TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Casos: Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3

Passo 1

Ler os capítulos 11 a 13 do livro-texto (FRANCO, DECIO; RODRIGUES, Edna de A; CAZELA, Moises M. Tecnologia e ferramentas de Gestão. 1ª ed. São Paulo: 2009), que tratam sobre as ferramentas de gestão

Passo 2

Reunir-se com a sua equipe para debater as questões que na

frase a seguir:

" Nesta época em que temos disponíveis muitos sistemas informatizados e outros recursos tecnológicos, em que o mundo está conectado a internet e outras ferramentas de comunicação e de informação, não dá pra pensar em uma empresa moderna que seja competitiva neste século XXI, que não tenha sistema de informações gerenciais confiáveis e que sejam atualizáveis. já que sabemos que tudo tende a ficar obsoleto rapidamente (sistemas e máquinas), como definir e escolher o melhor sistema de informações gerenciais para uma empresa? Que cuidados devem ser tomados ? É possível tomar decisões gerenciais sem os sistemas de apoio a decisão gerencial? Quais os riscos que o gestor corre neste caso ?"

Como definir e escolher o melhor sistema de informações gerenciais para uma empresa?

Um sistema pode ser definido como um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação, que forma um todo unificado e que m sistema é um grupo decomponentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.

Nesse contexto, quatro atividades que produzem as informações merecem destaque, pois as empresas necessitam para suas operações:

* Entradas no sistema: envolvem a coleta de dados brutos de dentro da organização ou do exterior.

* O processamento da informação : consiste na coversão dos dados em uma forma mais útil e apropriada, realizando também o seu controle e armazenamento.

* As saídas do sistema : promovem a transferência da informação processada às pessoas ou atividades em questão.

* A retroalimentação ou feedback: no processo final, as informações que necessitam

de manipulação voltam ao sistema para que se façam as correções, ajustes e melhorias necessárias.

* Ferramenta indispensável: SIG - Sistema de Informação Gerencial é o processo de transformação de dados em informações que são utilizados na estrutura decisória da empresa.

Temos que verificar o suporte nos processos operacionais; suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes; suporte nas estratégias para ganho de vantagem competitiva;

Que cuidados devem ser tomados?

Devem se tomar cuidados na hora da escolha pois um bom sistema tem que um bom suporte técnico, atualizações mensais, tem que ter os módulos SIG, e todo um processo onde envolvem controles no geral de uma empresa dentre eles clientes, fornecedores, estoques, entrada e saída de mercadorias etc.

É possível tomar decisões gerenciais sem os sistemas de apoio a decisão gerencial ? quais os riscos que o gestor corre neste caso ? Já é quase impossível tomar decisões sem os sistemas de apoio gerencial, pois os sistemas e hoje afetam diretamente o modo pelo qual os administradores decidem, planejam e gerenciam seus funcionários e cada vez mais, determinam quais produtos serão produzidos, onde, quando e como. O principal papel das SI nas funções empresariais está relacionado com as atividades especializadas das organizações e podemos citar vendas, marketing, produção contabilidade e recursos humanos.

Os riscos seriam em todos os departamentos da empresa pois sem dados dos SIG pode errar na estimativa de produção, nos planejamentos gerenciais, compras, e gerenciamentos de departamentos etc..

Passo 3

Produzir em texto que resuma as principais ideias que foram levantadas pela

equipe na discussão do passo anterior. O texto deve ter no máximo duas páginas, elaboradas em Word, seguindo as orientações do item Padronização.

Uma empresa para ser organizada e conseguir ser competitiva e até mesmo para vencer as turbulências de mercado, precisa nascer com um sistema de informações gerenciais confiáveis, através dos dados gerenciais podemos fazer análise da situação que envolve o problema : verificação da situação atual, determinada por meio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com