TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 3 Semestre

Ensaios: Trabalho Individual 3 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 6

INTRUDUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar todos os conceitos apresentados pelo portfólio individual interdisciplinar no módulo III.

Este trabalho irá apresentar os conceitos sobre Estrutura de Dados do tipo Fila e do tipo Pilha, seus apontadores e suas ordens para inclusão, exclusão e pesquisa. Apresentando também conceitos de alocação simplesmente encadeada, duplamente encadeada.

Com relação a Banco de Dados será definido o conceito das propriedades de ACID de uma transação. Apresentando também como deve ser usado o banco de dados relacional com a programação orientada a objetos.

Estará presente no trabalho o significado de ORM e será apresentada uma ferramenta para fazer o ORM.

Por final será apresentada algumas vantagens do Diagrama de Atividades.

DESENVOLVIMENTO

- Estrutura de Dados do tipo FILA:

As Filas são estruturas baseadas no principio FIFO (First in, First out) onde o primeiro elemento a entrar na fila será o primeiro elemento a sair. As Filas são conjuntos de elementos cujas operações de inserção são feitas por uma extremidade, e as de remoção, por outra extremidade.

Nas Filas, as inclusões são feitas no final da fila, as exclusões e as pesquisas são feitas pelo inicio da fila. Um exemplo pratico de estrutura de dados do tipo fila são as filas de banco, onde o próximo cliente a ser atendido será o primeiro da fila e o cliente que acabar de chegar deverá ficar no final desta fila.

- Estrutura de Dados do tipo PILHA:

As pilhas são estruturas baseadas no principio LIFO (Last in, First out), onde o ultimo elemento a entrar na pilha será o primeiro elemento a sair. As pilhas são conjuntos de elementos cujas operações de inserção e de remoção são feitas por uma única extremidade, denominada topo.

Nas Pilhas, as inclusões (empilhamento), as exclusões (desempilhamento) e a pesquisa são feitas no topo da pilha. Um exemplo pratico de estrutura de dados do tipo pilha é uma pilha de pratos, onde o próximo prato a ser colocado na pilha ficará no topo e o próximo prato a ser retirado da pilha está também no topo.

- Listas Encadeadas:

Listas são estruturas de dados que contém um conjunto de blocos de memória que armazenam dados. Esses blocos são encadeados (ligados) por ponteiros, formando uma espécie de “corrente”, onde as peças dessa corrente estão ligadas umas as outras.

O encadeamento de listas pode ser de dois tipos:

-Simplesmente encadeada;

-Duplamente encadeada;

- Alocação Simplesmente Encadeada:

As listas simplesmente encadeadas possuem um único ponteiro, que apontara para o próximo elemento da lista, ou seja, cada elemento possui apenas informação de quem é seu sucessor.

- Alocação Duplamente Encadeada:

As listas duplamente encadeadas possuem dois ponteiros em cada nó, um para o próximo elemento e outro para o elemento anterior.

Este é o mecanismo mais eficiente, pelo fato de ser possível percorrer os elementos da lista em ordem inversa e facilitar a remoção de um elemento da lista.

- Banco de Dados:

Banco de Dados são coleções de dados que se relacionam de forma que criem um sentido. Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computadores.

As ações a serem efetuadas no banco de dados consistem basicamente em gravar novos dados, consultar dados já gravados, modificar aqueles previamente gravados e remove-los.

Um banco de dados deve sempre manter a sua integridade e consistência nos dados armazenados, para garantir que as regras de negócio estabelecidas estejam sendo cumpridas. Neste momento dizemos que o banco de dados não esta em transação. Porém sempre que uma das três operações que provocam alterações nos dados armazenados (inserir, atualizar e apagar dados) é executada, dizemos que o banco de dados realizou uma transação.

Transação é um conjunto de procedimentos que é executado num banco de dados, que para o usuário é visto como uma única ação.

- Propriedade ACID:

As propriedades ACID são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. A integridade de uma transação depende de quatro propriedades, conhecidas como ACID.

Atomicidade:

A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não será executada.

Consistência:

A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente.

Isolamento:

A propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

Durabilidade:

A propriedade de durabilidade garante que o que foi salvo, não será mais perdido.

- Banco de Dados Relacional:

Os Bancos de Dados Relacionais foram desenvolvidos para prover acesso facilitado aos dados, possibilitando que os usuários utilizassem uma grande variedade de abordagens no tratamento das informações. Pois, enquanto em um banco de dados hierárquico os usuários precisam definir as questões de negócios de maneira específica, iniciando pela raiz do mesmo, nos Bancos de Dados Relacionais os usuários podem fazer perguntas relacionadas aos negócios através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com