TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Trabalho Escolar: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Criatividade e Empreendedorismo em Negócios

Introdução

Vivemos em uma época de mercados cada vez mais competitivos e seletivos, logo pode-se dizer que é de extrema importância o desenvolvimento das habilidades criativas e empreendedoras no empresário para obter-se o sucesso.

6.1 – O Fascínio pelo novo

O ser humano é motivado por novidades, está sempre procurando algo novo e diferente. Tem-se como exemplo as primeiras conquistas alcançadas ao longo de nossa vida, como o primeiro passo, quando aprendemos a andar de bicicleta ou até mesmo nosso primeiro salário e primeiro carro.

Com o passar do tempo nossa vida se torna rotineira e frustrante devido ao trabalho e outras atividades, logo nos sentimos desmotivados. Então é necessário o desenvolvimento de técnicas inovadoras para manter-nos motivados no ambiente de trabalho.

6.2 – Definições e Conceitos sobre Empreendedorismo

Empreendedorismo é a capacidade do profissional de criar, modificar e melhorar um empreendimento inovador.

Para ser empreendedor não é necessário ter negócio próprio, mas sim uma postura profissional, seja o proprietário ou funcionário de uma empresa.

6.3 – A Criatividade é uma habilidade nata ou pode ser desenvolvida?

A forma mais nobre de se desenvolver a criatividade é a vontade do ser humano de realizar seus sonhos e promover mudanças em prol do mundo em que vive.

As rotinas e as preocupações do dia-a-dia inibem a capacidade criativa e sonhadora das pessoas, por isso é necessário um espaço de relaxamento para que essas ideias possam fluir.

6.4 - As empresas que necessitam de soluções criativas

Diante do mercado competitivo atual, muitas empresas se deparam com a situação de estarem perdendo sua liderança no setor em que atuam ou sendo muito prejudicadas pelas tendências inovadoras da concorrência. Para virar o jogo deve-se investir no exercício do processo criativo dentro da organização.

As organizações precisam ter em suas equipes profissionais capazes de resolver problemas de forma original e criativa. Esta é uma habilidade muito mais valorizada hoje em dia, tendo em vista que, até então, era de suma importância a formação acadêmica e a quantidade de idiomas dominados pelo candidato em um processo seletivo.

6.5 – Fatores que inibem a criatividade nas empresas

O processo criativo promove mudanças, o que é percebido pelas pessoas como um incômodo, o de sair da “zona de conforto”. O “novo” traz inseguranças e riscos, logo diante da necessidade de mudança dentro da estratégia da empresa, são colocados fatores que impedem o desenvolvimento de processos inovadores.

Segundo Pedrebon (2005), existem sete fatores principais que impedem a inovação:

1. Excesso de normas;

2. Estratégias rigidamente frontais;

3. Postura séria e contida;

4. Estrita obediência a números;

5. Segmentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com