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Tecnologias Java

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Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

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Tecnologias Java

A plataforma Java é constituída de um grande número de tecnologias, cada uma provê uma porção distinta de todo o ambiente de desenvolvimento e execução de software. Os usuários finais, tipicamente, interagem com a máquina virtual Java (Java Virtual Machine, ou JVM) e um conjunto padrão de bibliotecas de classe.

Existe um grande número de maneiras de se utilizar uma aplicação Java, incluindo applets embutidas em páginas web, aplicativos de uso geral em desktops, aplicativos em aparelhos celulares e em servidores de aplicações para Internet(Apache Tomcat, Glassfish, JBoss etc).

Os desenvolvedores de aplicações em Java utilizam um conjunto de ferramentas de desenvolvimento, o JDK.

Ambiente de execução Java

Um programa escrito para a plataforma Java necessita de dois componentes para ser executado: a máquina virtual Java, e um conjunto de bibliotecas de classe que disponibilizam um série de serviços para esse programa. O pacote de software que contém a máquina virtual e esta biblioteca de classes é conhecido como JRE (Java Runtime Environment).

Java Virtual Machine

O coração da plataforma Java é o conceito de um processador "virtual", que executa os programas formados por bytecodes Java. Este bytecode é o mesmo independentemente do hardware ou sistema operacional do sistema em que o programa será executado. A plataforma Java disponibiliza um interpretador, a JVM, que traduz, em tempo de execução, o bytecode para instruções nativas do processador. Isto permite que uma mesma aplicação seja executada em qualquer plataforma computacional que possua uma implementação da máquina virtual.

Desde a versão 1.2 da JRE, a implementação da Sun da JVM inclui um compilador just-in-time (JIT). Com este compilador todo o bytecode de um programa é transformado em instruções nativas e carregado na máquina virtual em uma só operação, permitindo um ganho de desempenho muito grande em comparação com a implementação anterior, onde as instruções em bytecode eram interpretadas uma por vez. O compilador JIT pode ser projetado de acordo com a plataforma ou hardware de destino, e o código que ele gera pode ser otimizado com base na observação de padrões de comportamento dos programas.

Desde a primeira versão, este ambiente de execução vem equipado com gestão automática de memória, realizada por um algoritmo colector de lixo garbage collector, que liberta o programador das tarefas de alocação e libertação de memória, fonte de muitos erros de programação.

A plataforma Java não é a primeira plataforma baseada em uma máquina virtual, mas é de longe a mais conhecida e a que alcançou maior sucesso. Anteriormente esta tecnologia era utilizada na criação de emuladores para auxílio ao projeto de hardware ou de sistemas operacionais. A plataforma Java foi desenhada para ser implementada inteiramente em software, enquanto permitindo a sua migração de maneira fácil para plataformas de hardware de todos os tipos.

Bibliotecas de classes

Na maioria dos sistemas operacionais modernos, um corpo formado por código reusável é organizado e disponibilizado para simplificar o trabalho do programador. Este código encontra-se, normalmente,

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