oposição a teoria clássica, segundo essa teoria os indivíduos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas. Ela tem sua ênfase na ciência do comportamento. As principais características da Teoria Comportamental são:

1. A grande ênfase nas pessoas.

2. A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho.

3. O estudo do comportamento humano.

Abraham H. Maslow (1908-1970), as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão às necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização) Segue a baixo as hierarquias das necessidades:

1. Necessidades fisiológicas. Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Nesse nível estão as necessidades de alimentação, de sono e repouso, de abrigo etc. Quando todas as necessidades humanas estão insatisfeitas, a maior motivação será a das necessidades fisiológicas e o comportamento do indivíduo terá a finalidade de encontrar alívio da pressão que essas necessidades produzem sobre o organismo.

2. Necessidades de segurança. Constituem o segundo nível das necessidades humanas. São necessidades de segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo. As necessidades de segurança têm grande importância no comportamento humano, uma vez que todo empregado está sempre em relação de dependência com a empresa, na qual ações administrativas arbitrárias ou decisões incoerentes podem provocar incerteza ou insegurança quanto à sua permanência no emprego.

3. Necessidades sociais. Surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) encontram-se relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais estão a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor. Quando as necessidades sociais não estão suficientemente satisfeitas, o indivíduo torna-se resistente, antagônico e hostil em relação às pessoas que o cercam.

4. Necessidades de estima. São as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito. A satisfação das necessidades de estima conduz a sentimentos de autoconfiança, força, prestígio, poder, capacidade e utilidade.

5. Necessidades de auto-realização. São as necessidades humanas mais elevadas. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial e auto – desenvolvimento contínuo. Essa tendência se expressa por meio do impulso que a pessoa tem para tornarem-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.

A comunicação acontece basicamente toda vez que alguém envia uma mensagem a alguém. As pessoas envolvidas no processo de comunicação denominam-se emissor e receptor. A mensagem é o conjunto de informações transmitidas. O código diz respeito ao conjunto de sinais pelo qual a mensagem é enviada. O canal é o veiculo através do qual a mensagem é enviada: os sons, as imagens, os meios eletrônicos. A comunicação não é um processo isolado, ela se da num contexto e faz parte da nossa cultura, da forma como vemos no mundo. A comunicação verbal é um processo dinâmico, em que ocorre a interdependência do emissor e do receptor. A interpretação, obtida por mecanismos de relação entre a palavra empregada, seu contexto e o modo de articulação discursiva, precisa coincidir na transmissão e na recepção para que o nível básico do significado seja compreendido. Para a comunicação ser eficaz, é preciso primeiro que ela chegue ao seu destino. Mesmo que chegue ao destino é preciso que a mensagem cause algum impacto no destinatário. O mínimo que você espera quando ouve o noticiário ou abre o jornal de manhã é que as noticias tragam alguma informação nova não é mesmo?

A informação precisa não ser apenas uma novidade, mas precisa ter alguma importância. O mercado exige cada vez mais peculiaridades e capacitações do ser humano, sendo a forma como nos comunicamos a ferramenta mais importante no processo de expansão das organizações em todo o mundo. Comunicar é algo simples, é pôr em comum. A dificuldade desse processo é ter eficácia da comunicação. Comunicação eficaz é aquela que transforma e que muda a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda as idéias das pessoas, mas não muda suas atitudes, então a comunicação não atingiu seu resultado. A clareza e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com