TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de pocos

Por:   •  18/6/2015  •  Seminário  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 11

Tipos de poços

Introdução

Existe um número de diferentes tipos de poços que podem ser perfurados, e eles são descritos no texto. Um tipo particular de poço pode ser a melhor alternativa ou a mais econômica visando a drenagem de uma especifica configuração de hidrocarbonetos. Varias estratégias de perfuração podem ser adotadas para chegar a específicos padrões com o objetivo de otimizar a produção de um campo.

Poços Convencionais

Nos primórdios da indústria de óleo, a perfuração de poços era uma simples operação. A localização de um poço era escolhido na parte superior do reservatório, e o poço era perfurado diretamente ate o alvo como um poço vertical. Então a perfuração ficou mais sofisticada quando a arte de desviar poços foi aperfeiçoado. Aqui, a broca é defletida a um ângulo a partir da vertical até o alvo específico. Poços desviados são comumente perfurados a partir de uma localização fixa de perfuração como as em plataformas offshore (Cheatham, 1992). Um método de perfuração direcional usa um conjunto com uma broca e turbina de lama. O fluxo da lama através da turbina causa a rotação da broca enquanto a coluna de perfuração permanece parada. Perfuradores se referem a este tipo de perfuração como sendo “modo de deslizamento” porque a coluna de perfuração desliza juntamente atrás da turbina. Para defletir a broca para a apropriada direção, uma “bent sub” é usada, isso é uma peça da tubulação de perfuração é dobrada num ângulo de aproximadamente 1-2 graus, o qual é inserido atrás da turbina de lama e orientado da superfície juntamente com a direção planejada para o poço (Inglis, 1987).

Um técnica mais recente para desviar um poço envolve usar perfuração rotativa. Sinais da superfície podem ser mandadas para a broca de perfuracao para defletir na direção apropriada enquanto esta perfurando no modo de rotação. Perfuracao pode ser mais eficiente nesse modo porque há menos risco da  tubulação de perfuração ficar presa, a tubulação vira e a taxa de penetração é mais rápida (Downton et al., 2000).

Poços verticais e moderadamente desviados são chamados de Poços Convencionais. Eles são os tipos mais comum de poços porque eles são relativamente baratos para perfurar.

Sidetrack Well

Uma típica operação é a de fazer uma perfuração lateral. Isso é quando um poço já foi perfurado ou parcialmente perfurado e existe a necessidade de sair de um lado do poço para um alvo diferente. A perfuração lateral pode ser requisitada caso há algo preso na tubulação original, que não pode ser tirado. Em campos de produção, um poço existente deve ser perfurado lateralmente se não existe mais uso para aquele poço, ex.: o poço de óleo foi invadido por água. Uma janela será cortada no poço original por uma assembleia milimétrica especial e a perfuração vai então proceder da janela ate o novo alvo.

Poço Horizontal

poços horizontais são poços onde o reservatório é perfurado à altos anglos, tipicamente com uma trajetória para manter o poço com um especifico intervalo de reservatório ou zona de hidrocarboneto. Esses poços são raramente perfeitamente horizontais, mas eles tendem a ser o mais horizontal possível, geralmente com ângulos de 80” da vertical.

Poços horizontais são perfurados numa especifica configuração. A secao alvo do poço é perfurada junto a um caminho de um poço convencional ate logo abaixo da secao do reservatório, ate o que é conhecido como Kick Off Point. Do Kick Off point, o poço é perfurado num anglo crescente, em direção a um anglo próximo do horizontal. O ponto no qual o poço entra o reservatório é chamado ponto de entrada. A partir dai, o poço continua numa orientação horizontal com a intenção de manter sua substancialidade com o alvo do reservatório ate o comprimento da penetração horizontal ser atingida.

Um problema da perfuração horizontal é localizar o Kick off point na distancia certa acima do reservatório. O kick off point vai ser planejado para uma especifica profundidade a cima da zona alvo premeditada anteriormente, para que ha espaço suficiente para virar o poço e então entrar no alvo próximo a um angulo horizontal. Se a zona alvo for predita muito alta, as chances são de que o poço vai ser perfurado todo o caminho pelo reservatório antes de ser capaz de virar rapidamente o suficiente para estabelecer uma trajetória horizontal. Se a zona alvo é mais profunda do que esperado, então a uma longa distancia do poço pode ser perfurada a um angulo alto antes de entrar no reservatório. Devido a normal incerteza em estabelecer a profundidade da zona alvo a partir do método de sísmica, é comum que um piloto seja perfurado antes para obter essa informação diretamente. Poços pilotos devem ser vertical, entretanto é melhor desviar o poço piloto na direção do caminho do poço horizontal e mais perto da entrada planejada da secao horizontal. Se um poço horizontal é planejado perto a um poço de avaliação, então isso pode ser usado como um representante para o poço piloto.

Um poço horizontal pode ser perfurado geometricamente onde existe uma confiança quanto a geometria do reservatório. Os alvos são definidas na entry point e a uma profundidade total, e o poço eé perfurado de acordo com o conjunto de planos geométricos entre eles.

Uma alternativa é de “geosteer” um poço horizontal, particularmente onde existe menos confiança na predição da geologia do reservatório. “Geosteering” envolve usar informação geológica obtida enquanto o poço é perfurado para tentar e manter o caminho do poço com o alvo. Isso pode envolver o uso de real-time informação mas deve também incluir input enquanto a perfuração a partir do poço-site bioestratigráficamente ou a partir da examinacao de cortes perfurados se as litogias do topo e base do reservatório são distintas.

A principal técnica de “geosteering” envolve o uso de real-time informação enquanto o poço horizontal é perfurado. A informação da base pode ser diretamente transmitida para um computador na sala do geólogo do campo de perfuração. Isso pertite que o geólogo estabeleca qual parte do reservatório esta sendo perfurado e então decida onde o poço deve ser conduzido para o próximo. Isso é feito comparando as informações de tempo real com as dos poços próximos. Informacoes de poços horizontais podem ser diferentes das informações de poços convencionais. Um catalogo de informações esperadas, como elas podem aparecer numa trajetória horizontal, pode ser criado por modelação computacional. Se o geólogo pensa que o poço é abaixo da zona alvo, ele vai pedir ao perfurados direcional para conduzir para baixo, se o geólogo acredita que esta  a cima do alvo, ele vai pedir ao perfurador para conduzir para cima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com