TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Casos: Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

• Releia o Capítulo 4, "Terceirização (Outsourcing)", do livro-texto, atentando para os benefícios e etapas desse processo nas organizações.

• Faça anotações sobre os aspectos que considerar importantes.

Terceirização

Introdução

Terceirização é uma palavra constantemente pronunciada nos meios empresariais contemporâneos. Em organizações preocupadas em aumentar a competitividade, parece crescer gradativamente a adoção da terceirização como um eficaz caminho para reduzir custos por intermédio da contratação de entidades externas para realizarem atividades tradicionalmente executadas pela própria organização.

Indiscutivelmente, vivemos um ambiente de enorme e crescente competição entre empresas, de modo que é valorizada a adoção de medidas objetivando reduzir custos, e é justamente esse motivo pela qual a- cada- dia novos estudos são realizados, buscando alternativas para se passar a comprar de terceiros, produtos e serviços ate então supridos pela própria organização em estudo.

Foco da Terceirização

Podemos entender por terceirização o processo por meio do qual determinada atividade executada por uma organização passa a ser suprida por terceiros. Terceiros são entidades externas à determinada organização, podendo ser caracterizados por uma organização (autônomo prestador de serviços) ou ainda uma cooperativa.

Conforme a legislação em vigor em nosso país, o processo e terceirização é regulamenta do pelo Código Civil Brasileiro e na pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pois não consiste somente em contratação de mão de obra. Esse é um aspecto importante, pois um projeto adequado visando terceirização não de vê caracterizar a atividade como uma simples contratação de mão de obra, expondo a empresa contratante ao risco de vinculo empregatício, desnecessariamente. Abordaremos mais detalhadamente.

A otimização de recursos evita, ou ao menos reduz, desperdícios de maneira significativa, por conta da especialização e da esperada produtividade advinda de terceiros com maior grau de especialização e, eventualmente, decorrentes de melhor economia de escala.

Inicialmente, deve-se elaborar um plano estratégico, com a identificação de potenciais áreas de atuação-chave, envolvendo cronogramas e a definição clara dos objetivos a serem alcançados, conforme estudado anteriormente, além do estabelecimento de prioridades. Paralelamente, é preciso preocupar-se com as tarefas voltadas à conscientização de todos os envolvido no processo (empregados, gestores, terceiros potenciais, sindicatos), visando eliminar barreiras e uniformizar os entendimentos sobre o processo, além de se reconhecer mudanças organizacionais requeridas para a implementação do novo modelo.

O maior objetivo do processo na melhoria nos padrões de desempenho de processos produtivos e administrativos, fundamentados em parceria com terceiros de maneira que se privilegie a sinergia entre organizações tomadoras de insumos tangíveis e intangíveis e seus fornecedores terceiros, com a valorização do comportamento dos envolvidos para a adequada implementação da terceirização.

Em minha opinião existem vários pontos a serem analisados, pois, a argumentos que não são a favor da terceirização o que para muitos se torna viável para outros não é, há necessidade de orientação para esclarecer dúvidas sobre o processo de terceirização.

Passo 2

OBJETIVOS E VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

1. Aumento do foco no negócio principal da organização.

É a diminuição em seus custos que aumentam o seu lucro

2. Redução e melhor controle de custos operacionais (os serviços terceirizados são realizados por especialistas no serviço que prestam, sem que o gestor precise montar uma estrutura à parte).

Sim. È um serviço prestado para organizações com profissionais treinados e qualificados sem que haja interferência do gestor da organização

3. Os custos fixos transformam-se em variáveis (por exemplo, quando determinada área da empresa é terceirizada, as "vagas" dos funcionários passam a ser consideradas como custo variável, pois você contrata apenas quando é necessário).

Sim.

No meu ponto de vista só a contratação quando se tem necessidades

4. Reduz gastos com aquisições e modernizações (a evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da empresa contratada).

Em minha opinião essas duas organizações cooperam em vias de mão dupla, estão entrelaçadas.

5. Aumento da disponibilidade de capital para investimento.

Sim. Com a redução do custo pode-se aumentar um investimento ou uma ampliação.

6. Redução de desperdícios − a empresa terceirizada, por ser especializada, terá maior produtividade com menor custo para desempenhar as mesmas atividades.

Sim. Haverá qualidade em seu trabalho, qualidade e produtividade

7. Diminuição do custo e responsabilidade social com mão de obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros.

Não a responsabilidade social é coletiva para as organizações e empresas terceirizadas.

8. Aprimoramento do sistema de custeio da própria empresa, pois, para terceirizar, é necessário conhecer anteriormente os custos de cada atividade-objeto da terceirização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com