TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Torque ou momento de uma força

Por:   •  16/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  2.236 Visualizações

Página 1 de 11

TORQUE OU MOMENTO DE UMA FORÇA

Leonardo Leite Corrêa; Murilo ¹; Lucas Vallim²; João Pedro; Patrick; Rodolfo Salles;

¹ – Graduandos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá

Leonardo_correa26@hotmail.com; Murilo.facre.@gmail.com; Lukas_valim@hotmail.com; Joao_petter@hotmail.com; Patrick_matupa@hotmail.com; Rbsalles@gmail.com

² Prof. Dr. Jonathan WillianZangeskiNovais

jonathanzangeski@gmail.com

Resumo

        Este trabalho foi feito com base nos laboratórios e aula que tivemos neste bimestre, onde tratamos de assuntos e matérias que utilizaremos com freqüência nos estudos de agora em diante.

        Neste material falaremos especificamente e analisaremos o campo elétrico e as cargas que atuam ao seu redor.

        Queremos chegar a resultados satisfatórios e para isso coletamos informações e materiais para que fosse possível exemplificar o que foi estudado até aqui.

        Usaremos experimentos e informações pesquisadas alem do que foi feito nos laboratórios para comprovar os resultados a uma medida aceitável.

        Material feito com bases no que o professor disse nos laboratório e na sala de aula.

Introdução

        

Esse relatório trata-se de um experimento chamado de torque ou momento de uma força. Poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire.

Utiliza conceitos fundamentais como distancia, força, bem como princípios como o da resultante (todas as forças aplicadas sobre um objeto equivalem a sua soma), e das leis de Newton, chegando a resultados como o de equilíbrio rotacional (diz-se que uma alavanca esta em equilíbrio quando a soma de todos os seus momentos é nula).

O objetivo desse experimento é calcular o equilíbrio rotacional da alavanca fazendo três testes no primeiro experimento, e no segundo experimento é calcular o equilíbrio das hastes paralelas, nesses dois experimentos utilizando conceitos de força, torque e distância.  

Fundamentação Teórica

Neste bimestre estudamos sobre Torque ou Momento de uma Força. E por isso não foi diferente neste último Laboratório, fizemos na prática àquilo que aprendemos na sala de aula. A fórmula que mais utilizamos foi:

.[pic 1]

Que seria a força vezes a distancia para achar o torque, com isso achávamos o que era preciso no experimento que seria o equilíbrio rotacional. Também usávamos outra formula fundamental para se obter o êxito dos experimentos que era o torque horário igual ao torque anti-horário:

[pic 2]

Que seria para saber se a força esta no sentido horário ou anti-horária.

        Um bom exemplo para explicar melhor a teoria seria quando aplicada uma força em uma porta. Uma maçaneta esta o mais longe possível do eixo das dobradiças por uma boa razão. Para abrir uma porta pesada você certamente deve aplicar uma força: apenas isso. Contudo, não é suficiente. O lugar onde você aplica a força e a direção em que você empurra a porta também são parâmetros importantes. Se você aplica a força mais perto do eixo das dobradiças que a maçaneta, ou com um ângulo diferente de 90º em relação ao plano da porta, precisa usar uma força maior para abrir a porta do que se aplicar a força à maçaneta, perpendicularmente ao plano da porta. E com isso utilizamos também para achar o equilíbrio rotacional, por exemplo, quando se coloca uma alavanca e queremos deixar ela em equilíbrio, para isso pode utilizar o torque, foi o que fizemos nos experimentos.

 E dentro de cada teste, pudemos concretizar o que fizemos em sala, pois calculamos o Equilíbrio das barras que tinham massas e distâncias, usando o conceito e a matemática aplicada em sala.

Materiais e Métodos

                       

                          Materiais                                   Quantidade

         Gerador de Van de Graaff                                      1

        Lâmpada fluorescente comum                        1

        Copinho descartável                                         1

        Bolinhas (pedaços) de isopor                                8

        Tiras de papel                                         4

        Percevejo                                                1

Torniquete elétrico com pivô                                1

        Pino banana com agulha                                1

        

Utilizou-se o gerador de van de Graaff em todos os experimentos, esse equipamento é utilizado para reproduzir um processo chamado eletrização que pode ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução. Esse aparelho é destinado ao estudo da eletrostática, o aparelho funciona a partir do motor que movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera. O torniquete foi utilizado com o pivô para que ele pudesse girar em determinada ocasião. O percevejo foi colocado na esfera menor do gerador em um dos testes. Sendo assim o grupo fez seis experimentos, sendo que em cada experimento tínhamos que explicar o ocorrido em cada um dos testes, a seguir explicaremos com foi feito os testes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com