TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Unopar

Trabalho Universitário: Trabalho Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por finalidade apresentar informações sobre a importância da comunicação no ambiente empresarial, pois a comunicação é um meio de troca de informações necessário em nosso dia-dia. É neste contexto que se baseia a pesquisa sobre comunicação interna e a sua importância para o desenvolvimento organizacional.

Ressaltando os métodos utilizados à gestão empresarial e auxiliando a organização no ambiente de trabalho.

.

1 DESENVOLVIMENTO

Com base no texto, apresente em sua produção textual o processo (passo a passo, ou seja, as atividades) de comunicação com os investidores realizados pela organização e escolha qual ferramenta de gestão implementaria para padronizar as atividades. Utilize a teoria para embasar sua resposta.

Discorra sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal, considerando tanto a perspectiva dos clientes internos quanto externos.

Leia o texto a seguir e a partir dessa afirmação acrescente em sua produção textual a seguinte questão: por que é importante para a sociedade a transparência e a coesão entre discurso e prática das empresas acima relacionadas?

Comunicação Empresarial

A Comunicação Empresarial compreende a um conjunto de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa junto aos seus públicos de interesse.

A mesma possui a necessidade de trabalhar junto ao seu público alvo (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens). O profissional da área não apenas deverá obter conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado, capaz de planejar estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa.

Conforme Letaif é importante a comunicação entre as varias áreas de uma empresa, e sempre procurar entender novos produtos criados, dialogar com a área de pesquisa e desenvolvimento, para que assim, quando um produto for lançado ter um relatório unificado. Sendo assim, a comunicação é conhecida como um dos fatores mais importante dentro de uma empresa, isso porque qualquer ação começa com a comunicação. A falha em um processo de comunicação pode causar perdas financeiras além de mal estar entre os funcionários de uma organização.

A comunicação está diretamente ligada à cultura organizacional, os meios escolhidos para a disseminação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo planejamento. É preciso que se leve em consideração a cultura, os valores, missão e objetivos das empresas, e o mais importante é que a informação consiga contribuir para melhorias e para o alcance dos ideais da empresa.

São elementos simbólicos que guiam as empresas, e criam processos empresariais, isso tudo depende da comunicação. Praticamente todas as empresas possuem um departamento de comunicação e cabe aos profissionais desse departamento elaborar a política de comunicação, assim como atividades com indicadores mensuráveis que consigam medir a eficácia e eficiência da comunicação empresarial.

A comunicação ajuda a entender a cultura organizacional, e é o que vai guiar a empresa no mundo dos negócios, por isso ter uma comunicação coesa se tornou essencial para o sucesso futuro. A comunicação é sempre essencial, freqüentemente mal compreendido que se torna um problema ainda mais crucial à medida que as organizações aumentam de importância. O enfraquecimento na comunicação numa empresa é, provavelmente, indicativo da sua política pessoal, pois é através da comunicação que os subordinados ficam sabendo como tudo está estruturado na empresa, o que se espera deles, e o dirigente põe-se a observar sugestões, informações, queixas, comportamento do pessoal...

A comunicação organizacional tem por fim ser o elemento de equilíbrio e transformação nos processos sociais internos das organizações. Trabalhando os diversos públicos, prioritariamente interno e externo, a comunicação deve possibilitar à organização o equilíbrio nas relações do público interno de modo a repercutir nas relações com o público externo, consumidor da imagem da organização, a qual é o reflexo do ambiente organizacional. Torna-se necessário melhorar a comunicação e torná-la eficaz para que haja cooperação e coordenação, sempre imprescindíveis a produtividade nas empresas.

Para que possa ocorrer uma perfeita integração dos trabalhadores em qualquer empresa, torna-se absolutamente necessário que eles deixem de ser simples receptores e se tornem também emissores. Só assim se poderá afirmar que existe uma comunicação válida e eficaz. A comunicação ascendente é, muitas vezes, difícil de realizar, é sempre indispensável ao bom andamento da empresa.

A comunicação na empresa tem por fim encaminhar as informações, quer dizer, transmitir o pensamento. Os suportes desse pensamento, os seus modos de expressão acontecem por meio de linguagem. A informação oral é mais utilizada e a informação escrita, por sua vez, apresenta a vantagem de deixar um traço.

Segundo Silva (1983, p. 102-119), há vários canais através dos quais a comunicação pode ocorrer:

- canais descendentes;

- canais descendentes – orais e visuais;

- discurso anual;

- reuniões;

- entrevistas;

- relação direta;

- rádios;

- alto-falantes;

- telefones;

- indicadores por números;

- informação anual;

- jornal da empresa;

- cartas diretas ao pessoal;

- manual de recepção;

- circulares, panfletos;

- boletins murais.

Dentro de uma empresa todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais departamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com