TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Dissertações: Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

“Gestão da qualidade total”

A qualidade dos produtos e serviços não pode mais ser vista como um diferencial nas organizações. Mas sim como condição básica de se manterem competitivas no mercado. Os consumidores modernos,quando os adquirem,pesquisam e comparam durabilidade, custo, garantia e benefícios intangíveis que traduzem todo o processo de qualidade, desde a concepção de um produto e/ou serviço até sua chegada ao consumidor final.

Em um passado recente, quando se falava em qualidade,considerava-se que para obtê-la, era necessário um grande esforço. Porém, elemento como mercado aberto, consumidores exigentes, principalmente, aumento da concorrência e da competitividade enfatizado pela globalização, foram mostrando, com rapidez surpreendente, que produzir qualidade não deveria mais ser visto como um esforço, mas sim, como uma necessidade para quem deseje permanecer no mercado.

Para juran (2002), há muitas definições sobre qualidade, mas destacam duas como as principais:

a) Características dos produtos_quanto melhores as características do produto, mais alta sua qualidade;

b) Ausência de deficiência_aos olhos dos clientes, quanto menos deficiência, melhor a qualidade.

O conceito de qualidade desde juran tem evoluído com o tempo, passando a ter uma perspectiva muito mais dinâmica e ampla. Paladini (2000) afirma que, como a questão da qualidade faz parte do dia a dia das pessoas, torna-se difícil definir seu significado com precisão, dividindo a qualidade em dois elementos: espacial e temporal.

Hoje, no entanto, já não se gasta mais tempo discutindo o porquê da qualidade, mas sim, como obtê-la. Dessa forma, as empresas buscam estratégias, ferramentas, métodos e mecanismos de gerenciamento de qualidade cada vez mais complexos e completos, que possam atender a realidade e necessidade do atual mercado competitivo globalizado.

Na década de 1930, surgiram os primeiros passos para a criação do controle estatístico da qualidade (CEQ). O pioneiro da aplicação estatística ao controle de qualidade foi o americano Shewhart. Suas técnicas, juntamente com as de amostragem de seus colegas Dodge e Romig, permitiram a realização de inspeção por amostragem.

O conceito de controle de qualidade sofreu mudanças significativas com a revolução industrial, quando ganhou notável importância. Tornou-se fundamental assegurar, previamente, a qualidade dos produtos, serviços, instalações e equipamentos, dando origem ao controle total da qualidade. A gestão da qualidade total, conhecida como TQM e também citada como GQT ou TQC, foi desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980 e baseiam-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, feigenbaum, Ishikawa e juran.

Uma das iniciativas contemporâneas de gestão da qualidade que vem ganhando adesão de muitas organizações espalhadas pelo mundo são os Seis Sigmas. Empresas tradicionais, como a Motorola e a GE iniciaram,na década de 1980,uma caminhada em busca de novas iniciativas de gestão e qualidade.

A tendência mais marcante da qualidade é a busca de uma abrangência cada vez maior para a aplicação de seus conceitos e técnicas, porém sempre com um enfoque sistêmico, ou seja, pelo entendimento de que uma organização é um conjunto de partes que se inter-relacionam. Cada individuo de uma organização deve conhecer a estratégia da qualidade e participar ativamente dos programas e sistemas que colaborem para o seu desenvolvimento sustentável.

Fim

Tecnologias de gestão

Uma das poucas definições que localizamos é representada pelo Ministério da ciência e tecnologia (MCT) brasileiro, que entende tecnologias de gestão como um conjunto de metodologias e técnicas organizadas na forma de um sistema de gerenciamento que busquem o alcance de objetivos estratégicos e operacionais de uma organização ou do ambiente onde se está atuando. Assim, ancorados nessas concepções, somadas á aprendizagem, definimos tecnologias de gestão da seguinte maneira: tecnologias de gestão são propostas de meios de gestão que procuram auxiliar os gestores na busca pela melhoria do desempenho organizacional, de forma que sugerem a utilização sistemática de métodos e ferramentas que podem contribuir com a maximização daquilo que as empresas são capazes de fazer.

Sobre as tecnologias de gestão, vemos a gestão pela qualidade total, que promove e sustenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com