TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Artigo: Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

Buscar os melhores meios e recursos é uma necessidade constante das organizações. A transformação de uma empresasó é possível mediante a compreensão da realidade atual em que passa e por uma visão compartilhada do futuro. E o futuro, como sabemos, reside nas ações desencadeadas no presente.

O avanço tecnológico redefine o papel das pessoas no contexto organizacional, o que promove uma série de questionamentos e reflexões sobre o trabalho e sua forma organizada de realização.

Senge (2006) e Garvin (2003) asseveram que o caminho mais adequado para se adaptar em um ambiente de mudanças constantes é o da transformação do comportamento através da aprendizagem organizacional, que é componente fundamental das organizações queaprendem.

Nesta construção, vamos apresentar a empresa Barbosa de Sá & Alencastro Advogados Associadoscomo autora desse processo de Mudança Organizacional. Localizada no SHS, Quadra 06, Bloco, C, Salas 309/311, Edifício Business Center Tower Brasil 21, Asa Sul, Brasília-DF, o escritório atua na prestação de serviços advocatícios de maneira sólida e artesanal para os seus clientes, dentre eles pessoa física e pessoa jurídica, possui profissionais especializados na área Penal, Cível, Trabalhista e Tributário. É uma empresa de pequeno porte, há oito anos no mercado, tem a missão de resguardar os interesses de seus clientes com respeito, eficiência, modernidade e dinamismo, pautando nos princípios da dignidade profissional, da lealdade e parceria com os clientes. Seu foco e objetivos permanentes são retribuir a confiança de seus clientes de forma personalizada e buscar permanentemente os resultados por eles almejados.

Escolhemos esta empresa como auge da nossa pesquisa, pelo exemplo que ela faz transparecer de ser uma organização de pequeno porte há consideravelmente pouco tempo no mercado e com fortes valores, que vem visualizando e investindo na Mudança Organizacional e nas Tecnologias e Ferramentas de Gestão, através da inserção de basicamente todo o seu arquivo em meios digital, hospedado no banco de dados do sistema interno e criptografado na Rede Mundial de Computadores - Internet,dentre outras inovações administrativas que permitiram reciclagem de seus colaboradores e incentivo principal no uso das ferramentas tecnológicas como melhor meio para atingir a eficácia de seu trabalho.Por Maria Aparecida Barbosa Costa – Assistente Administrativo no escritório Barbosa de Sá & Alencastro Advogados Associados.

Entendemos que a Mudança Organizacional pode ser qualquer ação planejada ou não ocorrida na organização decorrente de fatores internos e/ou externos que traz algum impacto nas pessoas e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho. Porém, a Mudança Organizacional eficiente depende do processo decisório e do planejamento consciente projetado por uma pessoa ou equipe visando atingir macros objetivos.

Segundo RODRIGUEZ, 2002. A capacidade humana traduz as relações que o trabalho estabelece dentro do macrossistema e que afeta todos os aspectos do sistema cultural, social e econômico. Os avanços tecnológicos, fruto da invenção humana, produzem “um grande impacto nas organizações, assim como na sociedade em geral”.

A administração e a forma de administrar sofrem constantes mudanças podendo ser observadas constantemente. Administrar estas mudanças organizacionais é uma resposta às necessidades humanas e tecnológicas.

A mudança ou quebra de paradigmas, serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajuda-las nisso(MAXIMIANO, 2008, p.19).

Andar sobre os mesmos passos, buscar soluções da mesma maneira, pode levar um projeto à crise, pois os problemas não são os mesmos e as soluções também não deve ser as mesmas. Convém lembrar que uma mudança, em geral, implica em reajustar crenças, incorporando uma nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirido e não, necessariamente, numa transformação radical.

Na empresa, é preciso que o gestor desenvolva uma competência pragmática, permitindo que sua mente por intermédio da intuição, veja os problemas por diferentes ângulos e que invente criativas soluções para eles. Além disso, é fundamental que o líder possa apoiar em vez de dirigir e controlar a sua equipe, estimulando e motivando os seus liderados.

Todo processo de mudança gera insegurança, defesas e resistências. Entretanto, as mudanças são necessárias à sobrevivência, não há como evitá-las, pois o mundo em que vivemos muda constantemente. Uma empresa que se recusa a mudar será em pouco tempo superada e ultrapassada pelas concorrentes, da mesma forma um profissional que resiste às mudanças ficará obsoleto e perderá o seu lugar no mercado de trabalho.

Para uma empresa ser bem sucedida nesse tempo de mudanças em que vivemos, ela precisa renovar-se continuada e ininterruptamente, mantendo a coerência em seus valores e objetivos, precisa vislumbrar as mudanças que ocorrem não apenas no ambiente em que atua, mas em todo o mundo. Essa atitude é necessária porque os concorrentes também evoluem constantemente e o nível de exigência dos clientes aumenta a cada dia que passa.

O ato de gerir implica na essência da liderança. A liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. As líderes são os agentes de mudanças e transformação que buscam alcançar resultados.

O gestor é um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimentos, competências e modelos mentais, permeados por valores e que representam, no todo o estilo da organização. O gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

O quadro abaixo apresenta os papéis do administrador/gestor, adaptado por Chiavenato, 1999.

Papéis Papel do

Gestor Atividades

Interpessoal Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização, assinando documentos legais.

Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados.

Ligação Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com