TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Sistemas

Artigo: Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

1.1 Introdução – Teoria Geral de Sistemas

A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) foi desenvolvida pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy em 1936. Ludwig desenvolveu os seus estudos em biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas do crescimento. Cidadão austríaco desenvolveu a maior parte do seu trabalho nos Estados Unidos da América. Sua idéia central é o desenvolvimento de uma teoria de caráter geral, de modo a ser aplicada a fenômenos bastante semelhantes que ocorrem em uma diversidade de campos específicos de conhecimento.

Os seus trabalhos iniciais datam dos anos 20 e são sobre a abordagem orgânica. Com efeito, Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo. Colocou então uma abordagem orgânica da biologia e tentou fazer aceitar a ideia de que o organismo é um todo maior que a soma das suas partes.

Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Ao contrário, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.

Com uma moldura comum de conceitos, os diversos campos científicos poderiam melhor comunicar seus desenvolvimentos, com ganhos mútuos, por minimizar-se a duplicação de esforços. Os postulados da TGS vêm sendo aplicados na prática de forma parcial, mas mesmo assim com resultados excepcionais, nos desenvolvimentos decorrentes de grupos multidisciplinares. Ludwig Von Bertalanffy iniciou a sua carreira em Viena na década de 20 do século XX, onde integrou o chamado círculo de Viena.

1.2 Conceito - Teoria Geral de Sistemas

Um sistema (do grego sietemiun) é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Todo sistema possui um objetivo a ser atingido. O sistema possui um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, ou seja, qualquer comunicação entre os órgãos componentes do sistema. A boa integração destes componentes do sistema é chamada sinergia, isto determina que a interação de uma das partes influencie todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja passível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência, por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento, vindo causar inclusive falha completa, morte, falência, pane, queda do sistema etc.

Vários sistemas possuem a propriedade de homeostase, que é a característica de manter o meio interno estável, mesmo diante de mudanças no meio externo. As homeostáticas podem ser boas ou más, dependendo se a mudança foi inesperada ou planejada. Em termos gerais, os sistemas podem ser vistos de duas maneiras: através de análise, em que se estuda cada parte de um sistema separadamente a fim de recompô-lo posteriormente. Ou através de visão holista, em que se entende que o funcionamento do sistema como um todo, constitui um fenômeno único.

1.3 Princípios Básicos para Abordagem de Sistemas

Um sistema é maior que a soma de suas partes. Assim, seu entendimento requer identificar cada parte componente do mesmo. Entender um sistema significa fazer as devidas conexões entre seus elementos, de modo que se ajustem logicamente em um todo.

A investigação de qualquer parte deve ser sempre realizada em relação ao todo. Muitas vezes a compreensão total da realidade escapa à nossa percepção. Em compensação, se entendermos a relação entre os fenômenos e sua essência, teremos condições objetivas de intervir sobre essa realidade.

O objetivo central de um sistema pode ser identificado pelo fato de que o cumprimento de outros objetivos pode ser sacrificado em nome de obter-se a realização do objetivo central. Qualquer sistema deve ser visto como um sistema de informações; a geração e transmissão de informações são essenciais para sua compreensão.

1.4 Classificação de Sistemas

Os sistemas podem ser classificados de acordo com sua seu funcionamento, relação com meio ambiente, grau de complexidade e interação com suas partes, abaixo veremos as principais classificações de sistemas e suas inter-relações:

1.4.1- Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2.

1.4.2 - Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.

Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.

As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento. Tal como os organismos vivos, as organizações têm seis funções primárias ou principais, que mantêm estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas individualmente.

1.4.3- Estável ou Dinâmico: Um sistema estável é aquele que mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.

Um sistema dinâmico é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido a mudança de seu ambiente.

1.4.4- Adaptáveis ou Não Adaptáveis: Os conceitos sobre adaptáveis e não adaptáveis estão relacionados a estabilidade e dinâmica. Um sistema adaptável é aquele que responde ao ambiente mutável. Em outras palavras, é aquele que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta a mudança do ambiente.

O sistema não adptável é aquele que não muda com o ambiente mutável.

1.4.5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com