TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de argumentação

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Engenharia de Produção                    Turma: 1º Período                            Turno: Noturno

Disciplina: Comunicação e Expressão                          

Profa.: Júlio Sales

Aluno(a):________________________________________________________________

CASE

“Obrigado por Fumar”: o poder dos argumentos nas relações discursivas

[pic 2]

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Título Original: Thank You for Smoking

Gênero: Comédia        

Duração: 92 min.

Ano: EUA - 2006

Distribuição: FOX FILM

Direção e Roteiro: Jason Reitman                           

Objetivos de ensino

  • Discutir o papel da comunicação nas relações sociais;

  • Analisar a linguagem argumentativa presente na fala do protagonista nas diversas situações discursivas;
  • Analisar o papel dos argumentos na construção do discurso;
  • Reconhecer o discurso como instrumento de dominação social.

Case – Sinopse do Filme:

O filme de estreia de Jason Reitman, OBRIGADO POR FUMAR, é uma sátira corrosiva à chamada "culture of spin" (cultura de manipulação de informações), baseada na elogiada obra do mesmo nome 1994 de Christopher Buckley, adaptada para as telas por Reitman. O herói de OBRIGADO POR FUMAR é Nick Naylor (Aaron Eckhart), porta-voz principal das grandes empresas de cigarros, que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes na nossa cultura neo-puritana atual.

Nick Naylor (Aaron Eckhart), protagonista e narrador do filme, trabalha para a Academia de Estudo do Tabaco, sua principal ação é usar o seu poder de persuasão em reuniões ou através de mídias para persuadir a população, construindo discursos com um poder de convencimento inigualável e, a partir daí, defender o ponto de vista que mais interessa, o seu.

Desafiado pelos vigilantes da saúde que querem banir o consumo de cigarros e por um Senador oportunista (William H. Macy) que deseja colocar rótulos de veneno nas embalagens de cigarros, Nick embarca numa ofensiva de relações públicas, manipulando informações e minimizando os riscos do uso do cigarro em programas de entrevistas de TV, chegando a buscar a ajuda de um superagente de Hollwyood (Rob Lowe) para promover o fumo nos filmes. A fama recente de Nick atrai a atenção do chefão das indústrias de cigarro (Robert Duvall) e de uma repórter de um influente jornal de Washington que deseja investigá-lo (Katie Holmes). Nick diz que só trabalha para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que o filho pequeno Joey (Cameron Bright) presta em seu trabalho e uma ameaça de morte bastante real podem acabar fazendo com que ele mude de opinião.

(Disponível em: http://www.cranik.com/obrigadoporfumar.html. e http://www.academia.edu/4242735)

Obrigado por fumar, na verdade, usa da ironia e sarcasmo de uma maneira descomplicada de se entender. Como essa “maneira descomplicada de se entender” é manipulada nas informações? As críticas que o filme pretende fazer aos riscos do uso do cigarro foram bem fundamentadas na sua argumentação?

Questões para análise:

        

  1. Analise os diversos níveis de linguagem empregados por Nick Naylor, observando os diferentes contextos argumentativos em que atuava;

  1. Considerando as intencionalidades e as situações discursivas de Naylor, quais funções da linguagem são preponderantes em suas argumentações? Descreva-as e “localize-as” no filme;

  1. Observando as técnicas argumentativas de Luis Fiorin e Francisco Savioli em “Para Entender o Texto” (2007), analise os tipos diferentes de argumentos acionados pelo protagonista. Esses argumentos foram válidos?
  1. "... é um trabalho que requer certa ‘flexibilidade moral’...!". Essa é uma característica citada pelo próprio lobista em relação a sua profissão. É sabido que deter a arte da argumentação acarreta certo poder em qualquer situação comunicativa, sendo, pois, um valioso mecanismo não só de interação, como também de dominação social. Contudo, em Roland Barthes por Roland Barthes, “Toda a lei que oprime um discurso está insuficientemente fundamentada.” (BARTHES. 1975, p. 44). A partir desses pressupostos e considerando a “performance discursiva” do lobista ao longo de todo o filme, pode-se afirmar que ele era desonesto com seus interlocutores? Há limites éticos na atividade argumentativa? Fundamente sua análise.

Teorias envolvidas

  • Comunicação;
  • Níveis de linguagem;
  • Campo Semântico;
  • Discurso e Argumentação;
  • Técnicas redacionais;
  • Dissertação-argumentativa.

Observações

  • As Referências para a execução do seu Case são as mesmas disponibilizadas nos Planos de Ensino;
  • Na Sinopse do Case, deve constar a descrição dos personagens relevantes; descrição das decisões possíveis.

Cronograma

  • Exibição do filme “Obrigado por Fumar”: 07/02;
  • Discussão em pequenos e grandes grupos e entrega da Sinopse do Case: 15/04;
  • Dissertação Argumentativa do Case: 25/04.

Importante

  • Na aula de discussão em pequenos grupos, o aluno deverá levar duas cópias com as respostas às questões acima: uma será entregue ao professor e outra servirá para subsidiar o trabalho nos grupos;
  • Nas discussões, as notas serão atribuídas a partir da apresentação dos relatores após a discussão em pequenos grupos. A nota, a priori, será única a todos os membros do grupo. Nota diferenciada (para mais ou para menos) poderá ser atribuída individualmente a partir da participação na discussão generalizada;
  • Não será permitida a reposição de quaisquer etapas do trabalho de Case;
  • Poderemos manter contato para possíveis esclarecimentos durante o trabalho através do e-mail: jgcsjulio@hotmail.com.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com