TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Metrô

Projeto de pesquisa: Tecnologia Metrô. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Tecnologias Metroviárias

1.1.1 Metrô convencional

Dentre as linhas em operação pelo metro, pode-se dizer que existem diversas frotas cada qual com especificações técnicas próprias, algumas comuns entre as mesmas e outras diferentes. Como exemplo de característica comum podemos citar o aço inox como material da estrutura interna e externa dos trens, uma vez que esse material possui elevada resistência corrosão bem como resistência mecânica apropriada (engenharia, n° 617/2013)

Como caraterística divergente pode-se citar a bitola, distancia formada entre as faces internas entre dois trilhos de uma linha férrea). Para as linhas 1- Azul, 2-Verde, 3-Vermelha temos o trilho com bitola de 1,60 metros, conhecida como bitola larga, já nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás temos a bitola de 1,435 metros também chamada de bitola internacional 2014 e também quando ao tamanho das composições, onde Praticamente todas as frotas são compostas por seis carros, com exceção das frotas K e L, que circulam na linha vermelha, que são constituídas por oito carro de acordo com o relatório de empreendimentos do metro, 2014

Já em relação a alimentação elétrica são dois os modelos existentes. No primeiro temos uma corrente continua que é transmitida através de uma peça de metal chamada de terceiro trilho, sendo esta corrente captada através de uma sapata coletora fixada nas laterais das composições. Encontramos essa sistemática em todas as linhas, com exceção da 5-lilás, que utilizada o segundo modelo, chamado catenária. relatório de empreendimentos do metro, 2014

Nas catenárias, a alimentação bem como distribuição elétrica ocorre de forma aérea, captada através de um cabo que percorre o pantógrafo, artefato esse localizado na exterminada superior da composição, que tem como função principal alimentar todo o sistema com a corrente elétrica. É importante ressaltar que, em ambos os modelos, a energia, além de ser utilizada para movimentação do metrô, tambem é empregada na iluminação, sonorização e bem como a climatização interna dos carros. (site metro de bh)

Em relação ao sistema de frenagem os trens possuem dois sistemas .O primeiro são os chamados freios reostaticos, mecanismo esse que tem como principal função transformar energia cinética liberada a partir da frenagem, em energia elétrica, possiblitanto assim uma frenagem ágil quando exigida. O segundo é a a frenagem de atrito que atua por meio de discos confinados a rodas, não possibilitando assim que o calor entre em contato com a roda, aumentando a eficiencia da frenagem e sendo estes os principais dispositivos utilizados para que essa frenagem seja feita de maneira mais segura e confortavel para os passageiros.(Cabrita,2000)

A corrente elétrica proveniente da alimentação é direcionada da para movimentação do metrô, ela tambem é empregada para que haja iluminação, sonorização adequada, bem como a climatização interna dos carros através do uso do sistema de ar condicionado, com proposito de refrigeração do ar, para um melhor atendimento ao usuário desse meio de transporte. (site deletros)

A operação do metrô vem a ser uma atividade de grande responsabilidade, levando-se em consideração a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com