TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das Restrições

Por:   •  12/11/2016  •  Dissertação  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Satc.                                                                 [pic 1]

Engenharia Mecânica. 

Custos Industriais

Prof. Hertel

Acadêmico: Henrique Gomes Santana

Teoria das restrições

Os fatos a seguir relatam os problemas vividos por diversas empresas de diversos seguimentos, a história fala de um gerente de uma fábrica, que se supunha trabalhar ao seu máximo, e melhorava seus equipamentos visando otimizar o processo e diminuir os custos. Na realidade não era isso que acontecia, e os pedidos sempre estavam atrasados, gerando vários transtornos.

A situação se agrava a partir da visite do vice-presidente, que se mostrou insatisfeito com as reclamações de um grande cliente, e determinou um prazo para que encerem os problemas, e que o processo seja otimizado.

O gerente conversou com seu pessoal, expos os problemas, explicou por que não estava funcionando, perguntou o que poderia ser feito para que houvesse melhorias. Após várias ideias e informações desencontradas, ele percebeu que estava longe de encontrar uma solução, então lembrou-se da conversa que teve com um ex-professor, que lhe alertou sobre sua análise dos dados, que não refletiam a realidade.

Então o gerente encontra seu ex-professor, expõe seus problemas e ouve conselhos de como gerenciar melhor a produção, verificar os indicadores, administrar as capacidades, como cada processo afeta o todo. Em um primeiro momento, tudo isso não fez muito sentido.

Os problemas pessoais também o atormentavam, tornando seus pensamentos mais confusos, quanto mais tempo ele dedicava ao trabalho, menos lhe sobrava para sua família, porem foi em um programa com os filhos que ele conseguiu visualizar como funciona o problema do gargalo, e assimilou que deveria limitar o ritmo do grupo ao de menor desempenho, e que os outros com maior capacidade devem auxilia-lo, para que agilize esse ponto lento. O desafio agora é como identificar e aplicar isso na fábrica.

Mais uma vez com dificuldades, o gerente torna a procurar o ex-professor, que resolve fazer uma visita para ajudá-lo a encontrar os gargalos da empresa. Uma vez identificados, foram buscadas e aplicadas melhorias.

Esse processo foi dividido em quatro passos: identificar as restrições do sistema (gargalos); como explorar os gargalos; restringir a produção das demais maquinas à capacidade máxima do gargalo; elevar o sistema ao patamar de produtividade e após estas etapas, retornar a primeira, pois esse processo é continuo, o gerente sempre deve estar atento aos gargalos e trabalhando para elimina-los, as mudanças do sistema devem refletir em lucro, que é o principal objetivo de uma empresa.

Por fim deve-se ressaltar a gratidão do gerente, e a humildade do professor, que deu todos os méritos ao ex-aluno, dizendo que só apontou o caminho, quem fez as escolhas e trilhou foi ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com