TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais áreas de aplicação de tinta

Artigo: Principais áreas de aplicação de tinta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

TINTAS

Quando falamos nas tintas num sentido mais abrangente, compreende-se qualquer material de revestimento, de consistência líquida ou pastosa, apto a cobrir, proteger e uma superfície. (No sentido de atuar como um escudo, de forma a impedir a ação dos vários agentes agressivos exteriores), decorar e/ou de lhe conferir determinadas propriedades especiais.

Segundo o seu uso podem ser brilhantes, transparentes ou não, coloridas ou incolores, bem como apresentar resistência a determinados tipos de agentes agressivos. Duas são, portanto, as funções que normalmente deve preencher uma tinta, quais sejam a de proteger e a de embelezar.

Nesta concepção, tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície apropriada, no estado em que é fornecida ou após diluição ou dispersão em produtos voláteis, ou fusão, é convertível, ao fim de um certo tempo, numa película sólida, contínua, corada e opaca. A qualidade pretendida, o fim a que se destina a tinta, o fator econômico, entre outros. São elementos que podem condicionar a proporção dos constituintes:

*Facilidade na aplicação

Ao utilizarmos o método de aplicação, seja ele qual for à tinta deverá estar na consistência. Carreta para facilitar a aplicação.

*Rápida secagem

As grandes áreas de aplicação são em regra gerais de difícil secagem, principalmente nas secagens muito rápidas. Uma tinta brilhante, para aplicação à trincha em madeira, não deverá secar muito depressa. No entanto, qualquer pintura deverá estar pronta a ser repintada no dia seguinte, se necessário.

*Boa aderência

Para termos sucesso numa pintura

As tintas ecológicas, solúveis em água, têm a mesma qualidade das regulares. Produzidas à base de derivados de petróleo, como aguarrás e tíner, a maioria das tintas comprometem a natureza e o bem-estar das pessoas que trabalham ou têm de conviver com seu cheiro forte. Atentas ao desagravo do consumidor a esses fatores, as indústrias desse setor vêm investindo fortemente em tintas ecológicas.

Solúveis em água e com concentração baixa ou nula de compostos orgânicos voláteis (os chamados VOC’s, que evaporam rapidamente e danificam a camada de ozônio), elas mantêm a qualidade, aplicabilidade e durabilidade das tintas tradicionais.

Para o profissional, apesar de o custo ser em média de 10% a 20% superior que o das tintas tradicionais, a opção pelas ecológicas vale a pena quando se tem em vista os benefícios a longo prazo para a natureza. Isso sem falar que elas são uma alternativa para pessoas que sofrem de irritabilidade e alergias.

Um exemplo é a Metalatex Eco Telha Térmica, indicada para a pintura de telhados. Para Patrícia Fecci, gerente de produtos da Sherwin-Williams, fabricante da tinta, “um dos principais diferenciais é o alto índice de reflexão da luz solar”.Isso garante que, no verão, as telhas pintadas mantenham a temperatura da residência mais amena e que, no inverno, elas transfiram a energia absorvida para o interior da construção, aquecendo-a. Assim, além de ser um produto não agressivo ao meio ambiente – por ser à base de água –, a Metalatex Eco Telha Térmica é capaz de reduzir o consumo da energia gasta com ventiladores e condicionadores de ar.

A Coral também inovou ao retirar da natureza 56 milhões de embalagens PET e utilizá-las na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com