TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Ensaios: Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é destacar sobre a importância do Balanced Scorecard e Seis Sigma.

Ambos estão relacionadas a gestão estratégica e gestão pela qualidade, sendo imprescindíveis para as empresas que querem se destacar no mercado, procurando desenvolver uma estratégia em busca de suas metas.

Citaremos como exemplo, um caso de sucesso como na empresa Motorola, que ocorreu na década de 1970; e um caso em que ocorreu uma implicação durante a aplicação das ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma.

BALANCED SCORECARD-BSC E SEIS SIGMA

O Seis Sigma, projeto que nasceu na empresa Motorola na década de oitenta, atualmente, é aplicado em processos de negócios e processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido às suas ferramentas utilizadas. A GE (General Electric) foi uma das primeiras a adotar o Seis Sigma e os benefícios lhe renderam mais de 300 milhões de dólares no seu primeiro ano de aplicação. Além dela outras grandes organizações que se beneficiaram deste processo são elas; Ford, Caterpillar, Microsoft, Raytheon, Siemens e outras.

Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos para orientar e ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros. O processo se apresenta baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio para auxiliar à tomada de decisão, seu objetivo é aumentar o nível de qualidade dos processos até que possam atingir o nível Seis Sigma, isso significa ter uma margem de apenas três erros em um universo de um milhão de vezes que se executa uma tarefa. Esta metodologia está no modelo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar melhorias, Controlar).

O processo DMADV (Definir, Medir, Analisar, Desenvolver, Verificar) é um sistema de melhorias, utilizado para desenvolvimento de novos processos em níveis de qualidade Seis Sigma. Pode ser empregado se um processo atual e necessita mais que somente uma melhoria. Os processos Seis Sigma são executados por pessoas certificadas nos níveis Green Belt (cinturão verde) e Black Belt (cinturão negro) que são supervisionados por Master Black Belts. A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar para avaliação da definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade para transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema.

BSC E SEIS SIGMA RELACIONADOS À GESTÃO DE ESTRATÉGIA E QUALIDADE

As ferramentas estão ligadas ao processo de tomadas de decisão organizacional das empresas, o BSC tem uma forte relação com a estratégia, as empresas projetam onde querem estar no futuro. O BSC é a implementação da estratégia e não para a formulação, é um sistema de gestão estratégica que propõe ajudar as empresas a traduzirem suas estratégias em ações e isso reflete na melhoria da qualidade.

O SS é uma ferramenta estratégica de gerenciamento onde possibilita a combinação da melhoria da qualidade e aperfeiçoa os resultados financeiros. As ferramentas são diretamente relacionadas com a gestão de qualidade e estratégica, pois auxiliam e trazem benefícios a estas categorias, o BSC e SS se complementam e muito no sucesso de um processo.

CASO DE SUCESSO

Na década de 1.970, a empresa Motorola iniciou à utilização da metodologia Seis Sigma visando assim aumentar sua participação no mercado. Na ocasião feito então um estudo de caso, neste ficou em evidência que a qualidade de seus produtos estava abaixo dos requisitos de seus clientes. Para reverter essa situação, foi adotado um o programa “administração participativa”, a iniciativa era baseada em times, desenvolvendo atividades em conjunto.

Em 1982, os problemas que ocorriam ao redor da Motorola também aconteciam nos processos internos. Levando em conta as quatro perspectivas do BSC, visando a maximização das mesmas: Financeira, Clientes, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento. Entre os anos de 1986 e 1987, a mesma, liderada por George Fisher, iniciou o uso do Benchmarking e descobriu que estava além de seus concorrentes. O Seis Sigma ofereceu à mesma uma eficiente maneira de acompanhar o seu desempenho e compará-lo às exigências de seus clientes.

As pesquisas feitas na época constataram as principais conquistas entre 1987 e 1997 que foram: crescimento de cinco vezes nas vendas, aumento na lucratividade em 20% ao ano; economia acumulada decorrente dos esforços Seis Sigma, fixada em US$ 14 bilhões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com