TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de processos de tratamento de água

Por:   •  18/2/2017  •  Dissertação  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de processos de tratamento de água

O tratamento da água é conseguido utilizando-se processos físicos, químicos e bioquímicos para remover suas impurezas.

Estes processos podem estar ligados essencialmente a clarificação, a desinfecção ou serem específicos em relação a impurezas a remover ou ao objetivo a ser conseguido.

No primeiro caso, podem-se situar a mistura, a coagulação, floculação, sedimentação, ou decantação e filtração.

Na desinfecção, são incluídas a cloração, a ozonização e a utilização da radiação ultravioleta.

Nos processos específicos, incluem-se a aeração ou arejamento, a correção de dureza, as remoções de sabor e odor, o tratamento por contato e o controle da corrosão.

A mistura é um processo mecânico, algumas vezes feito hidraulicamente, cujo objetivo é misturar o mais rapidamente possível o coagulante na massa líquida.

A coagulação é a hidrólise do sulfato de alumínio processada na água num pH conveniente, na maioria dos casos em torno de 7,0 a 7,5. Esta reação, que é muito rápida, processa-se dentro de poucos segundos após a aplicação do coagulante e constitui o agente que move as partículas colidais por meio de forças químicas.

Em virtude da alta velocidade desta reação química, a eficiência da coagulação depende da mistura intensa, que deve ser assegurada no ponto de aplicação do coagulante, para que se garanta uma distribuição uniforme e uma exposição ao coagulante das partículas finas existentes na água antes que a reação esteja terminada.

Do mesmo modo, para que a reação se processo, é necessário que se faça um ajustamento adequado do pH da água, determinado em laboratório, por meio da adição de cal ou de uma substancia acidificante.

A floculação é um processo mecânico que visa aglutinar as partículas minúsculas coaguladas por meio de um contato estabelecido entre elas a outras existentes na água, através de uma agitação prolongada durante a qual elas se unem, aumentam em tamanho e se acondicionam, tornando-se mais densas.

A eficiência da floculação depende da intensidade agitação fornecida, que deve criar gradientes de velocidade tais que não conduzam a esforços cortantes, geradores de tensões cisalhantes superiores as tensões admissíveis do material coagulado.

A sedimentação ou decantação consiste na remação, por ação da gravidade, do material floculado.

A filtração é a remoção de sólidos dissolvidos, colidais e em suspensão, através da passagem da água por meio poroso. Durante o seu processamento, ocorrem os fenômenos de adsorção, sedimentação, coagem e até mesmo floculação.

A adsorção é a retenção das substâncias removidas pela superfície das partículas materiais constituintes do meio filtrante, a sedimentação a remoção por ação da gravidade de minúsculas partículas existentes na água localizada nos poros do meio filtrante, que se comportam neste caso como se fossem pequenos decantares, a coagem é a retenção feita na entrada dos poros, de partículas de dimensão superior a abertura dos mesmos.

A floculação ocorre no interior dos poros, durante o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com