TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De WAN

Dissertações: Tecnologias De WAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

TECNOLOGIAS DE WAN

SANTANA DE PARNAÍBA

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

TECNLOGIAS DE WAN

Trabalho elaborado para complementação da nota

Orientador:

Curso: Fundamentos de redes e dados da comunicação

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 WIDE AREA NETWORK 5

1.1 ISDN 6

1.2 POTS 7

1.3 DSL 8

1.4 ATM 9

1.5 Optical Carrier 10

2 FRAME RELAY 11

3 CONCLUSÃO 13

4 REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar um pouco sobre a Wide Área Network (WAN) e também sobre 5 tecnologias que evoluíram neste intervalo de tempo de 1965, quando a WAN foi implantada até os dias de hoje.

Neste trabalho iremos falar das seguintes tecnologias: ISDN, POTS, DSL, ATM e Optical Carrier e variantes. Cada uma dessas tecnologias teve e tem seu papel no aspecto evolutivo da WAN. Já que algumas dessas tecnologias já deixaram ou estão no processo de “aposentadoria”.

Um trabalho bem simples diria, feito justamente para mostrar o básico e o necessário sobre um assunto um tanto quanto delicado, já que tem muitos assuntos que poderiam ser abordados, mas ficaram de lado.

1 WIDE AREA NETWORK

Wide Área Network ou Rede de longa distância, tem sua origem datada em 1965, quando dois homens (Thomas Merril e Lawrence Roberts) ligaram dois computadores que conectaram o estado de Massachussets no leste dos Estados Unidos até a costa oeste, no estado da Califórnia, utilizando uma linha telefônica de baixa velocidade.

Em geral a função da WAN é fazer a conexão de longa distância, para facilitar empresas, usuários e clientes a poderem fazer troca de dados com maior comodidade e facilidade. Antes da WAN, tudo era mais no aspecto Regional e Local.

1.1 INTEGRATED SERVICES DIGITAL NETWORK

Traduzindo, Rede Digital de Serviços Integrados é uma tecnologia de WAN que teve sua origem em meados da década de 80, apesar da idade continua sendo utilizada após muito aprioramentos.

ISDN se consolidou em 1984 e 1986, é um serviço que está disponível em centrais telefônicas digitais que com isso oferecem acesso a internet, e com isso ocorre a troca digital de dados onde são transmitidos pacotes por multiplexagem (possibilidade de estabelecer várias ligações lógicas numa ligação física existente) sobre condutores de par-trançado.

Com tudo, juntamente com a utilização de um equipamento adequado, a uma linha telefônica é transformada em dois canais de 64 Kb/s onde é possível usar voz e dados tudo junto e ao mesmo tempo.

Com ISDN um computador pode se conectar a outro utilizando a mesma tecnologia, possibilitando assim um conectividade de empresas com a sua matriz.

O interessante da tecnologia ISDN é que ela pode manter uma conectividade de um computador a outro sem a necessidade de um modem, mas com isso é necessário uma que seja instalado no local uma rede telefônica com a tecnologia ISDN.

A tecnologia ISDN, apesar de antiga como já mencionado, ainda é muito empregada em muitos países do mundo, tanto desenvolvidos como também sub desenvolvidos. Na Alemanha por exemplo, a tecnologia ISDN é extremamente popular, utilizando 25 milhões de linhas ( 29% de todo país ) e também a tecnologia ISDN empregada na Alemanha representa aproximadamente 20% no mundo todo, ou seja a tecnologia ainda é muito importante para muitos países mesmo com avanços na tecnologia WAN no mundo inteiro.

1.2 Plain Old Telephone Service (POTS)

É o service de voz baseado na voz humana utilizando transmissão de sinal analógico, que foi utilizada antes da invenção de tecnologias mais avançadas com a ISDN, sistemas de celulares e também Voice over Protocol.

É uma tecnologia praticamente obsoleta, mas que ainda é utilizada em alguns lugares como zonas residências e comerciais.

A tecnologia POTS é caracterizada por vários aspectos, dentre os quais:

• Comunicações Bi-direcionais Full Duplex

• Alcance de transmissão de voz humana de 300 a 3400 Hz

• Sinalização utilizando sons de chamada e também emitindo sons de toque no teclado.

• Chamadas de longa distância

Apesar de não ser uma tecnologia “móvel” a tecnologia POTS é bem segura e também confiável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com