TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Sistemas

Artigo: Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS

Trabalhadores de todos os níveis, de todos os tipos de em¬presas e de todas as indústrias estão usando os sistemas de informação para melhorar sua própria eficácia. Há poucos trabalhadores que não entram em contato com um computador pessoal pelo menos uma vez na semana, se não diariamente, para se conectar a uma rede, criar apresentações, preparar um memorando ou desenvolver uma planilha eletrônica para análise. Em termos corporativos, os tipos mais comuns de sistemas de informação empresariais são: de processamento de transações e comércio eletrônico (“E-commerce”), de informações gerenciais, de suporte à decisão e de inteligência artificial. Juntos, esses sistemas apóiam os empregados das organizações na realização de tarefas rotineiras e especiais - desde o registro de vendas até o processamento de folhas de pagamento, assim como nas decisões a serem tomadas em vários departamentos e no fornecimento de alternativas para projetos em larga escala e oportunidades de negócios.

Sistemas de Processamento de Transações e Comércio Eletrônico

Sistemas de Processamento de Transações. Desde os anos 50 os computadores têm sido usados para executar aplicações empresariais comuns. Muitos dos sistemas pioneiros objetivavam apenas reduzir custos, mediante a automatização de muitas rotinas e sistemas empresariais de mão-de-obra in¬tensiva. Uma transação equivale a qualquer troca relaciona¬da ao negócio como pagamento de empregados, vendas para clientes ou pagamento de fornecedores. Assim, o processa¬mento de transações empresariais foi a primeira aplicação dos computadores para a maioria das organizações. Um sistema de processamento de transações (SPT) é uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, bancos de dados e dispositivos com a finalidade de registrar as transações empresariais realizadas. Para compreender um sistema de processamento de transação, faz-se necessário entender as operações e as funções básicas das empresas.

As entradas (quantidade de horas trabalhadas pelos empregados e a taxa de remuneração) seguem por meio de um processo de transformação para produzir as saídas (contracheques). Obviamente este é um modelo simplista de todo este processo, que nas organizações modernas estão cada vez mais complexos em função de todas as normas, políticas, etc.

Fig. 1.9 – Um sistema de Processamento de Transações da Folha de Pagamento

Um dos primeiros sistemas empresariais a ser computadorizado foi o sistema de folha de pagamento (Fig. 1-9). As principais entradas para um SPT de folha de pagamento são a quantidade de horas semanais trabalhadas pelo empregado e a taxa de pagamento, enquanto a principal saída está na emissão dos contracheques. Os primeiros sistemas eram capazes de gerar contracheques de empregados, assim como as declarações exigidas pelos órgãos governamentais como, por exemplo a Secretaria da Receita Federal. Simultaneamente, outros processos rotineiros como faturamento para clientes e controle de estoque também foram computadorizados. Considerando que esses primeiros sistemas lidavam e processavam trocas ou transações empresariais diárias, foram denominados sistemas de processamento de transações (SPT). Em formas aperfeiçoadas, esses sistemas de processamento de transações ainda são vitais para a maioria das modernas organizações. Se uma organização viesse a funcionar sem o seu SPT, mesmo por um dia, quantos empregados seriam pagos com o valor corre¬to? Quantas vendas seriam registradas e processadas? Os sistemas de processamento de transações representam a aplicação dos conceitos de informação e tecnologia para as transações rotineiras, repetitivas e, geralmente, transações empresariais comuns, mas críticas para as funções diárias das empresas. Veja abaixo algumas das principais transações de uma fábrica.

Transações Empresariais Comuns em uma Fábrica

Folha de Pagamento

 Monitorar os cartões de ponto dos funcionários

 Rastrear o pagamento dos funcionários e os descontos

 Emitir contracheques Compras

 Emitir ordens de compra

 Aceitar e registrar remessas

 Efetuar pagamentos de contas a pagar

Vendas

 Manter registros de vendas

 Emitir faturas e faturamentos

 Rastrear as contas a receber

 Registrar e creditar devoluções

 Manter registros de expedição

Produção

 Preparar os relatórios da produção

 Preparar os relatórios de controle da qualidade Finanças e Contabilidade

 Preparar e emitir declarações financeiras

 Manter registros fiscais

 Monitorar e pagar despesas Administração de Estoques

 Rastrear utilização de materiais

 Monitorar níveis de estoque

 Reabastecer o estoque, quando necessário.

Comércio eletrônico. O comércio eletrônico envolve qual¬quer transação empresarial executada eletronicamente entre partes como empresas entre si (business-to-business), empresas e clientes (business-to-consumer), empresas e setor público e, por último, consumidores e setor público. As pessoas podem presumir que o comércio eletrônico está restrito aos consumidores que visitam “sites” da “Web” para compras on-line. Mas a compra na “Web” representa somente uma pequena parte do quadro geral do comércio eletrônico; o maior volume do comércio eletrônico abrange transações business-to-business que tornam a compra mais fácil para as grandes corporações. A General Electric ultrapassou 1 bilhão de dólares em valor de negócios com os seus fornecedores em 1997, tendo sido a única corporação a gastar mais do que todos os consumidores em 1996. O comércio eletrônico também abre oportunidades para as pequenas empresas, as quais podem comercializar e vender a um custo menor por todo o mundo, e deste modo, entrar no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com