TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias avançadas

Projeto de pesquisa: Tecnologias avançadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.040 Palavras (25 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 25

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar VI

Curso Superiores de Tecnologia

Implantação de um ERP na empresa XPTO (matriz e filiais)

Polo de Promissão – SP

2011

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar VI

Curso Superiores de Tecnologia

Implantação de um ERP na empresa XPTO (matriz e filiais)

Marcos Roberto Silveira, Francisco Mateus M. Bessa

RA(s) 1011732, 1021110

Gestão em Tecnologia da Informação

2º semestre

RESUMO.

As organizações a cada dia tentam se tornar mais competitivas para suportar a pressão e a concorrência ferrenha imposta pelo mercado. Mais do que um diferencial, acompanhar os avanços tecnológicos se tornou fundamental para se manter economicamente viável, proporcionar desenvolvimento e crescimento, de forma a fazer frente aos concorrentes. O mercado é extremamente dinâmico e com o avanço constante da internet, praticamente não há fronteiras, obrigando as empresas a se estruturarem para responder de forma rápida e precisa. Mesmos as empresas de menor porte tem optado por sistemas integrados, onde podem gerenciar os processos mais críticos de suas empresas, proporcionando análises estruturadas em dados consistentes e podendo gerar respostas rápidas para os mais diversos fins, sejam eles internos ou externos.

Palavras-chave: integrado, resposta, rápida, precisa.

ABSTRACT.

The organizations each day trying to become more competitive to withstand the pressure and fierce competition posed by the market. More than a differential, technological advance has become essential to remain economically viable,providing growth and development in order to face the competitors. The market is extremely dynamic and the steady advance of the Internet, there are virtually no boundaries, forcing companies are structured to respond quickly and accurately. Even the smaller companies have opted for integrated systems, where they can manage the most critical processes of their companies, providing analysis on structured and consistent data can generate rapid responses for different purposes, whether internal or external.

Keywords: integrated, response, quick, accurate.

SUMÁRIO.

01. INTRODUÇÃO..............................................................................05

02. DESENVOLVIMENTO..................................................................06

03. CONCLUSÃO...............................................................................21

04. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................23

01. INTRODUÇÃO.

Atualmente, as pressões competitivas obrigam as empresas a formularem alternativas para redução de custos, inovação tecnológica e diferenciação de produtos e serviços, forçando-as a reverem seus processos e suas maneiras de trabalhar. Devido a essas necessidades, nos anos 90 surgiu e ocorreu um expressivo crescimento dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) no mercado mundial de soluções de informática.

Sistemas ERP’s são considerados pacotes comerciais, desenvolvidos a partir de modelos-padrão de processos, visando à integração dos sistemas de diversas áreas da empresa.

Esses sistemas têm abrangência funcional eutilizam banco de dados corporativos, ou seja, existe um único banco de dados que é utilizado de forma centralizada.

A escolha de utilização de uma solução única e integrada (ERP) elimina a necessidade de interfaces com outros sistemas, que podem levar à perda de informações e morosidade no fluxo das mesmas, além de reduzirem a necessidade de diversidade de recursos especialistas para cada sistema.

Há também vantagem na manutenção do ERP, pois, mesmo bem documentado, a utilização e interfaces de diversos sistemas gera maior necessidade de tempo para entendimento destes processos, a fim de proceder à manutenção efetiva e sem riscos de gerar outro problema.

Founded in 1979, Gartner has over 4,300

Vamos apresentar a proposta técnica para implantação da rede de computadores e um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) na empresa

XPTO.

A matriz da empresa (local do processamento de dados) fica em São Paulo e existem seis filiais nas cidades de Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

A filial Manaus, Recife, Salvador, Porto Alegre e Brasília são apenas representações comerciais da Matriz e seu número de usuários em rede não é superior a 20.

A filial do Rio de Janeiro com cerca de 50 funcionários possui site backup da database do sistema de SIGE da matriz São Paulo, observando as condições de replicação de dados como segue:

• A database (SQL) da matriz São Paulo possui o tamanho aproximado de 100gb;

• O numero de transações diárias é cerca de 2.500;

• Todo ambiente da Matriz é classificado como missão crítica (pelo menos SLA 99,95);• O ambiente das filiais (exceto Rio de Janeiro) a SLA pode ser mais flexíveis;

O ERP irá abranger os processos de RH, vendas e Finanças e leva em consideração o crescimento projetado pela empresa de 50% em cinco anos.

02. DESENVOLVIMENTO.

02.1 – Referencial Teórico

02.1.1 – Sistema de Informação

Segundo Laudon e Laudon (1999), o sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e organizações.

De acordo com O’ Brien (2002, p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com