TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Unopar

Casos: Trabalho Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 – A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADE PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS? 4

2.2 – O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA? 4

2.3 – DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL? 4

2.4 – POR QUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO LABORAL? 5

2.5 – OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 5

2.6 – O FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO É REPRESENTADO PELO CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES. PROCURE PESQUISAR E ENCONTRAR DADOS QUE DEMONSTREM A IMPORTÂNICA DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR PARA PROMOVER O CRESCIMENTO ECONÔMICO. 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Através de pesquisas realizadas em materiais relacionados às disciplinas de Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria econômica, Metodologia Científica, do curso de Administração, o texto a seguir irá responder a perguntas feitas pelos professores das respectivas matérias.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADE PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?

Sim. Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

2.2 – O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA?

Não. Apesar da estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes, não impede que o profissional de administração tenha aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno. Por tanto é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso dos computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

2.3 – DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL?

A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, conseqüentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos etc. Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.

2.4 – POR QUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO LABORAL?

Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas idéias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir idéias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado.

Entretanto, para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas.

2.5 – OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

Temos pelos menos 5 tipos de aspectos culturais que influenciam muito no comportamento humano tanto dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade. Segue abaixo alguns exemplos:

2.5.1 – Antropológicos ou culturais

Fator relacionado a questão de cultura de um povo ou grupo social. Por exemplo, as pessoas que frequentam uma determinada igreja têm hábitos semelhantes quanto à vestimenta, atitudes e comportamento em geral. Pessoas que mudam de religião tendem a assumir novas posturas exigidas ou recomendadas por este novo grupo.

2.5.2 – Socioeconômicos

Pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos têm, em geral, características mais semelhantes entre si. É comum termos notícias de pessoas que se tornaram ricas de forma rápida e passaram a agir de modo diferente com seus amigos, parentes etc. O contrário também ocorre. Outro exemplo é que em situações econômicas de crise algumas pessoas podem sofrer alterações de comportamento devido a endividamento, desemprego etc.

2.5.3 – Biológicos ou Fisiológicos

Está relacionado ao físico. Um exemplo clássico é a mulher grávida. A alteração hormonal proporcionada pela gravidez gera em algumas mulheres alteração no comportamento. Também temos diversos relatos de pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou AVC e, posteriormente, passam a agir de modo diferente de como se comportavam antes do acidente. A maioria passa a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com