TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tintas E Vernizes Na Construção Civil

Dissertações: Tintas E Vernizes Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  2.245 Visualizações

Página 1 de 5

1º) Com relação a definições, especificações e propriedades de tintas e vernizes utilizados na construção civil, bem como as recomendações para o serviço de pintura, indique cada alternativa como (V) Verdadeiro ou (F) Falso.

a) As tintas são formadas por pigmento, veículo, solvente e aditivo.( V )

b) Para análise de qualidade de uma tinta deve-se considerar suas propriedades referentes a estabilidade, rendimento, aplicabilidade, durabilidade e lavabilidade.( V )

c) Os solventes são utilizados tanto na fabricação das tintas quanto na aplicação das mesmas, misturadas com argamassa. ( )

d) Tintas e vernizes a óleo são aqueles que secam por evaporação e em que o veículo permanente é constituído exclusivamente por produto a base de óleo.( F )

e) Para a realização de pintura em substratos de argamassa ou concreto, no caso de se ter superfícies muito porosas e úmidas, recomenda-se a aplicação de tinta de fundo.( V )

2º) As tintas e vernizes passam por um processo de produção que abrangem determinadas operações unitárias, descreva o processo de produção de tintas e explique qual a diferença existente para a fabricação do verniz.

Pesagem

A primeira etapa na fabricação de tinta é a pesagem dos materiais líquidos para o veículo da tinta.

Mistura

O fabricante coloca uma pequena quantidade em um grande misturador mecânico. Depois adiciona gradualmente o pigmento .

Diluição e Secagem

Após a trituração, a mistura é colocada em um tanque, onde é misturada mecanicamente com mais veículos, solventes e secantes.

Trituração

O produto é depositado em um moinho ou triturador para dispersar as partículas de cor e distribuí-las uniformemente pelo veículo.

Teste de cor e qualidade

Em seguida, o tingidor envia uma amostra da nova tinta para o laboratório de controle de qualidade da fábrica, que irá testar a cor e qualidade.

Tintagem

O tingidor de tingidor, adiciona uma pequena quantidade de pigmento à tinta para conferir-lhe a cor exata e o brilho desejado.

Filtragem

Depois de ter sido aprovada, a tinta é finalmente filtrada através de um saco de feltro, ou de outro tipo de filtro, para remover partículas de poeira ou sujeira.

Embalagem

Esta é a última etapa do processo. A tinta é despejada em um tanque (máquina de alimentação) que irá encher as latas com a quantidade exata.

3º)Apresente os principais tipos de tintas e vernizes, exemplifique suas utilidades e cite os cuidados necessários para uma boa pintura em paredes com reboco.

Há diferenças a salientar que distinguem um verniz de uma tinta, principalmente pelo fato do verniz não ser pigmentado e depois de aplicado forma-se numa película seca transparente, não opaca e que poderá ser corado com corantes solúveis.

Classificação quanto ao fim a que se destinam:

As tintas, conforme o tipo de utilização, apresentam-se as designações mais correntes, como por exemplo:

- Tintas plásticas para construção civil;

- Tintas para estruturas metálicas;

- Tintas antiácidas;

- Tintas antibásicas;

- Tintas antiderrapantes;

- Tintas decorativas;

- Tintas de acabamento [esmaltes];

- Tintas de elevada resistência química;

As paredes de reboco devem ser limpas, secas e isentas de substâncias que possuam incompatibilidade físico-química com os componentes da tinta. Aplicam-se posteriormente as seguintes demãos: selador, emassado e aparelhamento.

4º) Cite os principais equipamentos utilizados em uma boa pintura e suas principais utilidades.

- Aplicação a Pincel e Rolo Manual

- Nebulização a Ar Comprimido

- Nebulização sem Ar

- Imersão

- Aplicação por Jorro

Aplicação por Rolos

Aplicação por “Cortina.

As principais utilidades desses equipamentos são a rapidez na aplicação, uniformidade e economia , visto que a pintura com pincel demanda muito tempo

5º) Quais são os principais defeitos existentes em uma pintura? Cite as causas e as formas de correção destes defeitos.

As “Células de Bénard” são células hexagonais, com centros bem definidos, produzidas por padrões de circulação turbilhonar induzidos pela evaporação dos solventes em películas delgadas

Estudos experimentais demonstraram que as “Células de Bénard” podem ser eliminadas pela diminuição da espessura da camada aplicada, pelo aumento da viscosidade do revestimento e/ou pela minimização dos gradientes de tensão superficial através da superfície da película.

Flutuação: O termo "floating" é empregado para descrever um aspecto manchado ou raiado de uma película de tinta. O "floating" é devido à separação e distribuição irregular dos diferentes pigmentos na tinta

Bolhas de ar: a evaporação rápida dos solventes, cura rápida ou viscosidade inicial muito elevada, impedem a liberação do ar e fazem com que as bolhas permaneçam no interior do revestimento. Além do uso de solventes menos voláteis, que deixem o filme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com