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Trabalho De Linguagens De Programação

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Por:   •  3/4/2014  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

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Faculdade Anhanguera Educacional

Ciência da Computação – 1ª séries

Paradigmas de Linguagem de Programação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Anápolis

2013

Faculdade Anhanguera Educacional

Ciência da Computação – 1ª séries

Paradigmas de Linguagem de Programação

Silas Gomes Rodrigues – 9938026452

Kelvin Silva Lima – 9902002569

Linguagens de Programação

Prof. Roberto Dib Bittar.

Anápolis

2013

1. C

C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).

C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

C é uma linguagem imperativa e procedural, para implementação de sistemas. Seus pontos de design foram para ele ser compilado, fornecendo acesso de baixo nível à memória e baixos requerimentos do hardware. Também foi desenvolvido para ser uma linguagem de alto nível, para maior reaproveitamento do código. C foi útil para muitas aplicações que foram codificadas originalmente em Assembly.

Essa propriedade não foi acidental; a linguagem C foi criada com o objectivo principal em mente: facilitar a criação de programas extensos com menos erros, recorrendo ao paradigma da programação procedural, mas sobrecarregando menos o autor do compilador, cujo trabalho complica-se ao ter de realizar as características complexas da linguagem. Para este fim, a linguagem C possui as seguintes características:

• Uma linguagem extremamente simples, com funcionalidades não-essenciais, tais como funções matemáticas ou manuseamento de ficheiros (arquivos), fornecida por um conjunto de bibliotecas de rotinas padronizada

• A focalização no paradigma de programação procedural

• Um sistema de tipos simples que evita várias operações que não fazem sentido

• Uso de uma linguagem de pré-processamento, o pré-processador de C, para tarefas tais como a definição de macros e a inclusão de múltiplos ficheiros de código fonte

• Ponteiros dão maior flexibilidade à linguagem

• Acesso de baixo-nível, através de inclusões de código Assembly no meio do programa C

• Parâmetros que são sempre passados por valor para as funções e nunca por referência (É possível simular a passagem por referência com o uso de ponteiros)

• Definição do alcance lexical de variáveis

• Estruturas de variáveis, (structs), que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo

Algumas características úteis, que faltam em C, podem ser encontradas em outras linguagens, que incluem:

• Segurança de tipo

• Coletor de lixo (mais comum em linguagens interpretadas)

• Vetores que crescem automaticamete

• Classes ou objetos com comportamento (ver Orientação a objetos)

• Clausuras

• funções aninhadas

• Sobrecarga de operadores

• Meta-programação

• Apoio nativo de multithreading e comunicação por rede

2. Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.

3. Objective-C

O ObjC foi criado principalmente por Brad Cox e Tom Love no início da década de 1980 na empresa deles, a Stepstone. Brad havia tido seu interesse despertado por problemas de reusabilidade em projecto de software e programação. Para demonstrar que progresso real podia ser feito, Cox provou que componentes de software necessitavam apenas de umas poucas mudanças práticas nas ferramentas existentes. Especificamente, eles precisavam dar suporte a objetos de modo flexível, possuir um conjunto de bibliotecas funcionais e permitir que fossem empacotados num único formato multiplataforma.

Objective-C, denominado frequentemente de ObjC ou mais raramente de Objective C ou Obj-C, é uma linguagem de programação reflexiva orientada a objecto que adiciona transmissão de mensagens no estilo Smalltalk para o C.

Hoje em dia, é utilizada principalmente no Mac OS X e GNUstep, dois ambientes baseados no padrão OpenStep e é a principal linguagem utilizada nos aplicativos estruturais NeXTSTEP, OPENSTEP e Cocoa. Programas genéricos em Objective-C que não façam uso destas bibliotecas também podem ser compilados por qualquer sistema suportado pelo gcc, que inclui um compilador Objective-C.

4. C++

C++ (em português lê-se "cê mais mais", em inglês lê-se see plus plus) é uma linguagem de programação multi-paradigma e de uso geral. A linguagem é considerada de médio nível, pois combina características de linguagens de alto e baixo níveis. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares,

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