TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Na Educação

Artigo: Tecnologia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

REFERENCIAL TEÓRICO

Para que a tecnologia tenha sua importância na educação é necessário antes de tudo entendê-la como parte deste processo. As Orientações Curriculares Nacionais (2008) procuram destacar o impacto provocado pela tecnologia da informação e comunicação na configuração onde a sociedade atua, exigindo indivíduos que tenham capacitação para bem usá-la. Então diante disso, para atender tais exigências, deve-se procurar conhecer bem esse universo tecnológico no sentido de acompanhar tais avanços proporcionados por ele, mantendo sempre o cuidado para que estes conhecimentos não se transformem apenas em mais uma técnica para atender as demandas do mercado.

Assim, na escola, este conhecimento deve ser, contudo, transfigurado em um fazer pedagógico baseado no trabalho coletivo, ou seja, aluno e professor interagindo juntos neste processo. Sobre isso, as Orientações Curriculares Nacionais (2008, p. 174) colocam que:

Deve-se observar que a adesão aos recursos tecnológicos, proposta nesta tendência pedagógica, é hoje largamente retomada na educação, particularmente em relação ao acesso à informática e à comunicação em rede (internet). Observação que nos permite chamar atenção no sentido de evitar os reducionismos do passado, desafio das propostas atuais.

Percebe-se que alunos, professores e escola estão à face de uma sociedade da informação. Dentro desta perspectiva Alarcão (2008, p. 13) ressalta que:

Vivemos hoje numa sociedade complexa, repleta de sinais contraditórios, inundada por canais e torrentes de informação numa oferta de “sirva-se quem precisar e do precisar” e “faça de mim o uso que entender”. O cidadão comum dificilmente consegue lidar com a avalanche de novas informações que o inudam e que se intercruzam com novas idéias e problemas, novas oportunidades, desafios e ameaças.

É fundamental que a comunidade escolar tenha clareza desta era da informação e da comunicação que é inerente ao conhecimento. Vale lembrar que o professor tem de situar-se nestas novas circunstâncias que se configuram mais exigentes. O aluno deve aprender a gerir e a relacionar informações para transformá-las em conhecimento e saber, e a escola para acompanhar este processo deve ter uma postura aberta, pensante e flexível.

Segundo Bill Gates “A utilização do computador dentro de uma metodologia que privilegia a descoberta, a produção, a criação e a autoria torna o professor e o aluno autores e criadores do processo educacional, respeitando a singularidade de cada um, enriquecendo o ambiente com a presença das diversidades e multiplicidade”.

Em uma palestra que Bill Gates realizou na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 2004, ele destacou que:

No seu tempo de escola, o computador era visto como algo assustador. Naquela época as pessoas falavam em desafiar o computador, que era vista como a máquina do mal, que estava sempre fazendo contas que pareciam incorretas. E ninguém imaginava que aquilo (computador) poderia ser uma

Em 1982 o Ministério da Educação (MEC), também traçou medidas, para estabelecer a política da informática no setor da educação cultura e desporto, a quarta diretriz estipula: “Desenvolvimento e utilização da tecnologia da Informática na educação, respeitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com