TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tintas

Tese: Tintas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 13

SECANTES

Desempenham um dos papéis mais importantes nas composições das tintas. Do seu uso criterioso e correto dependem os detalhes da boa ou má qualidade da tintas.

Os principais secantes são: os constituídos por sais orgânicos de:

Pb - Chumbo

Mn - Manganês

Co - Cobalto

Zn - Zinco

Ca - Cálcio

Fe - Ferro

Zr - Zircônio, etc.; perfeitamente solúveis em óleos solventes e resinas.

Atuam como catalisadores químicos na oxidação das duplas ligações do ácido graxo, provocando sua interligação por pontos de oxigênio. Assim como uma certa polimerização destas duplas pelo calor.

A parte orgânica é atualmente constituída por ácidos octóico ( 8 at.C ), tendo sido anteriormente usados oleatos, linoneatos, resinatos ( abietados ), etc., abandonados devido a fraca estabilidade e atividade que possui quando em solução, devido a oxidação das duplas ligações de suas cadeias cuja produto oxidado é insolúvel nos solventes e nas resinas.

Os secantes de Pb agem no interior das películas concorrendo para a promoção do seu endurecimento e da sua aderência. São empregados na proporção de 0,3 a 0,5% de metal sobre os sólidos da resina ou verniz, isto é, sobre o veículo não volátil da tinta.

O cobalto tem propriedades secativas mais energéticas que todos os outros metais atuando principalmente na superfície e eliminando a pegajosidade da película. É utilizado na proporção de 0,3 a 0,5% ( nas mesmas condições de Pb ).

O manganês age simultaneamente na superfície e no interior da película, porém, com menor eficiência que os dois anteriores.

Exerce, entretanto, uma ação sinérgica, melhorando as propriedades do Pb e do Co; é usado em proporções de 0,01 - 0,1%, sendo mais eficientes em óleos possuidores de três duplas ligações. O Mn tem a propriedade de amarelar as películas, razão porque seu uso deve ser evitado em tintas brancas ou cores claras.

O zinco mantém a película permeável ao oxigênio facilitando e cooperando com a ação do Pb. A proporção de emprego do zinco é 0,2 - 0,5%.

O naftaleno de zinco possui ação dispersante e umectante sobre grande número de pigmentos sendo também empregado com esta finalidade. Por esta razão deve ser misturado na tinta da sua dispersão no devido equipamento.

O cálcio é um secante auxiliar que, sozinho não tem atividades oxidantes, agindo em alguns casos como dispersante. Em mistura com o chumbo as suas qualidades, inclusive evitando a formação de outros sais resinosos de Pb insolúveis nos veículos de tintas como por exemplos, os ftalatos. A proporção do Ca é dez vezes menor que o Pb.

O ferro não tem atividade como oxidante. É usado como catalisador de polimerização, principalmente pelo calor em estufas. Tem o inconveniente de amarelar fortemente as pelicas, o que limita seu uso as cores escuras, Tem ação absorvente de certos polimentos como o Negro de Fumo. Promove também melhor estabilidade das propriedades de folheamento das tintas de alumínio. A proporção é de 0,1 a 0,3%.

O zircônio é um promotor de oxidação e polimerização, muito eficientes nas tintas de secagem a estufa, promovendo melhor brilho e dureza. Nas tintas de secagem ao ar pode-se substituir o Pb, empregando-se 0,05 a0,1%.

ADITIVOS - TENSOATIVOS

Aditivos são materiais, que adicionados em pequenas quantidades nas tintas, desempenham certas funções específicas não cumpridas pelos ingredientes principais: pigmentos de películas ( resinas ) e dissolventes.

Aplicações:

a) Mudança características superficial de pigmentos

b) Facilitar a umectação e dispersão dos pigmentos

c) Evitar sedimentação dura dos pigmentos

d) Emulsionar óleos e resinas em água

e) Evitar a espuma excessiva de tinta

f) Mudar a consistência da tinta

g) Manter estabilidade da tina

h) Resistência a películas

i) Evitar flotação

j) Evitar pele ( anti-oxidante )

k) Ajudar a secagem, etc...

ANTI-OXIDANTES

São produtos ativos destinados a evitar a oxidação superficial das tintas alquídicas, óleos resinosos, etc., nas embalagens, a qual se denomina “ Pele ”. Os anti-oxidantes inicialmente eram fenóis substituídos que tinham o inconveniente, permanecerem na película dificultando a ação dos secantes. Os oxidantes devem ser voláteis abandonando as películas simultaneamente com os solventes após a aplicação. São atualmente constituídos por certos oximas e aldo oximas, das quais metil etil cetoxima e butiraldoxina São os principais ( etanolamina ). A proporção do emprego é de 0,05 a 0,1% sobre o peso total da tinta.

DISPERSANTES

São produtos destinados a facilitar o completo umidecimento das partículas dos pigmentos pelo veículo das tintas desmanchando os aglomerados e distribuindo-os uniformemente pela tinta ao mesmo tempo que mantém as tonalidades resultantes de diversos pigmentos.

São produtos de caráter tensoativos onde estão incluídos os naftalenos de zinco, cálcio e ferro: outros produtos tensoativos são iônicos e tipos amiônicos e catiônicos para veículos aquosos.

Os óleos de silicone de baixo peso molecular também tem ação dispersante.

ANTI-SEDIMENTANTES

São produtos destinas a formar um gel coloidal de proteção em torno das partículas dos pigmentos dispersos mantendo-os uniformemente distribuídos pela tinta, dificultando sua sedimentação.

Mesmo que na armazenagem prolongada chegue a haver uma decantação esta será em forma de pasta mole de fácil redispersão.

Para esta finalidade empregam-se o estearato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com