TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Exames: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Desde o surgimento da engenharia de software, várias maneiras de gerenciar o desenvolvimento de sistemas vem sendo propostas, criando abordagens de desenvolvimento, modelos de processo, métodos, ferramentas automatizadas e gráficas, além de linguagens de programação e métricas, com a finalidade de desenvolver sistemas que garantam qualidade e produtividade. No entanto, os sistemas desenvolvidos continuam excedendo custos e prazos e, muitas vezes, não retratam os requisitos inicialmente definidos pelo usuário

Uma pesquisa extensiva tem sido feita para tornar o desenvolvimento de sistemas em uma atividade mais produtiva, controlada e efetiva. Muitos métodos, modelos de processo abordagens surgiram para tentar solucionar os problemas do desenvolvimento, mas cada um analisa o desenvolvimento de uma maneira. Isto explica por que, por exemplo, um método é tão eficiente no desenvolvimento de um sistema e em outros não.

Mesmo assim é difícil dizer qual o melhor método de processo de software a ser usado.

Mas o trabalho exigia a escolha de um método descrevendo-o, contando brevemente sua história, apresentando suas vantagens e desvantagens e exemplificando-o.

Além de escolher uma linguagem de programação justificando a escolha.

A proposta é desenvolver os tópicos mencionados de maneira objetiva e clara propiciando a compreensão dos conceitos de forma precisa.

2 OBJETIVO

Realizar a tarefa proposta.

Colocar em pratica os ensinamentos recebidos.

Descrever um modelo de software e escrever brevemente sua história.

Apresentar suas vantagens e desvantagens.

Exemplificar o modelo escolhido.

Indicar uma linguagem de programação e justificar a resposta.

3 DESENVOLVIMENTO

4.1 ESCOLHE E DESCREVE UM MODELO DE SOFTWARE

O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. Este modelo prevê prototipação, desenvolvimento evolutivo e cíclico, e as principais atividades do modelo cascata.

Sua principal inovação é guiar o processo de desenvolvimento gerado a partir deste metamodelo com base em análise de riscos e planejamento que é realizado durante toda a evolução do desenvolvimento. Riscos são circunstâncias adversas que podem surgir durante o desenvolvimento de software impedindo o processo ou diminuindo a qualidade do produto. São exemplos de riscos: pessoas que abandonam a equipe de desenvolvimento, ferramentas que não podem ser utilizadas, falha em equipamentos usados no desenvolvimento ou que serão utilizados no produto final, etc. A identificação e o gerenciamento de riscos é hoje uma atividade importantíssima no desenvolvimento de software devido à imaturidade da área e à falta de conhecimento, técnicas e ferramentas adequadas.

No estágio 1 devem ser determinados objetivos, soluções alternativas e restrições.

No estágio 2, devem ser analisados os riscos das decisões do estágio anterior. Durante este estágio podem ser construídos protótipos ou realizar-se simulações do software.

O estágio 3 consiste nas atividades da fase de desenvolvimento, incluindo design, especificação, codificação e verificação. A principal característica é que a cada especificação que vai surgindo a cada ciclo - especificação de requisitos, do software, da arquitetura, da interface de usuário e dos algoritmos e dados - deve ser feita a verificação apropriadamente.

O estágio 4 compreende a revisão das etapas anteriores e o planejamento da próxima fase. Neste planejamento, dependendo dos resultados obtidos nos estágios anteriores - decisões, análise de riscos e verificação, pode-se optar por seguir o desenvolvimento num modelo Cascata (linear), Evolutivo ou Transformação. Por exemplo, se já no primeiro ciclo, os requisitos forem completamente especificados e validados pode-se optar por seguir o modelo Cascata. Caso contrário, pode-se optar pela construção de novos protótipos, incrementando-o, avaliando novos riscos e replanejando o processo.

4.2 DESCREVE A EVOLUÇÃO DO MODELO (BREVE HISTORIA)

O modelo em espiral foi definido por Barry Boehm em seu artigo de 1988 A Spiral Model of Software Development and Enhancement. Este modelo não foi o primeiro a discutir o Desenvolvimento iterativo e incremental, mas ele foi o primeiro modelo a explicar o porquê do modo iterativo. Como originalmente antevisto, as iterações têm uma duração típica de 6 meses a dois anos. Cada fase inicia com um objetivo esperado e termina como uma revisão pelo cliente do progresso (que deve ser interna) e assim por diante. Esforços de análise e engenharia são aplicados em cada fase do projeto, com um olho focado no objetivo do projeto.

4.3 APRESENTA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS IDENTIFICADAS

Vantagens

O modelo em espiral permite que ao longo de cada iteração se obtenham versões do sistema cada vez mais completas, recorrendo à prototipagem para reduzir os riscos. Este tipo de modelo permite a abordagem do refinamento seguido pelo modelo em cascata, mas que incorpora um enquadramento iterativo que reflete, de uma forma bastante realística, o processo de desenvolvimento.

As iterações inicias do projeto são as mais baratas, permitindo que as tarefas de maior risco sejam levadas com o mínimo de custos.

Cada iteração da espiral pode ser customizada para as necessidades específicas de cada projeto.

Desvantagens

Pode ser difícil convencer grandes clientes (particularmente em situações de contrato) de que a abordagem evolutiva é controlável. A abordagem deste tipo de modelo exige considerável experiência na avaliação dos riscos e fia-se nessa experiência para o sucesso. Se um grande risco não for descoberto, poderão ocorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com