TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Info

Artigo: Trabalho De Info. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  7.867 Palavras (32 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 32

INTRODUÇÃO

Desde seu surgimento, há muito tempo, o computador revolucionou em vários aspectos. Mesmo os primeiros computadores, que para nós não passam de antiguidades, já facilitavam a vida do usuário e todos que tinham acesso a está nova tecnologia não largava mais as suas vantagens, mesmo com as suas limitações da época.

Tempo depois, quando o computador, depois de muitas evoluções, passou a trabalhar juntamente com a internet, as coisas foram ainda mais "facilitadas", os acessos a novas informações, culturas, transações e até mesmo relações de amizades, foram propiciadas, ou seja, podemos destacar que o computador foi a máquina que permitiu a globalização.

Atualmente, não tem como imaginar o mundo funcionando sem o computador, pois tudo que é feito está ligado de forma direta ou indiretamente a ele. E cada vez o acesso desta tecnologia está ao alcance de todos. Notebooks, tablets, ultrabooks e celulares podem ser transportados e ainda executarem grandes tarefas.

Mas como citado anteriormente, o computador passou por várias evoluções antes de ter o aspecto da máquina que conhecemos atualmente, não somente na parte estética, mas na parte do seu funcionamento interior. Sendo assim o trabalho a seguir irá abordar sobre este assunto mostrando as mudanças mais significativas que ele sofreu até a geração atual.

RELATÓRIO 1 - MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOK E TABLETS

1.1 INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Primeira, antes de ser aprofundado na matéria de Arquitetura de Computadores, é preciso entender ou pelo menos conhecer a evolução pelas quais o computador passou desde o seu surgimento.

O Computador e suas evoluções

Todas as tecnologias tem uma evolução, e com o computador não poderias ser diferente. Desde sua invenção ele sofreu diversas modificações e aperfeiçoamentos. No início, podemos classificá-lo como computador analógico e atualmente ele é conhecido como computador digital.

GERAÇÃO ZERO: Computadores Mecânicos (1642 – 1945)

Inventado na China, o Ábaco é o instrumento a que podemos chamar a máquina de calcular mais antiga. Foi a primeira calculadora que ajudou o homem a calcular mais rápido. O Este foi o ponto de partida para que fossem inventadas novas formas de calcular ainda mais fáceis e rápidas.

Além do ábaco a partir de 1642 podem ser citados o uso de engrenagens (mecânicas e eletromecânicas) para sua construção. Com esta forma de construção a velocidade de operação era muito lenta sendo que eram feitos apenas para realização de apenas uma tarefa. (Introdução à Arquitetura de Computadores - Prof. Roberto Willrich. )

Outros exemplos de máquinas são:

- 1642: Máquina de Somar de Pascal

A máquina de somar foi construída por Blaise Pascal, que foi um matemático. Está máquina era conhecida como Pascalina. Era constituída de rodas dentadas colocadas lado a lado, cada uma marcada de 0 a 9 e com intervalos iguais em torno do seu perímetro. A Pascalina, foi um Dispositivo mecânico que servia para somar números. (Introdução à Arquitetura de Computadores - Prof. Roberto Willrich. )

- 1672: Máquina de Calcular De Leibnitz

A máquina de cacular de Leibinitz tinha muitas inovações mecânicas, ela possuía um “tambor de dentes” que permitia, através de suas rotações, a multiplicação de números através de rotações de uma manivela. (Introdução à Arquitetura de Computadores - Prof. Roberto Willrich. )

- 1791-1871: Máquinas De Babbage

No ano de 1821 o matemático e inventor britânico Charles Babbage já estava cansado com os erros dos cálculos feitos manualmente. Desta forma começou a desenvolver uma máquina que fizesse cálculos mecanicamente. Esta situação o levou a desenhar um conjunto de “motores” de cálculo aritmético e“computacional”.Em 1833 constrói a “analyticalengine”, antepassado dos computadores. Era programada por cartões perfurados, tinha "memória" e um processador. (Introdução à Arquitetura de Computadores - Prof. Roberto Willrich. )

- 1890: Cartões Perfurados

Os cartões perfurados são utilizados no censo dos E.U.A., tendo sido codificados um ano antes pelo estatístico Herman Hollerith que conseguiu reduzir o censo americano de 8 para menos de 3 anos. (Introdução à Arquitetura de Computadores - Prof. Roberto Willrich. )

- 1924: Impressora de Cartões Perfurados IBM CARROL

Este cilindro de impressão de três polegadas e meia pertence à primeira máquina que produziu comercialmente a alta velocidade cartões perfurados a impressora Carroll desenvolvida pela IBM em 1924. (Introdução à Arquitetura de Computadores - Prof. Roberto Willrich. )

- 1944: Harvard Mark 1

Calculadora mecânica e elétrica 15 toneladas 15 anos em serviço Produziu tabelas com fins militares e científicos. (Introdução à Arquitetura de Computadores - Prof. Roberto Willrich. )

PRIMEIRA GERAÇÃO: O uso das Válvulas (1945 - 1955)

Podemos dizer que a computação que conhecemos hoje, ou seja, a computação digital, se deu inicio neste período, marcado pela segunda guerra mundial. O principal avanço nesta geração foram as mudanças de componentes para a construção da máquina. Agora ela possuía relés, capacitores e principalmente as válvulas, que desempenhavam uma função muito importante, elas faziam cálculos milhares de vezes mais rápidos.

Entretanto, essa geração também teve sua parte ruim. Com o tempo elas queimavam ou quebravam, e isso causava pouca confiança nos resultados finais que eram apresentados. Sem falar que também era máquinas muito grandes, que consumiam muita energia com um processamento de dados bem lento.

A seguir, serão visto mais alguns computadores desta geração, com as suas principais características, não apenas em sua parte física como também na evolução de sua funcionalidade no decorrer das gerações.

-1946: ENIAC

Neste ano foi conhecido o ENIAC (Electronic Numerical Integrator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com