TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sofware

Artigo: Texto Sofware. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O presente trabalho pretende discutir os critérios para uma avaliação de um software para uso educacional, segundo uma concepção construtivista de aprendizagem; refletir sobre a classificação dos mesmos quanto ao tipo e nível de aprendizagem e apresentar uma sugestão para registro desta avaliação.

Lista de figuras

Figura 1: Exemplo de software tutorial............................................................................................11

Figura 2: Exemplo de software multimidia......................................................................................13

Figura 3: Exemplo de software de modelagem..............................................................................14

Figura 4: Exemplo de jogo educativo..............................................................................................16

Sumário

1 Introdução 5

2 Base Pedagógica de um Software Educativo 7

3 O Ciclo Descrição - Execução - Reflexão - Depuração - Descrição 10

4 Classificação de Softwares Educacionais 12

4.1 Quanto aos Objetivos Pedagógicos 12

4.1.1 Tutoriais 12

4.1.2 Exercícios e Práticas 13

4.1.3 Programação 13

4.1.4 Aplicativos 13

4.1.5 Multimídia e Internet 14

4.1.6 Simulação e Modelagem 15

4.1.7 Jogos 17

4.2 Quanto aos Níveis de Aprendizagem 18

4.3 Aspectos Técnicos 18

5 Conclusões 19

Referências Bibliográficas 19

1 INTRODUÇÃO

Uma das tarefas do multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional do PROINFO - MEC é avaliar crítica e criteriosamente os softwares de uso educacional, pois são eles que determinam as possibilidades de uso dos computadores na educação. Para iniciar uma discussão sobre os critérios para uma avaliação de softwares educativos torna-se necessária uma reflexão sobre o papel do computador nas escolas, a influência do mesmo no processo de aprendizagem dos alunos e uma contextualização do conceito de avaliação do ponto de vista construtivista.

Não há dúvida de que as intenções do Ministério da Educação em equipar as escolas com computadores começa a contagiar as escolas desde a rede particular à pública e do ensino infantil ao ensino superior. É indiscutível o poder de fascinação das máquinas sobre alunos e professores. Mas, sob o êxtase da utilização dessa poderosa ferramenta, os professores devem estar atentos no sentido de garantir que o computador seja usado de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras, não sendo utilizado apenas como máquinas com programas divertidos e agradáveis.

Uma ideia muito defendida, em relação ao papel do computador na educação, é que o computador facilita o processo ensino- aprendizagem. Essa idéia está ligada à generalização do fato de que o computador entrou na vida do homem para facilitar, como exemplos, a criação dos eletrodomésticos automatizados e dos bancos 24 horas. Outra idéia é o uso do computador como dispositivo para ser programado. Nesse sentido ele complica a vida do aprendiz ao invés de facilitar, pois o aprendiz tem que descrever para o computador, através de uma linguagem de programação, todos os passos para a resolução de um problema, e, se os resultados não corresponderem ao desejado, o aluno tem que adquirir informações necessárias, incorporá-las ao programa e repetir a operação.

Portanto, o uso do computador na educação tem como objetivo promover a aprendizagem dos alunos e ajudar na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitar o seu processo de aprendizagem.

Para Valente, o principal objetivo da escola compatível com a sociedade do conhecimento é criar ambientes de aprendizagens que propiciem a experiência do empowerment (oportunidade dada às pessoas para compreenderem o que fazem e perceberem que são capazes de produzir algo que era considerado impossível), pois as experiências comprovam que em um ambiente rico, desafiador e estimulador, qualquer indivíduo será capaz de aprender algo sobre alguma coisa.

Apesar do termo avaliar possuir inúmeros significados, na expressão "avaliação de softwares educativos", avaliar significa analisar como um software pode ter um uso educacional, como ele pode ajudar o aprendiz a construir seu conhecimento e a modificar sua compreensão de mundo elevando sua capacidade de participar da realidade que está vivendo. Nesta perspectiva, uma avaliação bem criteriosa pode contribuir para apontar para que tipo de proposta pedagógica o software em questão poderá ser melhor aproveitado.

Tomando por base essas considerações, a seguir serão tecidos alguns comentários sobre aspectos importantes , que podem contribuir para uma análise criteriosa de softwares educativos.

2 BASE PEDAGÓGICA DE UM SOFTWARE EDUCATIVO

A primeira tarefa do professor que se propõe a analisar um software educativo é identificar a concepção teórica de aprendizagem que o orienta, pois um software para ser educativo deve ser pensado segundo uma teoria sobre como o sujeito aprende, como ele se apropria e constrói seu conhecimento.

Numa perspectiva construtivista, a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregadas a esses esquemas. Assim, o conhecimento construído vai sendo incorporado aos esquemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com