TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL UNOPAR 2° SEMESTRE ADM COMPLETO CORRIGIDO

Por:   •  1/5/2014  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Macroeconomia e microeconomia......................................................................4

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial................................ 6

2.3 Ética, Política e Sociedade..................................................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a economia e suas variações e os meios utilizados por empresas para melhor gestão, mais concretamente aborda sobre a microeconomia e a macroeconomia; métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial e a ética, política e sociedade.

São objetivos desse trabalho os estudos referentes à macroeconomia que enfoca na economia como um todo, e a microeconomia que estuda sobre a formação de preços, observando as escolhas feitas pelos agentes e pelos consumidores, com assuntos que causam instabilidades econômicas, tais como: inflação, taxas de juros, e a taxa de câmbio; apresenta também métodos de pesquisas quantitativos realizado por gestores, traçando assim metodologias empresariais; aborda sobre a ética no meio administrativo e suas vantagens estratégicas.

A metodologia usada foi à pesquisa na internet enriquecida com reportagens sobre alguns assuntos abordados, expondo também a minha opinião, e com conhecimentos adquiridos com estudo e leituras sobre os temas referidos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

Assim, a Macroeconomia enfoca o comportamento da economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais. A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências econômicas, no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.

Contudo três grandes temas são recorrentes desse assunto, sendo elas a inflação, taxa de juros e a taxa de câmbio. Inflação significa o aumento contínuo e generalizado nos preços, registrado por um índice de

preços. Ela pode ser divida em três fontes: os custos, a demanda e a inércia inflacionária. A inflação de custos: é decorrente do aumento de custo da produção, taxa de juros, de câmbio, de salário ou dos preços das importações; a inflação de demanda: é causada pelo excesso de procura por um bem ou serviço em relação à oferta disponível no mercado; a inflação inercial: está associada aos mecanismos de classificação da economia e nas garantias legais de reajustar preços existentes na economia. Abaixo se pode observar um trecho de uma reportagem, sobre inflação de demanda:

“Natal e Ano Novo: Preços sobem acima da inflação: conjunto de mercadorias mais procuradas para Natal e Ano Novo terá um aumento médio de 8,5% nos preços. Fica bem acima da inflação do período. A elevação foi puxada pela carne de ave, como o Acerto de Contas antecipou-se em setembro (Supermercados já alertam para ceia mais cara nas festas de fim de ano). Devem ficar quase 15% mais caras.”

(Acertos de contas, por Giane Gerra). No entanto, a espera pelo Papai Noel é tão aguardada quanto à ceia que compõem a noite de Natal. Principalmente a carne do peru, um prato típico sempre adquirido pelas famílias nesta época do ano, situação na qual os supermercados aproveitam para superfaturamento ocasionado pela demanda, tornando as contas dos consumidores mais altas do que o normal, mais crê que esse aumento nos preços, já é esperado por aqueles que vão as compras para a Noite Feliz.

A taxa de juros, ou taxa de crescimento do capital, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com