TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Dissertações: Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Papeis do gestor organizacional

O grande desafio do gestor e o de saber entender, refletir, agir, ensinar, coodernar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando sempre os melhores resultados para a empresa.

Um bom gestor precisa estar sempre atualizado e preparado para mudar sempre que for preciso, fazendo com que o sistema seja sempre ágil e flexível.

Precisa garantir que o conhecimento seja passado a todos da organização.

Organizações inteligentes capacitam e incentivam as pessoas a pensarem, fazendo que elas desenvolvam suas capacidades.

O gestor precisa refletir a missão, visão e os valores da empresa.

Segundo o PLT, o gestor também precisa assumir responsabilidades das ações que possam causam impacto ambiental e na comunidade em torno da empresa.

O gestor organizacional precisa desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações do ambiente interno e externo.

Alguns dos papeis gestor (Chiavenato1999, p.24)

Papel interpessoal, ele precisa, assume deveres, dirigir e motivar as pessoas e manter dentro e fora da organização uma rede de comunicação.

Papel Informacional, ele monitora, manda e recebe informação, envia as informações atreves de relatórios e memorandos.

Papel Decisorial, inicia projetos, identifica idéias, e oportunidades, assume os riscos, resolve conflitos, aloca os recursos e representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras e financiamentos.

Bertero (2006) apresenta três perfis:

O burocrata - tem formalidade e previsibilidade

O executivo – apresenta habilidades sociais no gerenciamento de equipes

O empreendedor – é inovador, eficaz, visionário e capaz de perceber oportunidade

O mercado exige mais um empreendedor com características do burocrata e executivo.

Mais independente do perfil do gestor existem aspectos que impulsionam e os que e os que limitam o espírito empreendedor. Para impulsionar empresa precisa ser flexível, ter um espírito de equipe, participar nas decisões, e delegar as autoridades.

Mais quando e limitador, onde existe rigidez da organização, individualismo, as decisões e autoridades é centralizado, o empreendedor precisa analisar a possibilidade da contratação de uma consultoria.

Entendemos, então, que é o conceito e a ação de mudança em toda uma organização, onde geralmente essa mudança consiste numa reorganização fundamental e rigorosa maneira de operar. Começando com uma avaliação organizacional, ela muda a maneira de perceber, pensar e desempenhar. Mudanças na missão e visão, gerenciamento de processos, tecnologia e estratégia empresarial são áreas que determinarão algum tipo de transformação organizacional.

E o gestor precisa acompanhar essas mudanças e , sestar pronto para mudar sempre que for preciso, visando sempre os objetivos da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com