TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Sistemas

Dissertações: Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  9.365 Palavras (38 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 38

1.1 TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

Para se entender adequadamente o escopo da Administração em sistemas de informação devemos, primeiramente, compreender os conceitos básicos de sistemas e a base filosófica que a norteia.

Atualmente, a palavra “sistema” é mal empregada, usada de forma indiscriminada e sem qualquer critério, originando, em especial nos meios empresariais, a confusão de usa-la como definição.Ou ainda, é usada para expressar determinadas situações dentro de um software.

Quando se fala de sistemas, um nome deve ser, obrigatoriamente, citado: Ludwing Von Bertalanffy, um dos mais importantes cientistas do século XX, que elaborou a teoria geral dos sistemas há mais de trinta anos e que nada perdeu em importância. Nasceu em 1901 e morreu em junho de 1972. Deixou mais de trezentos trabalhos publicados.Seus principais legados são: o “conceito organísmico”, a “concepção do organismo como um sistema aberto” e a construção da “Teoria Geral dos Sistemas”.

O conceito básico de sistemas de informação estabelece que todo sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum.Teoricamente, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado.O sistema aberto é o que sofre influências do meio e que, com suas ações, influencia o meio; o sistema fechado não sofre influências do meio nem o altera com suas ações internas.

No entanto, todo sistema pode ser decomposto em partes menores denominadas subsistemas.Os subsistemas são conjuntos de elementos interdependentes que interagem para atingir um objetivo comum, que ajudará o sistema a atingir o seu objetivo maior.Todo sistema apresenta as entradas de dados (input), processamento e saídas das informações (output) e feedback.Comparado a um ser vivo, entendemos que o sistema também possui um processo de evolução composto de criação, evolução e decadência.Esquematizado, um sistema pode ser escrito por meio de diagrama, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 1.1 Esquema teórico de qualquer sistema

Vejamos agora algumas definições abordadas por Laudon & Laudon (1196), conforme tabela a seguir:

Tabela 1.1 Conceitos básicos em sistemas de informação, Laudon & Laudon (1996)

CONCEITO DEFINIÇÃO BÁSICA

DADO Elemento que representa eventos ocorridos na empresa ou circunstâncias físicas, antes que tenham sido organizados ou arranjados de maneira que as pessoas possam entender e usar.

INFORMAÇÂO Dado configurado de forma adequada ao entendimento e à utilização pelo ser humano.

INPUT Ato e efeito de captura ou coleta de dados sejam internos ou externos a organização, para processamento no sistema.

PROCESSAMENTO Conversão, manipulação ou tratamento de matéria-prima que, entrando sob uma forma, assume outra diferente para ser compreensível pelo ser humano.

OUTPUT Saída e distribuição da informação processada ás pessoas ou órgãos ou atividades, onde serão usadas para a tomada de decisão.

FEEDBACK Saídas que retornam para apropriação pelos membros da organização para auxilio na avaliação ou correção do input.

Já com relação ao ciclo de vida dos sistemas de informação, podemos demonstrar as fases, conforme tabela a seguir:

Tabela 1.2 Ciclo de vida dos sistemas de informação, Laudon & Laudon (1996)

CONCEITO DEFINIÇÃO BÁSICA

CRIAÇÃO È a fase em que o sistema é desenvolvido.As funções e os objetivos propostos são estudados e levantam-se os elementos que irão compor o sistema. Os subsistemas são desenvolvidos, testados e desde que atendam aos objetivos preestabelecidos, o sistema será implantado.

EVOLUÇÃO O sistema sofre manutenção para que consiga acompanhar as necessidades do meio ambiente que o cerca. Empregam-se novas técnicas, novos módulos, tentando prolongar a vida do sistema.

DECADÊNCIA Em determinado momento, as necessidades do meio ambiente evoluíram tanto e requerem cada vez mais do sistema, que este já não suporta mais as alterações necessárias. É nesse momento que se depara com a fase de decadência. Os responsáveis pelo sistema devem retardar a chegada a esse ponto e ao mesmo tempo estar atentos para a necessidade de criação de um novo sistema para substituição.

Graficamente teríamos a seguinte configuração:

Figura 1.2 Ciclo de vida dos sistemas de informação, Laudon & Laudon (1996).

1.2 A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Um dos modelos mais utilizados para se demonstrar a evolução dos sistemas de evolução é o de Nolan (1979), que classifica em seis fases os processos de absorção da tecnologia de informação. São elas:

• 1ª -Iniciação: Nesta fase ocorre a introdução dos computadores na organização.Inicia-se o processo de aprendizado da tecnologia com o crescimento da tecnologia que acaba de chegar à empresa.

• 2ª - Contágio: Aqui ocorreu a assimilação da nova tecnologia por parte da empresa e inicia-se um processo de expansão rápida, mas de forma não muito controlada por parte da administração.

• 3ª - Controle: Há certo amadurecimento da organização na utilização de sistemas de informação, inicia –se um processo de controle por parte da administração. O planejamento se faz presente, como forma de gestão de recurso de informática.

• 4ª - Integração: Os sistemas concebidos de forma isolada começam a ser integrados, e certa padronização ocorre para permitir que a integração seja possível.

• 5ª - Administração de Dados: Nesta fase já ocorreu um amadurecimento na utilização dos sistemas de informação. As preocupações estão voltadas ao tratamento que deve ser dispensado ao “dado”. Este passa a ser considerado como um recurso da empresa e começa a ser administrado com o fim de permitir sua obtenção e condições de integrabilidade face às necessidades de informação para a empresa.

• 6ª - Maturidade: A organização, aqui, está informatizada de acordo com suas necessidades, ocorrendo a implantação de sistemas necessários ao seu bom desempenho.

Cabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com