TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em gestão pública. Мatemática

Seminário: Tecnologia em gestão pública. Мatemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL POLO DE PELOTAS – RS

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

MATEMÁTICA

Rogério Neves Correa RA: 6751375218

Flavio Divino Leite da Rosa RA: 9069449746

Rosane Demari Caldeira RA: 6785360213

ATPS DE MATEMÁTICA

Tutor à distância:

Cilmara Langer

Pólo e data

Faculdade Anhanguera de Brasilia DF

SUMÁRIO

Introdução pág. 01

Conceito de função pág. 02

Função do 1º pág. 03 e 04

Função do 2º grau pág. 04-05-06 e 07

Função exponencial pág. 07 e 08

Derivadas pág. 08 e 09

Conclusão pág. 10

Referencia bibliográfica

INTRODUÇÃO

Os estudiosos percebiam que devido ao grande avanço das tecnologias na área da informática muitas atividades do nosso cotidiano passaram a ser feitas por máquinas. Em virtude disso os conceitos matemáticos passavam despercebidos. Isso ocasionava o surgimento de muitas dúvidas relacionadas ao papel da Matemática na formação dos alunos.

Nesse trabalho de Matemática, iremos trabalhar em duas etapas, uma etapa mostrará algumas definições importantes da Matemática, na outra etapa, faremos alguns cálculos mostrando na pratica essas funções e suas aplicações.

1.CONCEITO DE FUNÇÃO

Função é a ferramenta que auxilia na resolução de problemas ligados a administração de empresas, é uma relação. Se houver dois conjuntos, a relação entre eles será uma função se todo elemento do primeiro conjunto estiver ligado apenas com um elemento do segundo conjunto. Com essa definição, podemos dizer que função é um tipo de dependência, um valor depende do outro. Matematicamente, podemos dizer que função é uma relação de dois valores, por exemplo: f(x) = y, sendo que x e y são valores, onde x é o domínio da função (a função está dependendo dele) e y é um valor que depende do valor de x sendo a imagem da função.

As funções que são expressas pela lei de formação y = ax + b ou f(x) = ax + b, onde a e b pertencem ao conjunto dos números reais, com a ≠ 0, são consideradas funções do 1º grau.

Esse tipo de função pode ser classificada de acordo com o valor do coeficiente a, se a > 0, a função é crescente, caso a < 0, a função se torna decrescente.

40

Uma função é dita limitada se sua imagem é um conjunto limitado. Um número positivo M, tal que, para todos os valores de x pertencendo a este domínio, tem-se que |f(x) | M.

As funções correspondem a uma lei de proporcionalidade entre grandezas. A função composta é utilizada quando é possível relacionar mais de duas grandezas através de uma mesma função. Por exemplo, a altura que a lava e o vapor atingem em um vulcão em erupção é obtida em função da pressão dos gases no interior do Vulcão e da Terra. Contudo, essa pressão depende da temperatura atingida pela atividade vulcânica.

O conceito de função está intimamente ligado à nossa vida prática, e é comum relacionarmos grandezas tais como preço e quantidade produzida, preço e faturamento, custo e quantidade produzida, tempo em meses, dias ou ano, com grandezas como custos, gastos e produção. È a maneira inicial de analisar e interpretar a relação entre as variáveis, o diagrama de dispersão é construído ao se esboçar em um plano cartesiano os pontos relativos às variáveis estabelecidas.

Como os pontos do segundo diagrama se aproximam de uma reta, dizemos que existe uma correlação linear entre as variáveis que originaram tal diagrama.

2.FUNÇÃO DO 1º GRAU

Ela pode ser útil para representar o custo, a receita e o lucro na comercialização de um produto. O significado de função é intrínseco à matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do 1° ou do 2° grau, ou uma função exponencial ou logarítmica. Sendo assim, a função do 1° grau relacionará os valores numéricos obtidos de expressões algébricas do tipo (ax + b), constituindo, assim, a função f(x) = ax + b.

O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor

Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

É uma técnica estatística utilizada para pesquisar e modelar a relação existente entre duas variáveis x e y, com comportamento próximo ao da função de 1º grau. Nos fenômenos cujo comportamento se aproxima de uma função de 1º grau, a pesquisa real mostra que nos diagramas de dispersão dos dados, quase em sua totalidade, os pontos do gráfico não se apresentam totalmente alinhados e sim aleatoriamente distribuídos em torno de uma reta que chamaremos reta de regressão.

Exercício de funções de 1º grau:

1. Uma empresa do ramo agrícola tem o custo para a produção de q unidades de um

60. Com base nisso: 3q determinado insumo descrito por C(q)

a) Determinar o custo quando são produzidas 0, 5, 10, 15 e 20 unidades deste insumo. c= 3.0+60 c= 3.5+60 c= 3.10+60 c= 3.15+60 c=3.20+60

=0+60 = 15+60

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com