TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Unopar 1 Semestre 2013

Por:   •  11/6/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

1 Introdução

O Sistema de Arquivos é o modo como as informações são armazenadas nos dispositivos físicos de armazenamento, exemplo Disco Rígido, disquete, pendrive, etc...

O Sistema de Arquivos é a parte mais visível de um Sistema Operacional, pois a manipulação de arquivos é uma atividade freqüentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de maneira uniforme, independente dos diferentes dispositivos de armazenamento.

2 Arquivos

Os arquivos são constituído de informações logicamente relacionados, podendo representar programas ou dados, ou melhor, é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos.

Um arquivo pode ser identificado por um nome, com formato e extensão máxima variando conforme o sistema operacional.

Alguns Sistemas Operacionais definem o arquivo em duas partes, possibilitando a identificação do seu tipo através da segunda parte, como exemplo: MeuPrograma.exe (executável), MeuTexto.txt (arquivo texto), MinhaClasse.Java (arquivo texto, fonte de um programa Java).

2.1 Organização dos Arquivos

A organização dos arquivos consiste no modo como os dados estão internamente armazenados, podendo, sua estrutura, variar em função do tipo de informação contida no arquivo.

A forma mais simples de organização é através de uma seqüência não estruturadas de bytes. A aplicação deve definir toda a organização, com vantagem da flexibilidade, porém de inteira responsabilidade da aplicação.

Alguns Sistemas Operacionais estabelecem diferentes organizações de arquivos e cada arquivo deve seguir a um modelo suportado.

As organizações mais conhecidas e implementadas são a seqüencial, relativa e indexada.

2.2 Métodos de Acesso

Seqüencial:

A gravação de novos registros só é possível no final do arquivo.

Exemplo : Fita magnética.

Acesso Direto:

É mais eficiente que o seqüencial;

Permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição através do número do registro, que é a posição relativa ao início do arquivo.

Não existe restrição à ordem em que os registros são lidos ou gravados, sendo sempre necessário especificar o número do registro.

Possível apenas quando o arquivo é definido com registros de tamanho fixo.

Acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com