TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Introdução A Engenharia Civil

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Introdução A Engenharia Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

1-Sumário

Introdução...................................................................................................................................................3

Desenvolvimento.........................................................................................................................................4

Resumo.......................................................................................................................................................8

Conclusão...................................................................................................................................................9

Referencias Bibliográficas.........................................................................................................................10

2-Introdução

A Engenharia Civil, para atender e satisfazer suas premissas toma como ferramenta a interação com outras engenharias, dessa parceria, nascem projetos ousados e cada vez mais funcionais. Porém, para reger esse processo, o profissional precisa ter conhecimento sobre a ética profissional e sua importância. Outro ponto é a atualização do engenheiro em relação às nuances do mercado de trabalho, no que diz respeito a novas tecnologias, novos materiais e maneiras de aperfeiçoar a construção nos preceitos sustentáveis, atendendo às demandas ambientais.

3-Desencolvimento

INTERAÇÕES DA ENGENHARIA CIVIL COM AS OUTRAS MODALIDADES DA ENGENHARIA

Engenharia de Agrimensura - O engenheiro agrimensor é o profissional qualificado para analisar o ambiente onde vai ser feita determinada obra, e após seu início vai monitorar seu andamento e procurar mapear determinados problemas que aparecerão em seu decurso. Os Engenheiros Agrimensores são necessários em canteiros de obra, acompanhamento e monitoramento de áreas rurais e construções urbanas, além de construção de rodovias, ferrovias, hidrovias, barragens, loteamentos, minerações entre outras obras.

Engenharia Elétrica – O engenheiro elétrico é responsável pelo projeto e emprego de tecnologias nas instalações elétricas das obras.

Engenharia Mecânica – Importante na elaboração de projetos voltados às estruturas metálicas e emprego de mecanismos mecânicos na construção civil.

Engenharia de Materiais – O engenheiro de materiais contribui com a construção civil no emprego de novos materiais e técnicas de construção otimizados, resultando em obras que geram menos resíduos e realizadas em menos tempo.

Arquitetura – Originalmente como ramo da Engenharia Civil, essa profissão cuida do estético e funcional. Há muito tempo os prédios deixaram de ser simplesmente caixas de concreto dividida em compartimentos, mas obras inteligentes e com valor estético agregado.

Engenharia Ambiental – O engenheiro ambiental atua como consultor ambiental, contribuindo com informações sobre o plano diretor da cidade, no que se refere ao zoneamento urbano, para que a obra seja instalada em local regular. Pois vários prédios para serem instalados, necessitam de licenciamentos ambientais junto aos órgãos competentes, como elencados na Deliberação Normativa nº 74/2004. Alguns fazem uso de poços tubulares para captação de água que devem possuir a Outorga de Uso de Água, emitida pelo Instituto Mineiro de Águas – IGAM.

EVOLUÇÕES DOS MATERIAIS E DAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA

A história dos materiais de construção acompanha a própria história do homem, pois este sempre buscou na casa um local de abrigo e segurança imprescindível à sua sobrevivência e um ponto de referência fundamental para o seu relacionamento com o mundo. A importância dos materiais na história do homem é tal que, nos primórdios, ela foi dividida conforme a predominância do uso de um ou de outro: Idade da Pedra, Idade do Bronze; ou por seus melhoramentos: Idade da Pedra Lascada e Idade da Pedra Polida.

A princípio o homem empregava os materiais da forma como os encontrava na natureza, passando a modelá-los e adaptá-los às suas necessidades. A evolução dos materiais, inicialmente, se deu a passos lentos. Como por exemplo, o caso do concreto, que surgiu da necessidade de um material resistente como a pedra, mas de moldagem fácil como o barro, ao que respondeu, inicialmente, a porcelana, uma mistura de barro com cal gorda, muito semelhante ao concreto atual. Depois surgiu a necessidade de estruturas capazes de vencer vãos maiores, ao que se desenvolveu o concreto-ferro, hoje concreto armado. A partir de então, começaram as pesquisas sobre os aços e hoje, tem-se o concreto pretendido em diversas estruturas. Ou como os casos das madeiras e rochas, que, em virtude de suas “imperfeições” naturais e extração limitada, encontram cada vez mais concorrência com os materiais industrializados – que muitas vezes substituem com vantagens os elementos naturais.

Através dos anos, os materiais e técnicas de construção foram mudando. Não que o processo construtivo esteja relacionado a modismos, mas por causa de uma super-oferta de novas tecnologias, que fizeram avançar esta área. De acordo com Blackburn (1989), apesar de certos aspectos terem se mantido constantes, outros variaram muito. Enquanto surgiram produtos e processos novos e inovadores, outros se tornaram obsoletos e arcaicos, assim como as necessidades do homem.

Os materiais ditos de construção, ou seja, os mais brutos que edificam as construções, não mais se limitam a pedras e tijolos. Os blocos de concreto, painéis pré-moldados e paredes dry-wall estão substituindo os materiais convencionais, com certas vantagens como rapidez de execução e racionalização da obra. Ainda mais significativo é o avanço em relação aos materiais ditos de acabamento – que revestem e acabam os espaços. Não mais se limitam a argamassa dos cimentados, cerâmicas, pedras e madeiras. Hoje, a tecnologia avança com rapidez. Os materiais são simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou elaborados industrialmente. A gama de opções para os diversos usos é variada, assim como as propriedades e variedades de um mesmo material.

AGLOMERANTES

A)Definição e Uso

Aglomerante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com