TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Sistemas

Trabalho Universitário: Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito da Teoria geral dos Sistemas

A Teoria Geral de Sistemas, tem por primícias a luz dos segmentos básicos: o contextual e processual, ambos integram o “sistema”.

Sistema, amplamente conceituado no exemplo do ser humano como um aglomerado de elementos num “equilíbrio dinâmico”. Considerado um sistema aberto, pois existe troca de informação, energia e matéria entre os elementos. Podendo causar influencia no meio ambiente, e permitir que o ambiente faça o mesmo sobre ele.

Na teoria é um ciclo que se renova constantemente, respeitando um subsistema para um sistema que atinge o supra sistema, num mesmo ambiente e com todas as hierarquias e peculiaridades da intercomunicação.

Porém não menos importante, temos a teoria de sistemas “fechados”, também tem sua existência no meio ambiente. Com características arcaicas, quase não se comunica e praticamente não influência e nem é influenciado por outros sistemas do seu ambiente.

Os estudos dos sistemas são estendidos sobre organismos sociais, mecânicos e eletrônicos. Aberto ou fechado, eles passam por experiências interdisciplinares, por várias áreas de conhecimento, seja, filosófico, sociológico, biológico, administrativo entre outros. Os sistemas abertos e fechados, classificados por FÍSICOS (envolvendo maquinas, objetos, coisas reais descritas por seu desempenho o Hardware), o Hardware: componentes físicos de um sistema. E os ABSTRATOS (planos, hipóteses, ideias e o Software), o Software: por meio de programação gera informações e também pode controlar o Hardware.

Usando das alegações finais, quanto aos sistemas; o aberto faz intercâmbio com o meio ambiente, por inúmeras entradas e saídas. Podendo até competir com outros sistemas e evoluir. Já o sistema fechado, seu estado será sempre original ao inicial, porém em alguns casos pode haver uma ligeira e minúscula troca de energia, informação e matéria.

Acredito que o pensamento contextual seja bem ilustrado, pela linha de montagem de Henry Ford, onde as totalidades de peças e maquinários resultavam na transformação organizada da metria prima num veículo; já o pensamento determinista, pode ser catalisado com a criação do sistema operacional computacional, determinando o funcionamento lógico de um Hardware, influenciado pela lógica operacional.

Interdependência das partes;

As partes são interdependentes porém inter-relacionadas. Os elementos das partes de um sistema seja, biológico, mecânico, computacional, administrativo entre outros, executam suas funções de maneira independente. Mas as partes do sistema são obrigatoriamente inter-relacionadas, pela primícia de estarem no mesmo ambiente.

Dentro de um ambiente mecânico, no sistema do motor de um carro, existe um sub sistema de resfriamento do sistema(motor) e este sub sistema(resfriamento)é independente. Mas se houver alguma falha em seu funcionamento, pode prejudicar o sistema mecânico do motor. Influenciando na pane total deste sistema, até seu colapso, do supra sistema.

Fronteiras ou limites;

Dentro do conceito sistêmico, o elemento pode pertencer a um ou mais sistemas dentro do mesmo ambiente. Por não ser uma regra este elemento pode pertencer simultaneamente a vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com