TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Globalização

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

  1. Introdução ................................................................................ 01
  1. Globalização .............................................................................. 02
  1.  Teorias da Globalização ............................................................. 02
  1. Conclusão ................................................................................. 03
  1. Bibliografia ................................................................................ 04
  1. Introdução

O trabalho tem como objetivo explorar a globalização entre os aspectos econômicos, financeiros, políticos, sociais e culturais.

Os conteúdos utilizados para este trabalho foram sites, revistas, jornais e livros. 

  1. Globalização

Globalização é considerada um processo econômico e social, que junta os países e as pessoas do mundo todo. Decorrente este processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais, espalhando aspectos culturais. Impulsionado pelos meios de transporte e de comunicação dos quatros cantos do mundo, criando-se um fenômeno gerado pela necessidade do capitalismo em formar uma “aldeia-global”, permitindo maiores mercados para os países centrais.

A globalização pode ser considerada como a transformação recente na econômica do planeta, causando uma ampliação dos fluxos de mercadorias.

A comunidade econômica  européia em 1957, foi o primeiro bloco econômico a se definir. A maior parte dos blocos econômicos se constituiu depois da Guerra Fria com o desaparecimento dos blocos socialistas e capitalistas.

  1. Teorias de Globalização

Se tratando de Globalização, tende-se a destacar os aspectos da produção de riquezas e de consumo, sendo o primeiro fator que gerou o resultado da mudança.

Atualmente, a globalização é considerada a revolução do final do século, sendo um processo que está relacionado a uma aceleração do tempo. Sendo que tudo está mudando constantemente e quem não estiver acompanhando estas mudanças, ficará perdido entre a história e o desenvolvimento.

Aldeia Global tem o conceito de estabelecer uma criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias mais curtas, sendo assim, facilitando as relações culturais e econômicas de uma maneira rápida e eficiente.

Pelo fato dos mercados internos estarem saturados, muitas empresas multinacionais procur am conquistar novos mercados consumistas, principalmente entre os países que acabaram de sair do socialismo. Por conta da concorrência, as empresas tiveram que utilizar cada vez mais as tecnologias, por exemplo, a internet, o computador para baratear os preços e estabelecer contatos comerciais e financeiros.  

A globalização tem uma característica importante pelo fato de buscar pelo barateamento do processo produtivo entre as indústrias, muitas delas produzem suas mercadorias em outros países, com a intenção de reduzir assim os custos. Optando por países onde a mão-de-obra, a matéria prima e a energia sejam mais baratas.

Entre este processo econômico, muitos países se juntam e formam blocos econômicos, com o objetivo de aumentar as relações comerciais entre os membros. Surgindo assim, o NAFTA, o  Pacto Andino e a APEC. Esses blocos se fortalecem e se relacionam entre si, sendo que dessa maneira cada país ao fazer parte de um bloco, consegue gerar mais forças em relações comerciais e internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com