TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Avaliação de Impacto Ambiental

Por:   •  21/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Fichamento de Estudo de Caso

Renan Maia Armaroli

Trabalho da disciplina Avaliação de Impactos Ambientais

Tutor: Prof. Ricardo Finotti Leite

Rio de Janeiro

2019

[pic 3]

[pic 4]

ESTUDO DE CASO:  A B Lab e a Evolução da Avaliação de Impacto

 A pergunta é: como você se comporta quando está à frente do mercado? Quão longe você pode ir para satisfazer o mercado?

REFERÊNCIA: Bart Houlahan, co-fundador da B Lab

Em 2006, foi fundada por Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy uma organização norte-americana sem fins lucrativos, chamada B Lab. Foi fundada para dar apoio a empresas privadas que visavam oferecer benefícios sociais e ambientais. Suas três principais áreas de atuações eram:

fortalecimento da comunidade em relação a negócios com fins sociais, criação de um ambiente legal para dar mais suporte a eles e promoção de um conjunto comum de padrões e avaliações para criar a accountability.

Apesar de não ter sido inventado o termo "investimento de impacto” até um ano após a fundação da B Lab, ela desempenhou um papel importante nessa prática relativamente nova, que procurava gerar valor ambiental ou social positivo com retornos financeiros. Era particularmente importante para a B Lab, saber como o impacto poderia ser medido.

 Medir o sucesso no setor privado era, em geral, uma tarefa relativamente simples, desde que o retorno financeiro fosse o parâmetro principal. Medir o impacto social ou ambiental, no entanto, é muito mais complicado. Nos últimos anos, foram feitos muitos esforços para criar sistemas para medir o impacto social dentro e através das organizações.

O trabalho inicial da B Lab sobre a avaliação do impacto era parte de seu primeiro esforço para criar uma comunidade vibrante de empresas com o mesmo pensamento.

Assim, a B Lab criou uma certificação chamada B Corp, com uma definição ampla de responsabilidade fiduciária e corporativa que incluía diversos interesses das partes interessadas.[pic 5]

Com o tempo, a B Lab estava desenvolvendo seu próprio sistema de impacto, e outros em filantropia e investimentos voltados para a missão estavam confrontando com questões de medição similares.

Em 2007 e 2008, a Fundação Rockefeller reuniu líderes de fundações e instituições financeiras e do campo do desenvolvimento internacional para discutir o “investimento de impacto”. Vários compromissos foram feitos, incluindo a Iniciativa de Investimento de Impacto de $38 milhões da própria Rockefeller.

Foi trabalhado em conjunto com a Rockefeller e a Acumen Fund, um fundo de investimento de impacto sem fins lucrativos e com apoio financeiro adicional da USAID, a B Lab começou a desenvolver um conjunto de definições, métrica e metodologias que poderiam ser usados para descrever e medir os impactos sociais e ambientais das empresas. Grande parte foi baseada na Avaliação de Impacto B original. Outra parte veio do Acumen Fund, com o auxílio técnico e o levantamento de dados da Hitachi, da Deloitte e da PriceWaterhouseCoopers, foi o IRIS.

O IRIS forneceu também a taxonomia subjacente para as principais iniciativas da B Lab, o Sistema de Avaliação de Investimento de Impacto Global (GIIRS), que era um sistema que transformava a Avaliação de Impacto B em uma ferramenta de avaliação significativa para investidores de impacto. Como a maioria das perguntas da Avaliação de Impacto B havia sido adequada para as empresas nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, os fundos pioneiros, tendo a experiência de investir em mercados emergentes, ajudaram a B Lab a modificar a Avaliação de Impacto para se adequar melhor às empresas dos países em desenvolvimento.

O GIIRS foi visto como uma etapa crítica para o objetivo final dos mercados de capital social eficientes. Em seu plano inicial para o GIIRS, a B Lab esperou combinar

a ampla inclusão com a geração de receitas. Em um ano, a B Lab recebeu no GIIRS diversas assinaturas de empresas, fundos e investidores novos. A resposta do

mercado deixou claro que já era hora de rever o GIIRS 1.0. Após algumas melhorias a B Lab ouvia que o GIIRS não estava sendo usado tanto quanto ela havia previsto.[pic 6]

Em 2012, Coen Gilbert, Houlahan e Kassoy decidiram realizar uma pesquisa significativa para aprender mais sobre o uso e a demanda do GIIRS e com aval da Fundação Rockefeller, a B Lab contratou a Monitor (posteriormente adquirida pela Deloitte) para realizar essa análise de mercado. A Monitor descobriu que enquanto alguns usuários do GIIRS, valorizavam as avaliações e as pontuações de terceiros, instituições financeiras de pequena e grande escala consideravam-nas de valor médio. As fundações de grande porte indicavam que o GIIRS era útil para fins de instrução e auxílio técnico, mas não necessariamente para a orientação do investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (785.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com