TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Nas Empresas

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 6

A informática vem abrangendo espaços e facilitando a vida das pessoas e das organizações, oferecendo oportunidades construtivas nas empresas, aplicando metodologias para obtenção de uma rápida funcionalidade e praticidade, sendo a cada dia uma ótima ferramenta de apoio. A informatização fornece ao administrador uma ótima funcionalidade e possibilidade de evolução ao seu negócio.

Porem sabe-se que a informatização dentro de uma empresa deve ser primeiramente planejada e muito bem elaborada, afim de que não corra riscos de se obter resultados negativos. Vale ressaltar que a empresa informatizada deverá implantar ao seu negocio metodologias para adaptação de seus funcionários visando oferecer ampla facilidade e evitando assim que os processos sejam mal sucedidos.

Uma pesquisa realizada nas empresas nos permite analisar a importância e os fatores que levou a mesma organização a aderir o sistema de informatização, sendo alguns deles a agilidade e rapidez no processamento das informações.

As organizações utilizam de muitos programas que auxiliam elas no desenvolvimento. Alem destes programas é utilizado a internet, que na maioria das empresas informatizadas o contem. Auxiliando na passagem de informações e comunicação na parte interna e externa da empresa.

Atualmente vem crescendo o uso de Wi-Fi nas empresas, um sistema de rede sem fio que facilita na movimentação de equipamentos eletrônicos.

Com este avanço da tecnologia há uma dependência, porque na maioria das empresas hoje em dia contem algum equipamento tecnológico, porem tem um impacto nelas, pode ocorrer das empresas se prejudicar quase aconteça uma falha nelas, levando até ao fechamento do mesmo.

A tecnologia das empresas

Atualmente as empresas vem investindo na tecnologia, sendo a mesma uma ferramenta importante para facilitar e agilizar nos processos administrativos dentro das organizações reduzindo custos a longo prazo. Na tecnologia, quanto mais conhecimento produzido, mais rápido é sua evolução. com a inovação tecnológica é possível oferecer um produto/serviço de qualidade.

O crescimento dos negócios vem acontecendo por causa desta ferramenta que é utilizada para planejar, organizar e controlar os funcionamentos, se utilizados adequadamente. Com isto pode-se minimizar as possíveis falhas que pode ocorrer na empresa.

Pode-se contar com algumas tecnologias que ajudam na comunicação, estoque, agendamento de horários, planejando, transferência de dados e muitos outros que permitira uma facilidade maior ao empreendedor. Algumas exemplos de destes aplicativos são:

A tecnologia de computação em nuvem, ou seja, processamento, armazenamento em disco ou aplicativos são utilizados com muita freqüência nos serviços da internet. Os dados e aplicativos estão em vários datacenters no mundo, exemplos são os serviços de Hotmail ou Google. Resumindo a tecnologia é a utilização de memórias, podendo ser pela internet ou por algum aplicativo dentro de um computador, ajudando no agendamento de serviços e transmissão de dados a longa e curta distância.

Outra tecnologia utilizada é o serviço de transmissão de voz a VoIP, que utilizada através de redes de computadores privadas ou a internet. A VoIP pode reduzir os gastos com telefone de 40% a 85% e não depende da distancia entre origens para aumentar ou diminuir, contendo um valor fixo. Ter este serviço é interessante para uma organização porque diminui os custos da mesma, em relação a ligações.

Outra forma de economia é reduzindo estoques desnecessários, para isto tem a logística inteligente. Sistemas de logística e controle de estoque online, coletores de dados entre outros podem ajudar e aumentar o giro dos produtos.

Toda empresa procura agilidade nas respostas, e um modo muito utilizado e eficiente é a mobilidade, com isto a tecnologia conta com vários dispositivos como os notebook, smartphones entre outros que estão conectados na internet por acessos 3G ou Wi-Fi.

O trabalho remoto pode ajudar a minimizar custos, está sendo cada vez mais usada. Com está opção você pode trabalhar com pessoas de níveis geográficos distintos sem precisar de locomoção.

Os custos de impressão podem ser bem altos prejudicando no orçamento se não for acompanhadas de perto. As impressões coloridas acabam tendo um preço maior do que as de preto e branco, deve ser avaliado a quantidade de paginas impressas mensalmente, qual o tipo de impressora (jato de tinta ou laser) e ver qual é a melhor opção para a empresa.

Uma maneira simples de diminuir o valor gasto nas impressões são as recargas de cartuchos e o papel reciclado, ou rascunho nas impressões. Concluindo-se que pode até ajudar no meio ambiente caso aperte o botão de imprimir com moderação.

A internet está presente na maioria das organizações, com aproximadamente 2,3 mil companhias brasileiras de sete diferentes setores contem o uso dela.

Cerca de 95% das empresas são informatizada, e destas 97% tem o acesso à internet. Com isto vem o crescimento do uso de redes Wi-Fi, (é uma rede utilizada sem fio).

Avanço tecnológico e suas implicações

Há mudanças o tempo todo nas tecnologias, afetando diretamente as empresas aumentando a produtividade e eficiência, importantes para seu funcionamento e sobrevivência no mercado.

A organização tem que se manter atualizada e competitiva, pois as mudanças tecnológicas compromete os resultados e na prestação de serviços pela empresa. "De acordo com Oliveira (2004) a tecnologia proporcionou melhorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com