TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Unopar

Artigos Científicos: Trabalho Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  6.125 Palavras (25 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 SISTEMA DA INFORMAÇÃO 4,5

2.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5,6,74

2.3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL 74

2.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 74

2.5 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO 7,84

2.6 SISTEMA DE APOIO AO EXECUTIVO 84

2.7 SISTEMA DE NÍVEL ESTRATÉGICO 84

2.8 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO 94

2.9 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA 94

2.10 SISTEMA DE APOIO ÀS OPERAÇÕES 94

2.11 ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) 9,104

2.12 CRM (CUSTOMER REALATIONSHIP MANAGEMENT) 104

4 CONCLUSÃO 147

REFERÊNCIAS 158

1 INTRODUÇÃO

Ludwing Von Bertalanffy, um dos mais importantes cientistas do século XX, que elaborou a teoria geral dos sistemas há mais de trinta anos e que nada perdeu em importância. Nasceu em 1901 e morreu em junho de 1972. Deixou mais de trezentos trabalhos publicados. Seus principais legados são: o “conceito or¬ganísmico”, a e “concepção do organismo como um sistema aberto” a construção da “Teoria Geral dos Sistemas” (ROSINI, 2003).

“O conceito de sistema é: “um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum. Assim, segundo a Te¬oria Geral dos Sistemas, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado.” (ROSINI, 2003).

Em síntese, o sistema aberto é o que sofre influências do meio e que, com suas ações, influencia o meio; o sistema fechado não sofre influ¬ências do meio nem o altera com suas ações internas.

Todo sistema pode ser decomposto em partes menores denominadas subsiste¬mas. Os subsistemas são conjuntos de elementos interdependentes que interagem para atingir um objetivo comum ajudando o sistema a atingir o seu objetivo maior.

Todo sistema apresenta as entradas de dados (inputs), processamento e saída das informações (output) e retroalimentação (feedback). Comparado a um ser vivo, entendemos que o sistema possui um processo de evolução composto de criação, evolução e decadência.

A empresa deve ser vista como um sistema. Ela é composta de diversos ele¬mentos – dados, tecnologia, pessoas, equipamentos, máquinas, clientes, funcio¬nários – que, interagindo entre si, procuram atingir objetivos comuns (lucro finan¬ceiro, bem-estar social, liderança no mercado, qualidade dos produtos). Ainda, existe uma interação entre as partes, de acordo com as diretrizes da empresa, para alcançar os objetivos propostos (ROSINI, 2003).

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. Inspeções de software

Inspeção de Software é um processo de V & V (Verificação & Validação) estático, no qual um sistema de software é revisto com o objetivo de encontrar erros, falhas, omissões, anomalias. O foco principal das inspeções é o código fonte, porém outros itens do software podem ser inspecionados como: requisitos, modelo do projeto, produtos intermediários. É necessário conhecimento dos sistema, domínio da aplicação, modelo de projeto, linguagem para a detecção de erros evitando a propagação desse erro para passos seguintes do processo de desenvolvimento do software.

Papéis desempenhados no processo de verificação de software

• Autor: é o próprio desenvolvedor do programa ou documento e é também responsável por corrigir os erros encontrados durante a inspeção;

• Inspetor: membros da equipe que tentam encontrar erros, omissões, inconsistências no produto.

• Leitor: Responsável por apresentar o código ou documento em uma reunião de inspeção.

• Relator: Registra os resultados encontrados e as soluções sugeridas durante a reunião inspeção;

• Moderador: é quem lidera a inspeção e as reuniões facilitando a inspeção e relatando os resultados ao moderador-chefe;

• Moderador chefe: Responsável pelos aprimoramentos do processo de inspeção, atualização da lista de verificação, desenvolvimentos dos padrões e etc;

A inspeção visa encontrar erros lendo, entendendo o que o documento descreve e checando através de um checklist as propriedades de qualidade requeridas, é composto por seis fases, que são: Planejamento, Visão geral, Preparação Individual, Reunião de Inspeção, Retrabalho e Acompanhamento [Fagan 1986]. No Planejamento os inspetores são selecionados e os materiais a serem revisados são preparados; na Apresentação, o grupo recebe instruções essenciais sobre o material a ser inspecionado, especialmente sobre o que deve ser inspecionado; na Preparação, integrantes do time de inspeção se preparam para desempenhar o papel designado a cada um; no momento da Reunião de Inspeção os defeitos são encontrados, discutidos e categorizados; no Retrabalho o autor do documento corrige os defeitos encontrados pelo time de inspeção e na etapa de Acompanhamento, o time de inspeção é responsável por assegurar que todos os defeitos encontrados foram corrigidos e nenhum outro tipo de defeito foi introduzido na fase de Retrabalho. O Acompanhamento também pode ser realizado somente pelo moderador [Fagan 1986].

O processo de inspeção é realizado por uma equipe composta por desenvolvedores e também por mais participantes, que realizam os seguintes papéis [Fagan 1986]:

Tipos de defeitos encontrados em cada aspecto

Classe de defeitos Checagem de inspeção

Defeitos nos dados Todas as variáveis do programa são iniciadas antes de seu uso?

Todas as constantes foram denominadas

O limite superior de vetores deve ser igual ao tamanho do vetor ou ao tamanho –1?

Se as strings de caracteres são utilizadas, um delimitador é explicitamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com