TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Sondagem

Por:   •  8/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

Escola xxx – Ensino médio / técnico

Nome Nº sala

Tipos de Sondagens

São Paulo

2015

Escola– Ensino médio / técnico

NOME Nº SALA

Tipos de Sondagens

Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas e Práticas Construtivas de Infraestrutura do Técnico em edificações, da ETEC Getúlio Vargas como requisito parcial para a avaliação semestral.

Professor Orientador: YYY


Escola– Ensino médio / técnico

NOME Nº SALA

Tipos de Sondagens

Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas e Práticas Construtivas de Infraestrutura do Técnico em edificações, da ETEC Getúlio Vargas como requisito parcial para a avaliação semestral.

Professor Orientador YYY

São Paulo, XX de Junho de 201X

Banca Examinadora

__________________________

Professor YYY

Introdução


A Sondagem é um dos métodos diretos utilizados para a coleta de informações do subsolo e avaliação da capacidade de suporte para Obras. É realizada através de uma perfuração em solo (Sondagem a Percussão) ou rocha (Sondagem Rotativa) onde são determinados os seguintes itens:

 

- Descrição do tipo de solo e/ou rocha e a interpretação geológica até a profundidade de interesse do projeto por meio de amostragem de solo a cada metro ou variação de camada ou amostragem integral da rocha em testemunhos cilíndricos;

- Avaliação das diversas camadas de solos medidas por índice de resistência a penetração do amostrador a cada metro (Standard Penetration Test - SPT);

- Condições do maciço rochoso, considerando a recuperação dos testemunhos, RQD, grau de Alteração, fraturamento e características das descontinuidades;

- Informação completa sobre o nível do lençol freático (nível d'água estático e dinâmico).

Tipos de Sondagens

Sondagem á Percussão

 A Sondagem a Percussão é uma ferramenta de investigação do subsolo que mede a resistência do solo.

Sondagem Rotativa

 Sondagem rotativa é um método de investigação geológico-geotécnico que consiste no uso de um conjunto motomecanizado.

Sondagem a Trado

 Sondagem a trado é um método de investigação geológico-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado.


Sondagem a Percussão

Origem:

A história do SPT pode ser dividida em quatro fases: a primeira, que vai de 1902 até meados dos anos 1920, quando se inicia a utilização do amostrador; a segunda, começando em 1927 e indo até o final da década de 1940, com a publicação do livro de Terzaghi & Peck (1948); a terceira que se inicia com a referida publicação e se estende até a segunda metade dos anos 1970, período marcado pelas primeiras tentativas oficiais de normatização do ensaio, abrindo caminho para a quarta fase, a partir de 1977, quando se iniciam as preocupações com a qualidade dos dados e as técnicas de interpretação. De acordo com Belincanta (1998) por volta de 1902 o engenheiro Charles R. Gow iniciou nos Estados Unidos a obtenção de amostras através de processos dinâmicos de cravação (TEIXEIRA, 1974; 1977). Até essa data os processos de identificação do solo tinham por base o recolhimento de amostras de solo resultantes da perfuração com circulação d’água e a abertura de poços de grande diâmetro. Naturalmente, esses processos descaracterizavam a estrutura natural do solo e prejudicavam a identificação do tipo de solo e suas propriedades. O processo proposto por Charles R. Gow baseava-se na cravação dinâmica a seco de um tubo metálico oco de 25,4 mm de diâmetro nominal e aproximadamente 450 mm de comprimento, através do impacto de um martelo que pesava 0,49 kN. Esse procedimento possibilitou a obtenção de amostras de melhor qualidade, na profundidade desejada.

História:

O primeiro equipamento de sondagem à percussão do Brasil foi fabricado em 1938, pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com base em projeto e especificações americanas, que após estudo estatístico adotou-se o padrão das sondagens à percussão com lavagem e utilização de amostrador do tipo IPT.

Em 1948, este método de investigação ficou conhecido internacionalmente como SPT “Standard Peneration Test”.

Em 1988, foi proposto pelo Engenheiro Stelvio M. T. Ranzini a medida de torque necessário para romper a adesão solo - amostrador, logo após a realização do ensaio SPT, como complemento de informações, que passou a ser denominado ensaio SPT-T, porém ainda não normatizado.

Em fevereiro de 2001 a ABNT, publicou uma nova versão da NBR-6484, atualmente utilizada, que substitui a NBR-6484:1980 e cancela e substitui a NBR 7250:1982.

Equipamentos utilizados:

O equipamento para a sondagem de percussão é simples, e barato. Existe materiais mais sofisticados para a realização da sondagem, mas o material básico consiste em:

  • Um tripé com sarilho, roldana e cabo;
  • Tubos metálicos de revestimento, com diâmetro interno de 63,5mm;
  • Hastes de aço para a perfuração, com diâmetro interno de 25mm;

 Esta sondagem também é chamada de "Simples Reconhecimento", ou " Sondagem SPT" ( SPT vem da abreviação do termo em inglês Standard Penetration Test, ou seja, Teste de Penetração Padrão).Este processo é muito usado para reconhecer o subsolo do local da construção .Neste reconhecimento podemos saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com